domingo, 30 de agosto de 2009

EDUCAÇÃO
PARTICIPE DESSE DEBATE, DÊ A SUA CONTRIBUIÇÃO!

Caros colegas de profissão,

Estamos realizando uma grande campanha virtual pela valorização do profissional da Educação, como vocês podem acompanhar pelas postagens nossa intenção é que até dia 31 de dezembro próximo os municipios que ainda não implantaram o Plano de Carreira do Professor respeite este novo prazo estabelecido pelo CNE- Conselho Nacional da Educação.( Verifiquem nas postagens anteriores Resolução do CNE, Novas Diretrizes para a Carreira do Magistério).

Para isso convido todos os amigos da REDE SOCIAL FREIRE que acompanhem participem escrevam aos parlamentares, realizem este debate na sua região e publiquem os resultados desta discussão. Através deste debate pretendemos conhecer as diferentes realidades e as necessidades de cada região com relação a valorização profissional e financeira, escreva, partilhe conosco, contribua, nós podemos melhorar muito a vida deste profissional e em consequencia mudaremos a história deste país, porque Só a Educação muda um país.

Participe deste Fórum:responda hoje.

* Em seu Município há uma Plano de Carreira para os profissionais que atuam na Educação da Rede Pública?
* Porque o Profissional da Educação precisa de um Plano de Carreira?
* O que mudará em sua vida com a implantação de um Plano de Carreira?
* Que ações foram implantadas para a valorização do Profissional da Educação?
Convido também para que visitem nosso blog: http://profpinda-move.blogspot.com/

Visite nossa página no Movimento Educacionista participem do Forum, leiam as postagens anteriores há toda uma história sendo construida e você é convidado a participar.

É só clicar: http://educacionista.ning.com/profile/AnaLuciaCipriano

Acreditem, a Valorização do Profissional da Educação se faz urgente e necessária, valorizar o educador é valorizar a educação.

Abraços,

Professora Ana Lucia Cipriano

PS: Atenção: As respostas postadas serão publicadas em nossas páginas citadas acima.

* MOVE: Movimento de Valorização do Educador
* Movimento Educacionista

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

E OS CONSELHOS MUNICIPAIS? JÁ SE SE MANIFESTARAM? E OS MUNICÍPIOS QUE JÁ TEM PCs.? VÃO REVER SEUS PLANOS?

FÓRUM: Valorização dos Profissionais da Educação http://redesocial.unifreire...

Lucia de São José dos Campos diz:

QUERO TAMBÉM PARTICIPAR!
FAÇO PARTE!
CADÊ AS TAIS COMISSÕES?
E OS CONSELHOS MUNICIPAIS?
JÁ SE SE MANIFESTARAM?
A MUNICIPALIZAÇÃO É PRA ACONTECER,MAS, E OS MUNICÍPIOS? VÃO REVER SEUS PLANOS?OS QUE TEM,É CLARO!
O QUE EU NÃO SEI E DEVERIA SABER?
JÁ ESTOU NA CAMPANHA DESDE A CONAE INTERMUNICIPAL,SJCAMPOS.
ESTÃO VENDO!BRASILEIROS NO EXTERIOR PREOCUPADOS,ENQUANTO QUE AQUI NO BRASIL,AINDA TEM CONSELHEIROS ,INDO CONTRA EMENDAS ADITIVAS NA CONAE,POR NÃO ESTAR ACOMPANHANDO O PROCESSO!
ACORDAI!ACORDAI!
MUITO IMPORTANTE É A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO POR MEIO DA REFORMULAÇÃO DAS DIRETRIZES NACIONAIS DE CARREIRA,DA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS,CONSIDERANDO PROMOÇÃO,PROGRESSÃO E TITULAÇÃO COMO CRITÉRIOS AUTOMÁTICOS DE DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA,GARANTIR TAMBÉM O PARECER CNE/CEB Nº09/09 e RESOL.CNE/CEB nº 2/09.QUE GARANTE ESSAS DIRETRIZES.
ABRAÇO! LUCIA.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

FORUM VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO

PARTICIPE DESSE DEBATE, DÊ A SUA CONTRIBUIÇÃO!

Caros colegas de profissão,

Estamos realizando uma grande campanha virtual pela valorização do profissional da Educação, como vocês podem acompanhar pelas postagens nossa intenção é que até dia 31 de dezembro próximo os municipios que ainda não implantaram o Plano de Carreira do Professor respeite este novo prazo estabelecido pelo CNE- Conselho Nacional da Educação.( Verifiquem nas postagens anteriores Resolução do CNE, Novas Diretrizes para a Carreira do Magistério).

