quinta-feira, 30 de abril de 2009

Atenção:
Professores, esperamos todos hoje na frente da Prefeitura Municipal às 17 h 30 conforme combinado ontem na Assembléia
Será um momento muito importante!
Não faltem!
Parabéns professores de Pindamonhangaba,vocês são um exemplo de união e perseverança
Parabéns pela atuação na Assembléia de ontem,só manifestando nossa indignação vamos poder transformar nossa realidade, acredite que o futuro é nosso e já está chegando!
Oi, Ana Lúcia.
Peço desculpas por não ser mais rápida nas respostas, mais estou atenta a tudo!Estamos trabalhando muito em SJC contra municipalização e outras atividades conforme calendário aprovado em CER, em S.P,inclusive as Conferências e os Congressos.A APEOESP tem trabalhado e muito em todas as questões, talves algumas pessoas ou representantes da entidade, não repassa ou encaminha as atividades, o que é bem diferente!Vou tentar incluir você no e-mail da Secretaria Geral da APEOESP e aí em tempo real terá todas as informações!Tudo tem sido de extrema importância. Veja cartaz da municipalização e participe conosco no dia.
Abraço sindical.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

ASSEMBLEIA DOS SERVIDORES PUBLICOS MUNICIPAIS
DIA: 29/04/2009 - 19 HORAS
NA CAMARA MUNICIPAL DE PINDAMONHANGABA
(PRÉDIO NOVO, ESTRADA VELHA PINDA - TAUBATÉ)
ASSUNTO: REAJUSTE SALARIAL

terça-feira, 28 de abril de 2009


Ana Lucia disse:
"Eu também gostaria de participar desses debates de que tanto falam nossos ‘grandes’ formuladores da política educacional nacional,

Carlos comentou:
Ana. Infelizmente, eles(as) imaginam que tal se dará por uma sobrenatural espécie de combustão espontânea, sem que, para tal, devesse concorrer o desenvolvimento de espaços e tempos de discussões proporcionados pelas modernas tecnologias da informação e da comunicação, de ambientes semelhantes a este que temos por aqui, neste site do Movimento Educacionista, onde os textos são publicados sem maiores delongas e as reflexões favorecidas, sem maiores delongas também, a partir dessa transparência.
Se pegarmos, por exemplo, as Orientações para a Inclusão da Criança de Seis Anos de Idade no Ensino Fundamental, publicadas pelo Mec em 2006 e disponível em seu site, vemos, à página 11, que para essa inclusão, segundo o Mec, ‘é preciso, (...), que haja, de forma criteriosa, com base em estudos, debates e entendimentos, a reorganização das propostas pedagógicas das secretarias de educação e dos projetos pedagógicos das escolas, de modo que assegurem o pleno desenvolvimento das crianças em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, social e cognitivo...’
(...)
Pois bem. Bonitas palavras, não? Bonitas mas vãs, posto que só se reorganiza (com debates) o que é de conhecimento de todos. O Mec parece que vive em outro planeta. Será que não sabe ele que as propostas pedagógicas das secretarias de educação são desconhecidas pelos munícipes? Dê uma olhadinha só por curiosidade, Ana, no site da Prefeitura de Pinda, por exemplo. Tente acessar no link da secretaria de educação a proposta pedagógica de que fala o Mec. Verás que não está ela disponível muito possivelmente. Se existir, deve estar na gaveta de alguma ‘grande’ personalidade da área educacional de sua cidade, possivelmente do(a) secretário(a) de educação. Tendo somente ele(a) (e, no máximo, alguns de seus assessores) acesso a essa suposta proposta pedagógica, coloca todo esse processo de estudos, debates e entendimentos desejado pelo Mec dependente de sua vontade (e da do prefeito que o colocou lá logicamente). Desencadeia ele(a) esse processo todo quando e se o quiser. E não há responsabilização alguma pelo fato dele(a) não fazê-lo!!!!!!
A lei de responsabilidade educacional de que se fala tanto (no especial do Salto para o Futuro de 24.04.2009 falou-se muito sobre ela) talvez seja a solução para esse estado de coisas...
Pois, na prática nossa de cada dia, os municípios incluem as crianças de seis anos de idade no ensino fundamental sem que se observe esse processo de estudos, debates e entendimentos... Fica tudo na prática, como se diz popularmente, ‘só para inglês ver’.
É mais ou menos o que acontece, a meu ver, Ana, com os PAR (Planos de Ações Articuladas) entre o Mec e os municípios. Como já comentei em mensagem anterior, para auxiliar na elaboração do PAR, o Ministério da Educação, em suas próprias palavras, ‘ criou um novo sistema, o SIMEC – Módulo PAR Plano de Metas -, integrado aos sistemas que já possuía, e que pode ser acessado de qualquer computador conectado à internet, REPRESENTANDO UMA IMPORTANTE EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA, COM AGILIDADE E TRANSPARÊNCIA NOS PROCESSOS DE E L A B O R A Ç Ã O, A N Á L I S E E APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS DOS PAR.
Com metas claras, PASSÍVEIS DE ACOMPANHAMENTO PÚBLICO E CONTROLE SOCIAL, o MEC pode assim disponibilizar, para consulta pública, os relatórios dos Planos de Ações Articuladas elaborados pelos estados e municípios que aderiram ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação’ (grifos meus). Com esse sistema desenvolvido pelo Mec, você notou, Ana, alguma mudança no processo de elaboração, análise e apresentação dos resultados do PAR na cidade em que você vive?
Eu não vi mudança alguma por aqui, onde moro. Todo o processo é muito pouco transparente, feito mesmo para que poucos dele participem. Embora seus idealizadores digam o contrário. Do jeito que as coisas estão, Ana, temos mesmo, ainda, muito poucas chances de participar. E essa nossa não participação, acredito, é planejada. Nisso nossos(as) ‘grandes’ formuladores(as) da política educacional são mestres, muito bons(as) mesmo.
Mas ainda acredito que algo de novo surgirá a partir da Conae 2010. Algo que substancialmente mude esse estado de coisas... Que não tenha efeito apenas e tão somente estético. Cosmético mesmo.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