Para isso convido todos os amigos da REDE SOCIAL FREIRE que acompanhem participem escrevam aos parlamentares, realizem este debate na sua região e publiquem os resultados desta discussão. Através deste debate pretendemos conhecer as diferentes realidades e as necessidades de cada região com relação a valorização profissional e financeira, escreva, partilhe conosco, contribua, nós podemos melhorar muito a vida deste profissional e em consequencia mudaremos a história deste país, porque Só a Educação muda um país.

Participe deste Fórum:responda hoje.

* Em seu Município há uma Plano de Carreira para os profissionais que atuam na Educação da Rede Pública?
* Porque o Profissional da Educação precisa de um Plano de Carreira?
* O que mudará em sua vida com a implantação de um Plano de Carreira?
* Que ações foram implantadas para a valorização do Profissional da Educação?
Convido também para que visitem nosso blog: http://profpinda-move.blogspot.com/


Visite nossa página no Movimento Educacionista participem do Forum, leiam as postagens anteriores há toda uma história sendo construida e você é convidado a participar.

É só clicar: http://educacionista.ning.com/profile/AnaLuciaCipriano

Acreditem, a Valorização do Profissional da Educação se faz urgente e necessária, valorizar o educador é valorizar a educação.

Abraços,

Professora Ana Lucia Cipriano

PS: Atenção: As respostas postadas serão publicadas em nossas páginas citadas acima.

* MOVE: Movimento de Valorização do Educador
* Movimento Educacionista

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Os servidores da educação no estado de SC possuem um plano de carreira. Já o município, do qual sou servidor, não tem sequer o "farelo"


De Santa Catarina, Fabiano Espíndola Siqueira diz:

Os servidores da educação no estado de SC possuem um plano de carreira. Já o município, do qual sou servidor, não tem sequer o "farelo" em comparação à rede estadual. Só para se ter uma idéia: o professor da rede municipal em fim de carreira, ao se aposentar, recebe 70% de seu ordenado! UMA VERGONHA! Ou seja: menos "jabá" na barriga.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

FÓRUM: Valorização dos Profissionais da Educação

Olá Amigos Profissionais da Educação,

Estamos realizando uma grande campanha virtual pela valorização do profissional da Educação, como vocês podem acompanhar pelas postagens nossa intenção é que até dia 31 de dezembro próximo os municipios que ainda não implantaram o Plano de Carreira do Professor respeite este novo prazo estabelecido pelo CNE- Conselho Nacional da Educação.( Verifiquem nas postagens anteriores Resolução do CNE, Novas Diretrizes para a Carreira do Magistério).

Para isso convido todos os amigos da REDE SOCIAL FREIRE que acompanhem participem escrevam aos parlamentares, realizem este debate na sua região e publiquem os resultados desta discussão. Através deste debate pretendemos conhecer as diferentes realidades e as necessidades de cada região com relação a valorização profissional e financeira, escreva, partilhe conosco, contribua, nós podemos melhorar muito a vida deste profissional e em consequencia mudaremos a história deste país, porque Só a Educação muda um país.

Participe deste Fórum:

* Em seu Município há uma Plano de Carreira para os profissionais que atuam na Educação da Rede Pública?
* Porque o Profissional da Educação precisa de um Plano de Carreira?
* O que mudará em sua vida com a implantação de um Plano de Carreira?
* Que ações foram implantadas para a valorização do Profissional da Educação?


Convido também para que visitem nosso blog: http://profpinda-move.blogspot.com/

Visite nossa página no Movimento Educacionista participem do Forum, leiam as postagens anteriores há toda uma história sendo construida e você é convidado a participar.

É só clicar: http://educacionista.ning.com/profile/AnaLuciaCipriano

Acreditem, a Valorização do Profissional da Educação se faz urgente e necessária, valorizar o educador é valorizar a educação.