ASSEMBLEIA DOS SERVIDORES PUBLICOS MUNICIPAIS
DIA: 29/04/2009 - 19 HORAS
NA CAMARA MUNICIPAL DE PINDAMONHANGABA
(PRÉDIO NOVO, ESTRADA VELHA PINDA - TAUBATÉ)
ASSUNTO: REAJUSTE SALARIAL

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Faltam 67 dias para o término do prazo previsto para a realização das etapas municipais ou intermunicipais da Conferência Nacional de Educação de 2010. O Conselho de Educação de seu Município ou estado, publicou hoje alguma novidade sobre a quantas andam os preparativos? Se publicou, que tal dividir conosco o material e a fonte?

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Fátima Cleide anuncia lançamento da
Conferência Nacional de Educação
22-Abr-2009[Foto: senadora Fátima Cleide ]

A senadora Fátima Cleide (PT-RO) anunciou em Plenário, nesta quarta-feira (22), o lançamento da Conferência Nacional de Educação (Conae), que terá lugar nesta quinta-feira (23), às 9h, no auditório do Ministério da Educação, em Brasília. A conferência será realizada no mês de abril de 2010 e buscará reunir representantes de todas as áreas envolvidas com a educação no Brasil.Segundo Fátima Cleide, a Conae discutirá a integração de todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. Seu objetivo será o de consolidar os sistemas nacionais articulados de planejamento e gestão; de financiamento; de avaliação; e de formação dos trabalhadores em educação. Na conferência, de acordo com a senadora, será proposta a construção do Sistema Nacional Articulado de Educação e, também, a aprovação de um novo Plano Nacional de Educação, com suas diretrizes e estratégias de ação.- A realização da Conae, em 2010, é fundamental para a elaboração das diretrizes que deverão pautar o próximo decênio - defendeu Fátima Cleide.
É o momento de elaborarmos um Plano Nacional de Educação, com intensa participação social e, pela primeira vez na história de nosso país, com forte investimento financeiro.A senadora informou que, neste ano de 2009, precedendo a realização da Conferência Nacional de Educação, estão sendo realizadas conferências municipais, regionais e estaduais sobre o tema. Fátima Cleide conclamou os senadores a que apóiem e participem das conferências em seus estados e da Conferência Nacional, em 2010.
Da Redação / Agência Senado
Sobre a CONAE-2010, pois é Lúcia... por aqui tudo quieto!! Nem a APEOESP se manifestou... Infelizmente preocupada com questões "polítiqueiras"... Valeu! Cris