Abraços,

Professora Ana Lucia Cipriano

PS: Atenção: As respostas postadas serão publicadas em nossas páginas abaixo citadas.
* http://redesocial.unifreire.org/analuciadossantospintocipriano/forum-valorizacao-dos-profissionais-da-educacao
* MOVE: Movimento de Valorização do Educador
* Movimento Educacionista

Colegas de profissão do Estado de São Paulo manifestam apoio aos profissionais de Pindamonhangaba

Olá, Ana.
Boa iniciativa a sua de monitorar o tempo que falta para que os municípios (re)formulem seus planos de carreira. A nossa companheira Arlete, lá dos EUA, já se prontifica a enviar e-mails de apoio, se assim você entender necessário. Por falar em e-mails de apoio, quando de sua mensagem sobre esse assunto postada por aqui no último dia 31 de julho, postei mensagem tanto aqui quanto no site da Apeoesp (www.apeoesp.org.br), no blog PALAVRA DA PRESIDENTA, no último dia 01 de agosto. Se você achar útil ou necessário, pode por lá também interagir, comentando a mensagem a que me refiro (1). Afinal de contas, a Bebel, presidenta da Apeoesp, foi a relatora do parecer, enquanto membro do CNE, que fixou as novas diretrizes. O espaço está aberto para você por a "boca no trombone" pelo site do sindicato dos professores também. E articular, quem sabe, boas e novas ações... Abaixo reproduzo a mensagem que postei e sobre a qual falei acima. Força, Ana.

Na Bahia, lugar onde atuo, o Plano de Carreira dos Profissionais de Educação é um sonho que precisa se tornar real.

Na Bahia, lugar onde atuo, o Plano de Carreira dos Profissionais de Educação é um sonho que precisa se tornar real.
Comentário de Maria Eneuma Gomes de Freitas
Bem lembrado, Ana.
Somos uma caegoria que precisa exercitar a tarefa do "ensino" até com aqueles que se julgam conhecer, de fato, as diversas realidades escolares deste país.
Na Bahia, lugar onde atuo, o Plano de Carreira dos Profissionais de Educação é um sonho que precisa se tornar real.
Com a efetiva realidade do Piso do Magistério (2010, um tempo tão distante...), se faz necessário um "acordar" real de todos e uma constante sinalização aos políticos que prometem melhorias e esquecem do prometido apos alcance dos seus intentos.
Não dá mais pra estar sustentando a idéia de que "plataforma política" baseada nas promessas de melhoria da educação, sejam coisas "normais". Estamos banalizando tudo, inclusive o nosso próprio futuro. Se somos uma categoia numerosa, há de termos força política para por em prática os nossos desejos. Há, também, de se pensar em estratégias - tipo essa que você nos aponta - de força coletiva para modificar uma prática, velha e perversa, se soubermos valorizar o nosso poder enquanto grupo.
Boa idéia! Precisamos de mais pessoas pensando em possibilidades. Eu estou na raia, espero por muitos outos, pois fico pensando nos rítmos impostos no fazer escolar e vejo que pouco temos realizado, se, se pensarmos em outras tantas atividades "rentosas" e que mantém o status quo de uns tantos hegemonicamente "donos" das vidas de muitos.
Um abraço e vamos a luta!

Mato Grosso do Sul: "É muito importante termos um Plano de Carreira,."

Maria Zoé Bezerra de Carvalho do Mato Grosso do Sul diz:
"... Também sou professora, hoje atuando na Supervisão Escolar aqui em Mato Grosso do Sul.É muito importante termos um Plano de Carreira, pois além de valorizarmos enquanto profissionais da Educação, incentiva o professor a estudar e pesquisar na sua area de atuação."

Olá Ana é um prazer ser sua amiga. Também sou professora, hoje atuando na Supervisão Escolar aqui em Mato Grosso do Sul.Olá Ana é um prazer ser sua amiga. Também sou professora, hoje atuando na Supervisão Escolar aqui em Mato Grosso do Sul.É muito importante termos um Plano de Carreira, pois além de valorizarmos enquanto profissionais da Educação, incentiva o professor a estudar e pesquisar na sua area de atuação. Somente através do saber e do conhecimento poderemos ter meios de cobrar dos nossos governantes melhores condições de trabalho e de remuneração, mostrando que somos realmente capazes de fazer acontecer uma sociedade melhor.
Responder Exibir a cadeia Adicionar como Amigo Somente através do saber e do conhecimento poderemos ter meios de cobrar dos nossos governantes melhores condições de trabalho e de remuneração, mostrando que somos realmente capazes de fazer acontecer uma sociedade melhor.
Maria Zoé Bezerra

É IMPRESCINDÍVEL que seja reconhecido o PROTAGONISMO dos TRABALHADORES e TRABALHADORAS de EDUCAÇÃO

É IMPRESCINDÍVEL que seja reconhecido o PROTAGONISMO dos TRABALHADORES e TRABALHADORAS de EDUCAÇÃO
Lucia de São José dos Campos responde a questão: "Por que é preciso um Plano de Carreira para os profissionais da Educação"?

Caros companheiros! porque,

É IMPRESCINDÍVEL que seja reconhecido o PROTAGONISMO dos TRABALHADORES e TRABALHADORAS de EDUAÇÃO no Sistema Educacional Brasileiro.
FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL,deve ser também o foco do debate.
Realização de um Seminário Nacional sobre formação e participação dos profissionais de Educação.
Um Plano de Carreira que IMPLEMENTE salário com Data Base,Jornada,Carreira e Condições de Trabalho.
Plano este que na sua criação garanta condições indissociáveis da Valorização Profissional da Educação como:
*O Piso Salarial Nacional implementado em todos os municípios;
A Carreira - Planos decentes de Cargos e Salários;
A formação inicial e continuada;
As condições dignas de trabalho em turno único,sem redução de salário;
Regulamentação do Decreto Lei que garante o número máximo de aluno por turma;
Sem falar dos equipamentos didáticos,estrutura e demais recursos e asessoramentos;
Atentar para Saúde dos Profissionais,mais de 75% da rede está doente;
E por fim,lembrando que Estados e Municípios tem até 31/12/2009,para Elaborar e Aprovar o Plano de Carreira
para os trabalhadores da Educação Básica.
O CNE publicou no D.O.U,as Diretrizes que deverá incluir todas as questões pertinentes,bem como, criar um Plano de Carreira bem estruturado entre outros...Devemos debater na CONAE, a oportunidade aí está.
Devemos atentar para a amplitude dos problemas.
A Apeoesp,divulgou excelente material que contribui para o Debate.
Por Lúcia Efigenia,
Conselheira/Apeoesp.
Subsede SJCampos/SP.

"...este foi um passo grandioso."

...este foi um passo grandioso"
Olá Ana, Carlos H. Tretel e demais educacionistas,
Com certeza, este foi um passo grandioso. Parabéns pela iniciativa. Veja só que número fantástico de educadores comprometidos em representar esta categoria. Quando atuei, em sala de aula, no Ensino Fundamental e Médio, por dezesseis anos, nos Estados do RS e SC, não tive dúvida de que "um dia" chegaríamos a verdadeira amostra do valor e reconhecimento do professor. Agora, daqui dos Estados Unidos, aonde vivo levanto a bandeira de valoriazação da Língua e da Cultura, que não é diferente, caro amigos. Muita luta, muita coragem, como diz a nossa amiga educacionista, Ana Cipriano.
Só estou encorajada porque vocês existem nesta Rede. Vejam os resultados:
Enviei, ontem, a lista da criação do NÚCLEO EDUCACIONISTA USA DE WORCESTER,MA
Contem comigo e com o grupo, fantástico, de educacionistas dos EUA, que já são membros do Movimento. (todos com vontade de aprender e também poder oportunizar o Ensino de Português a seus filhos).
Educacionista Arlete Falkowski - Worcester,MA USA

Professores de Pindamonhangaba recebem apoio de colegas do Brasil e dos Estados Unidos.

Professores de Pindamonhangaba recebem apoio de colegas de todo Brasil e dos Estados Unidos
A CAMINHADA EDUCACIONISTA NOS ESTADOS UNIDOS
19-Ago-2009


Acesse o site do Jornal COMUNIDADE NEWS (www.comunidadenews.com) e veja a matéria de divulgação do Movimento Educacionista em outros estados americanos. Matéria escrita pela jornalista Ängela Schreiber,que já ingressou na Rede Social do Movimento. Título da matéria-Comitë brasileiro lidera ensino de portuguës nos Estados Unidos.