terça-feira, 21 de abril de 2009

"Em 2010, A Conferência Nacional de Educação (CONAE), será um espaço democrático para se debater e apresentar propostas para melhorar a Educação brasileira em todas as etapas da escolaridade e modalidades de ensino". Participe neste fórum da edição especial do Salto para o Futuro sobre o tema.
Deixe seu comentário!
www.tvbrasil.org.br

domingo, 19 de abril de 2009

ORIENTAÇÃO SOBRE POSSÍVEL DEMISSÃO DE
FUNCIONÁRIO PUBLICO MUNICIPAL
Prezados amigos Servidores ,
Escrevi a assessoria jurídica do Partido dos Trabalhadores sobre a questão da possibilidade de demissão de funcionários públicos, perguntei se corremos esse risco por participar de assembléias, movimentos, ou qualquer outro tipo de manifestação por melhores condições de trabalho e reajuste salarial e recebi hoje a resposta que repasso a vocês. Para que saibam que nossa organização e união é legitima e legal.Continuemos unidos e fortes.
Abraços, Ana Lucia Cipriano .
Contem comigo para qualquer dúvida, estou a disposição. ____________________________________________________________________
Ana, Qualquer advogado sabe que a legislação sobre o assunto é federal. A Câmara Municipal não pode legislar sobre esse assunto; é inconstitucional. Se fizer isso, a justiça reverte imediatamente. Normalmente, é praticamente impossível demitir servidor estável por causa de greve. O Poder Público (Prefeitura, Estado e União) vivem tentando, mas a Justiça reverte, porque não existe regulamentação da greve no serviço público (vide as anistias e reintegrações que acontecem regularmente no Brasil). O governo Lula tem tentado aprovar uma lei sobre isso, mas acho muito difícil que isso venha a acontecer antes de 2011: ninguém quer meter a mão em vespeiro. O que existe de regras são as que seguem anexas, que envolvem os servidores individualmente e certos grupos (estágio probatório, por exemplo). Peguei duas compilações para você. Uma mais antiga (antes da LC 96/99) e um outro texto que incorpora o período pós essa lei. Por isso, pelo que conheço, existe uma única forma de demissão coletiva que é a prevista na legislação que estabelece os limites para a folha de pagamento (LC 96/99) Limites: para Estado, Municípios e Distritos, não poderão gastar com a folha pessoal mais do que 60% da arrecadação; para a União o limite é de 50% da arrecadação. A lei estabeleceu alguns instrumentos para que sejam atingidos esses limites: redução em pelo menos 20% em cargos em comissão ou de confiança, exoneração dos servidores não estáveis, redução da jornada de trabalho com redução proporcional dos vencimentos. E por fim demissão dos estáveis se as medidas anteriores não forem suficientes. Para a demissão dos estáveis verifica-se a Lei 9801/99, que regulamenta os §§ 4º e 7º do art. 169 CF/88. Requisitos estabelecidos para que o estável possa ser demitido: as medidas acima explicadas não podem ter sido eficaz. A decisão da demissão tem de ser motivada, mostrando qual a economia de despesas que vai se produzir, qual o crédito orçamentário que vai servir para financiar a demissão e prazo para o recebimento da verba. Critérios para demissão: menor tempo de serviço, maior remuneração, menor idade e menor nº de dependentes. Como você pode ver pelo texto, duvido que a prefeitura vá aplicar essa legislação (até porque é preciso estourar os limites, o que certamente irá dar cassação, inelegibilidade ao prefeito etc.), porque antes vão ter que cortar nas suas conveniências (cargos de confiança). Dê uma olhada nos textos anexos e divulgue para os servidores essas informações. Célio Chaves
CONAE 2010 - AGENDA:

Participe deste debate, debater é buscar soluções,várias cabeças pensam melhor que uma