Nossa Rede Social do Movimento Educacionista tem dado um imenso suporte e assessoramento nesta caminhada de divulgação. Trocar ideas e experiëncias com educacionistas que estão em vários países, nos permite, com muita clareza, entender o Movimento, formar pequenos grupos e criar um núcleo educacionista. A riqueza desta Rede Social, através da internet é que nos move rapidamente para ação. Esta é uma ferramenta moderna e que está sendo muito bem utilizada pelos educacionista no mundo.
Nós, os educacionistas da região de Worcester,MA, através da Rede Social do Movimento, nos preparamos para manifestar o nosso apoio a implantação do Plano de Carreira dos professores de Pindamonhangaba. Esta causa deve ser suportada, inclusive, pelos professores que vivem fora do Brasil.
Boas novas- os pais da cidade e região de Worcester,MA(cidade que fica a uma hora de Boston), estão organizados para fundar o núcleo educacionista, ainda este mës. Esta AÇÃO é decorrente do diálogo, da troca de experiëncias e da orientação, via Rede Social.

domingo, 23 de agosto de 2009

Participe : Paralisação total - A hora é agora! Dia 7 de setembro às 17 horas !! Quero um país ainda melhor!


Dia 7 de setembro às 17 horas! http://bit.ly/10NhkQ


ESTA É A HORA!

Sete de setembro, 17 horas!
“O Brasil não tem povo, tem público.”
(Lima Barreto)
Esta é a hora!

• Não podemos ser simples expectadores.

• Vamos provocar uma profunda e radical mudança na política, sem coloração partidária.

• Vamos impor o fim do cinismo descarado, da corrupção endêmica e do banditismo institucionalizado.

• Chega de afronta.

• Que a lei de hoje puna (como puder) os canalhas que emporcalham e seviciam a nação. Mas isto não basta, a maioria dos que hoje acusam, foram os canalhas de ontem, ou serão os canalhas de amanhã.
Esta é a hora. Vamos iniciar um vigoroso movimento popular que produza uma verdadeira reforma político-administrativa, profunda, séria e radical...
Esta é a hora de uma reforma que afugente da vida pública a corja de escroques que se sugam o sangue da nação...
Ou tudo continuará como sempre foi.
Esta é a hora de impormos mecanismos de punição implacável ao homem público que transgride...
...ou tudo continuará como sempre foi.
...ou tudo continuará como sempre foi.

A reforma político-administrativa poderá instituir, dentre outras, as seguintes medidas:
• Comprovação documental rigorosa da idoneidade dos candidatos.

• Extinção ou profunda restrição da imunidade parlamentar.

• Obrigatoriedade de abertura do sigilo fiscal e bancário de vereadores, prefeitos, deputados, senadores, ministros de estado, presidente da república, vice-presidente da república, partidos políticos, dirigentes de partidos políticos, diretores de entidades da administração direta e indireta, juízes e desembargadores.

• Proibição de contratação de parentes e afins de até o nível de 3º grau. E que a admissão de parentes ocorra apenas por concursos, onde o critério seja técnico.

• Adequação ou mesmo a redução drástica de salários, benefícios e aposentadorias para ocupantes de cargos legislativos a nível municipal, estadual e federal.

• Introdução de pesadas agravantes na legislação penal, cível e tributária, para crimes cometidos pelos homens públicos.

• Obrigatoriedade de comprovada capacitação e experiência dos aspirantes a cargos de direção em entidades da administração direta e indireta.
Esta é à hora de criarmos reais condições para que a esperança vença a descrença, pois, apenas assistimos a este teatro como se não tivéssemos poder para alterá-lo.
Esta é à hora de agirmos!
Pelos nossos filhos e netos e em respeito aos 50 milhões de miseráveis
Deste país, que vivem o martírio de uma vida de sofrimento desumano.
50 milhões
De miseráveis
No dia 7 DE SETEMBRO às 17h00min horas!
Às 17h00min horas, vamos paralisar o Brasil.
Às 17h00min horas, vamos promover um panelaço!

Exija que as redes de televisão, rádios, jornais, revistas e o político de sua confiança divulguem este movimento.
Mobilize sua escola, seu sindicato, sua igreja, seus amigos.
Inicie agora esta corrente de ação nacional.
Vamos atingir todos, de todas as camadas sociais, de todos os recantos deste Brasil.
Remeta este e-mail para o máximo de pessoas e peça a elas que façam o mesmo.
No dia 7 de Setembro, às 17 horas:
Estenda na janela uma bandeira, uma toalha, um pano qualquer.
Bata panelas!
Toque cornetas!
Se você estiver no carro, buzine!
Promova desfiles, passeatas!
Faça a nação tremer, por 1 minuto.
Vamos fazer a nação tremer, por 1 minuto
Aí sim, saberemos que somos um povo que resgatou a esperança.
Iniciaremos a mudança.
ESTA É A HORA!
Remeta este e-mail para o máximo de pessoas e peça a elas que façam o mesmo.
7 de setembro, 17 horas!
www.estaeahora.cjb.net

Dia 7 de setembro às 17 horas! http://bit.ly/10NhkQ

Participe : Paralisação total - A hora é agora! Dia 7 de setembro às 17 horas !! Quero um país ainda melhor!

Maria Zoé Bezerra de Carvalho do Mato Grosso do Sul diz:

"... Também sou professora, hoje atuando na Supervisão Escolar aqui em Mato Grosso do Sul.É muito importante termos um Plano de Carreira, pois além de valorizarmos enquanto profissionais da Educação, incentiva o professor a estudar e pesquisar na sua area de atuação."

Olá Ana é um prazer ser sua amiga. Também sou professora, hoje atuando na Supervisão Escolar aqui em Mato Grosso do Sul.Olá Ana é um prazer ser sua amiga. Também sou professora, hoje atuando na Supervisão Escolar aqui em Mato Grosso do Sul.É muito importante termos um Plano de Carreira, pois além de valorizarmos enquanto profissionais da Educação, incentiva o professor a estudar e pesquisar na sua area de atuação. Somente através do saber e do conhecimento poderemos ter meios de cobrar dos nossos governantes melhores condições de trabalho e de remuneração, mostrando que somos realmente capazes de fazer acontecer uma sociedade melhor.
Responder Exibir a cadeia Adicionar como Amigo Somente através do saber e do conhecimento poderemos ter meios de cobrar dos nossos governantes melhores condições de trabalho e de remuneração, mostrando que somos realmente capazes de fazer acontecer uma sociedade melhor.
Maria Zoé Bezerra

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

É IMPRESCINDÍVEL que seja reconhecido o PROTAGONISMO dos TRABALHADORES e TRABALHADORAS de EDUCAÇÃO

Lucia de São José dos Campos responde a questão: "Por que é preciso um Plano de Carreira para os profissionais da Educação"?

Caros companheiros! porque,

É IMPRESCINDÍVEL que seja reconhecido o PROTAGONISMO dos TRABALHADORES e TRABALHADORAS de EDUAÇÃO no Sistema Educacional Brasileiro.
FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL,deve ser também o foco do debate.
Realização de um Seminário Nacional sobre formação e participação dos profissionais de Educação.
Um Plano de Carreira que IMPLEMENTE salário com Data Base,Jornada,Carreira e Condições de Trabalho.
Plano este que na sua criação garanta condições indissociáveis da Valorização Profissional da Educação como:
*O Piso Salarial Nacional implementado em todos os municípios;
A Carreira - Planos decentes de Cargos e Salários;
A formação inicial e continuada;
As condições dignas de trabalho em turno único,sem redução de salário;
Regulamentação do Decreto Lei que garante o número máximo de aluno por turma;
Sem falar dos equipamentos didáticos,estrutura e demais recursos e asessoramentos;
Atentar para Saúde dos Profissionais,mais de 75% da rede está doente;
E por fim,lembrando que Estados e Municípios tem até 31/12/2009,para Elaborar e Aprovar o Plano de Carreira
para os trabalhadores da Educação Básica.
O CNE publicou no D.O.U,as Diretrizes que deverá incluir todas as questões pertinentes,bem como, criar um Plano de Carreira bem estruturado entre outros...Devemos debater na CONAE, a oportunidade aí está.
Devemos atentar para a amplitude dos problemas.
A Apeoesp,divulgou excelente material que contribui para o Debate.
Por Lúcia Efigenia,
Conselheira/Apeoesp.
Subsede SJCampos/SP.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Na Bahia, lugar onde atuo, o Plano de Carreira dos Profissionais de Educação é um sonho que precisa se tornar real.