1- DIA 24.04.2009, ESPECIAL DO SALTO PARA O FUTURO (www.tvebrasil.com.br/salto);
2- DE 20 a 24.04.2009, 10ª SEMANA NACIONAL EM DEFESA E PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA (www.cnte.org.br).“Agitai-vos, pois precisamos de vosso entusiasmo. Organizai-vos, pois precisamos de vossa força”. Antonio Gramsci. Faltam 72 dias para o término do prazo previsto para a realização das etapas municipais ou intermunicipais da Conferência Nacional de Educação de 2010. O Conselho de Educação de seu município ou estado publicou hoje alguma novidade sobre a quantas andam os preparativos? A CNTE realizou conferências escolares na sua cidade? Comente conosco. Diga como foi ou, melhor ainda, como se faz. Se quiser ainda, você pode, nesta semana que promete ser agitada, interagir pelo site do Salto para o Futuro.
Contribuição de Carlos Tretel - Piracicaba-SP

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Estamos apenas há dois meses e meio, 75 dias para o término do prazo, leia isto.
Caros amigos,
Educação deve ser discutida e decidida por toda sociedade: homens, mulheres, crianças, jovens e idosos, indios, negros, estrangeiros, pais, professores, diretores ou gestores (se preferir), secretários, políticos, empregados, desempregados, patrões, profissionais de todas as áreas, leigos, padres, cristãos, ateus, ou de qualquer outra confissão religiosa, moradores de áreas centrais e periferias, moradores de zonas rurais ou urbanas, todos comerciantes, industriários, motoristas, pedestres, alfabetizados e analfabetos...enfim, todos os cidadãos desta nação, não importa, afinal:
A Educação não é monoplólio dos especialistas.
A Educação deve ser aplicada, operacionalizada por técnicos.
Deve sim ser debatida por todos os envolvidos, porque:
Educação é responsabilidade de todos, é um bem de todos é o futuro de todos.
A Educação melhora a qualidade de vida de um povo, qualifica e prepara o jovem para o trabalho,poderá impedir a destruição do planeta, reduz a violência, a miséria, o desemprego, previne as doenças, o uso de drogas e a gravidez na adolescência, informa, forma, conscientiza, produz conhecimento e crescimento...leva o país ao pleno desenvolvimento.
Quando vamos nos reunir para nos preparar para Conferência Nacional da Educação de 2010?
Quando vamos realizar as etapas municipais dessa Conferência?
O resultado de nosso debate deverá chegar até as etapas estaduais, e depois na Conferência Nacional, porque nós somos a parte desse todo, somos um pedacinho desse Brasil, um pedacinho bem importante e significativo.
Eu quero participar e contribuir com o nosso país, e você?!
Eu quero um país melhor, e você ?
Eu quero uma educação que valorize o professor e o aluno e que os recursos financeiros sejam prioritáriamente direcionados aos alunos e professores, e você? Eu quero mais para a Educação, muito mais. Eu quero Educação igual e de qualidade para todos os brasileiros e brasileiras.É isso que eu quero. E você?!
Abraços, Professora Ana Lucia Cipriano

Nosso amigo Carlos disse:
Faltam 75 dias para o término do prazo previsto para a realização das etapas municipais ou intermunicipais da Conferência Nacional de Educação de 2010. O Conselho de Educação de seu Município ou Estado, publicou hoje alguma novidade sobre a quantas andam os preparativos? Se publicou, que tal dividir conosco o material e a fonte?

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Assembleia dos Servidores Públicos Municipais
Olá amigos,
Assembléia dos Servidores Públicos realizada hoje dia 14 de abril de 2009, terminou com decisões importantes, reivindicação de 20% de reajuste salarial para todos os servidores.

Esta assembleia foi o ponto de partida para que o Servidor alcance mais respeito da administração, significou para nós organização, união, participação.

Enviem comentários sobre a Assembléia dos Servidores Públicos hoje na Câmara. Divulguem, repassem informações.

A comissão eleita hoje se reune ainda esta semana para traçar o Plano de Açao para as negociações.Fiquem atentos e acompanhe os passos dessa negociação pelo Jornal da Cidade, na coluna "A voz do Servidor",página 10 , orkut, email, rádio metropolitana, e nossa página do Blog: profpinda-move.blogspot.com
Abraços,
Ana

sábado, 11 de abril de 2009

ASSEMBLEIA
DIA 14 DE ABRIL, PRÓXIMA TERÇA -FEIRA, ÀS 19 HORAS .
Local:
CÂMARA MUNICIPAL DE PINDAMONHANGABA.
Pauta:
Reajuste salarial 2009
Plano de carreira
Sua presença é muito importante.
Porque União faz a força!