Comentário de Maria Eneuma Gomes de Freitas
Bem lembrado, Ana.
Somos uma caegoria que precisa exercitar a tarefa do "ensino" até com aqueles que se julgam conhecer, de fato, as diversas realidades escolares deste país.
Na Bahia, lugar onde atuo, o Plano de Carreira dos Profissionais de Educação é um sonho que precisa se tornar real.
Com a efetiva realidade do Piso do Magistério (2010, um tempo tão distante...), se faz necessário um "acordar" real de todos e uma constante sinalização aos políticos que prometem melhorias e esquecem do prometido apos alcance dos seus intentos.
Não dá mais pra estar sustentando a idéia de que "plataforma política" baseada nas promessas de melhoria da educação, sejam coisas "normais". Estamos banalizando tudo, inclusive o nosso próprio futuro. Se somos uma categoia numerosa, há de termos força política para por em prática os nossos desejos. Há, também, de se pensar em estratégias - tipo essa que você nos aponta - de força coletiva para modificar uma prática, velha e perversa, se soubermos valorizar o nosso poder enquanto grupo.
Boa idéia! Precisamos de mais pessoas pensando em possibilidades. Eu estou na raia, espero por muitos outos, pois fico pensando nos rítmos impostos no fazer escolar e vejo que pouco temos realizado, se, se pensarmos em outras tantas atividades "rentosas" e que mantém o status quo de uns tantos hegemonicamente "donos" das vidas de muitos.
Um abraço e vamos a luta!

"...este foi um passo grandioso"

Olá Ana, Carlos H. Tretel e demais educacionistas,
Com certeza, este foi um passo grandioso. Parabéns pela iniciativa. Veja só que número fantástico de educadores comprometidos em representar esta categoria. Quando atuei, em sala de aula, no Ensino Fundamental e Médio, por dezesseis anos, nos Estados do RS e SC, não tive dúvida de que "um dia" chegaríamos a verdadeira amostra do valor e reconhecimento do professor. Agora, daqui dos Estados Unidos, aonde vivo levanto a bandeira de valoriazação da Língua e da Cultura, que não é diferente, caro amigos. Muita luta, muita coragem, como diz a nossa amiga educacionista, Ana Cipriano.
Só estou encorajada porque vocês existem nesta Rede. Vejam os resultados:
Enviei, ontem, a lista da criação do NÚCLEO EDUCACIONISTA USA DE WORCESTER,MA
Contem comigo e com o grupo, fantástico, de educacionistas dos EUA, que já são membros do Movimento. (todos com vontade de aprender e também poder oportunizar o Ensino de Português a seus filhos).
Educacionista Arlete Falkowski - Worcester,MA USA

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

FORUM : Participe agora!

Por que o Profissional da Educação precisa de um Plano de carreira?
O que muda em sua vida?
http://educacionista.ning.com/profile/AnaLuciaCipriano

Professores de Pindamonhangaba recebem apoio de colegas dos Estados Unidos

A CAMINHADA EDUCACIONISTA NOS ESTADOS UNIDOS
19-Ago-2009


Acesse o site do Jornal COMUNIDADE NEWS (www.comunidadenews.com) e veja a matéria de divulgação do Movimento Educacionista em outros estados americanos. Matéria escrita pela jornalista Ängela Schreiber,que já ingressou na Rede Social do Movimento. Título da matéria-Comitë brasileiro lidera ensino de portuguës nos Estados Unidos.

Nossa Rede Social do Movimento Educacionista tem dado um imenso suporte e assessoramento nesta caminhada de divulgação. Trocar ideas e experiëncias com educacionistas que estão em vários países, nos permite, com muita clareza, entender o Movimento, formar pequenos grupos e criar um núcleo educacionista. A riqueza desta Rede Social, através da internet é que nos move rapidamente para ação. Esta é uma ferramenta moderna e que está sendo muito bem utilizada pelos educacionista no mundo.
Nós, os educacionistas da região de Worcester,MA, através da Rede Social do Movimento, nos preparamos para manifestar o nosso apoio a implantação do Plano de Carreira dos professores de Pindamonhangaba. Esta causa deve ser suportada, inclusive, pelos professores que vivem fora do Brasil.
Boas novas- os pais da cidade e região de Worcester,MA(cidade que fica a uma hora de Boston), estão organizados para fundar o núcleo educacionista, ainda este mës. Esta AÇÃO é decorrente do diálogo, da troca de experiëncias e da orientação, via Rede Social.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

FORUM : Participe agora!


Por que o Profissional da Educação precisa de um Plano de carreira?
O que muda em sua vida?

http://educacionista.ning.com/profile/AnaLuciaCipriano

O MOVE: Movimento de Valorização do Educador recebe apoio dos colegas de profissão

Acompanhei os seus passos, Arlete. Acabei de mandar também e-mails aos vereadores de Pinda. Reproduzo-o logo abaixo. Aproveitei a oportunidade para mandar também cópia para o senhor César Callegari, membro do CNE. Afinal, não basta apenas e tão somente aprovar essa ou outra nova resolução. Necessário se faz acompanhá-las. Não é mesmo? Um abraço para vocês.