Lançamento da Conferência Nacional de Educação - CONAE

A Comissão Organizadora da CONAE e a Secretaria Executiva Adjunta do MEC convidam para a Solenidade de Abertura da Conferência Nacional de Educação que será realizada no dia 23 de abril de 2009, das 09h30 as12h00, contando com a participação do Sr. Ministro da Educação.
Leia mais...
01/04/2009 - Lançamento da Conferência Nacional de Educação será em 23 de abril
02/04/2009 - CNTE realiza Semana Nacional da Educação Pública
25/03/2009 - Evento que discutirá o Sistema Nacional de Educação será realizado em 2010
16/01/2009 - Educação nacional terá debates em todos os setores ao longo do ano
31/12/2008 - Educação nacional terá debates em 2009
16/12/2008 - Conferência terá 2,4 mil participantes
20/11/2008 - Entidades preparam Conferência Nacional
27/10/2008 - Comissão prepara conferência de educação
Leia Mais
Referencial
Relatórios - Atas
Instrumentais
Outros Referenciais
Normativos
Leia Mais
Agenda das Reuniões nos Estados - Comissões Estaduais da Conae
Anexo I – Cronograma das Reuniões Ordinárias
Leia Mais

Confira aqui as conferências em seu
estado/município



--> visite o site do MEC e saiba mais:
Poste suas dúvidas, apresente sugestões e debata idéias sobre a Conferência Nacional de Educação.
www.mec.gov.br

Parabens pelo Blog

Oi Ana...
Parabéns pelo blog...Indiscutivelmente há necessidade de reavaliar valores e objetivos na educação....estamos sem Norte, sozinhos e à vista da sociedade somos os vilões do funcionalismo publico...a culpa é sempre dos pobres professores. Estamos realmente cansados de teorias, teorias e mais teorias...vãs...Por quenato tempo ainda suportaremos tamanha desvalorização profissional?????Um Abraço.. Chiarini de Piracicaba -SP

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Faltam só 83 dias para terminar o prazo

Faltam 83 dias para terminar o prazo para etapas Municipais da Conferencia Nacional de Educação! O que seu Municipio já fez?Vamos Partilhar.

eSTAMOS JUNTOS NA CONQUISTA DESSA DEMOCRACIA

Ana Lucia, gostei muito do teu texto e ficou claro que você é consciente do que ocorre no nosso país. Estamos juntos nesta conquista de democracia, remoção e desmonte do processo de degradação iniciado em 1964 com o golpe civil-militar. A reforma política, e a democratização dos meios de comunicação ajudariam muito a que conseguísse-mos a revolução educacional, e as reformas agrária, tributária e no judiciário. Aí sim tería-mos a democracia e um país nos trilhos.
Luiz Claudio Cunha de Souza - Rio de Janeiro - RJ

LOOOOOOOOOOOOONGE DO ESPERADO!

Olá Lúcia! Prazer em conhecê-la.
A Educação Municipal daqui ainda está muito looooooooooooonge do esperado! Ideias, temos muitas! O problema é a falta de apoio, interesse, dedicação e verbas daqueles que poderiam realmente ajudar na realização de projetos para viabilizar e minimizar muitos problemas encontrados nas escolas.
Claudia Liberalquino
São Miguel dos Campos - Al/Br

Um avanço aprovação do Estatuto do magistério

Olá companheira Ana Lucia
Aqui em minha cidade tivemos um grande avanço conseguimos com a aprovação do estatuto do magistério eleições diretas para as grandes escolas do municipio ainda não é o que queremos mas um grande passo foi dado.
Eliana
Timon-MA

Falta algo no Processo Pedagógico

Oi Ana Lúcia
É um prazer conhecê-la!! A educação no nosso país passa por um momento muito complexo. O mesmo acontece na minha região. Tenho conversado com algumas pessoas na universidade (Pedagogia-UNEB-Irecê) a respeito da relação teoria-prática na educação. Sinto falta de algo no processo pedagógico, o qual não está dando conta das demandas educacionais, socias, etc. Não sei ainda o que é.... quem sabe você pode me ajudar!!
Cassiana
Bahia- BR