De: Carlos Henrique Tretel
Para: vereadores de Pinda (conforme lista)
cópia: cesarcallegari@cesarcallegari.com.br

"Prezado(a) senhor(a) vereador(a) da Câmara Municipal de Pindamonhangaba, tendo em vista que acompanho, através do site do Movimento Educacionista, www.educacionista.ning.com, a luta dos professores(as) de Pindamonhangaba no sentido de que até o próximo dia 31 de dezembro esteja aprovado o Plano de Carreira da categoria, conforme determina a Resolução CNE /CEB nº 02/09 cuja homologação foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 29 de maio, venho pelo presente solidarizar-me com essa luta, solicitando-lhe, mui respeitosamente, especial empenho para que a lei do magistério desse município seja elaborada dentro do prazo determinado pela nova resolução, que substitui, ainda que desnecessário seja dizer, a de número 03/97 em todo o território nacional. Ao tempo em que convido o(a) senhor(a) para participar conosco das discussões proporcionadas pelo espaço do referido site do Movimento Educacionista sobre esse ou outros assuntos de interesse da educação, dividindo conosco especialmente o que se passa nessa Casa de Leis com relação ao trâmite processual do projeto de lei que far-se-á logicamente necessário, despeço-me na esperança de que o seu compromisso com o futuro de nossas crianças e jovens não se assemelhe, nem de longe, com o assumido pelos demais políticos deste nosso país, qual seja, apenas e tão somente, grosso modo, retórica de palanque eleitoral. Atenciosamente, Carlos Henrique Tretel – Piracicaba – SP".

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O Plano de Carreira é importante para todos os professores do Brasil

Caros amigos,
Insisto com o Plano de Carreira do Professor porque já não é sem tempo, a vida do professor não tem regras claras, ficamos a mercê das orientações partidárias do momento, das coligações. Em época de Eleições todos levantam as bandeiras da Educação escancaram a toda nação os problemas que a Escola pública enfrenta e o sofrimento dos professores, dos alunos dos pais e todos se sensibilizam porque em se tratando de educação, que cidadão não quer uma educação de qualidade, uma escola referência. Mas quando chegam ao poder esquecem escolas, esquecem professores, esquecem crianças e "ficamos a ver navios".
Quando se trata de política pública, a escola, as crianças e os professores ficam em último lugar na fila de prioridades.Ao meu ver resolvendo o problema da Carreira do Professor estaremos resolvendo uma parte importante do problema,vamos por fim ao desgaste emocional do profissional que trabalha sem perspectiva de futuro o que significa um grande avanço para a política educacional no Brasil, conto com sua ajuda vamos sensibilizar o Congresso, o Senado o Ministério da Educação, o Planalto., os pais, os alunos , toda a sociedade brasileira para que pelo menos este problema seja solucionado.
Vamos até o fim que será o começo de uma vida nova para a Educação Brasileira. Você pergunta o que podemos fazer, escreva aos candidatos que você ajudou a eleger esta é a minha sugestão neste momento.Fale sobre a realidade da escola pública se você é professor dê o seu depoimento sobre a necessidades e as expectativas profissionais que tem em sua vida.
Eu estou certa de que não adianta ficar reclamando dos políticos vamos ajudá-los a trabalhar, cobrando seus planos de governo ou enviando sugestões. Eu acredito que tudo pode ser melhor, por isso luto. E você?,
Conto com vocês hoje e sempre.
Abraços, Professora Ana Lucia dos Santos Pinto Cipriano

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Olá Ana Lucia Cipriano,
Que maravilha! Vou estar com alguns pais, neste final de semana, e vou prepará-los para, juntos, criar uma rotina de enviar e-mails de apoio a esta causa.
Obrigada e conte comigo sempre.
Educacionista Arlete Falkowski - Worcester,MA USA
> Date: Fri, 14 Aug 2009 03:52:01 +0000
Ótima lembrança, Ana L. Cipriano. Por favor, nos envie um endereço eletrönico direto do õrgão que podemos enviar um e-mail de apoio. Repassarei a todos por aqui. Podemos criar um e-mail geral, para que todos possam enviar.
Esta deve ser uma luta de TODOS e EM CARÃTER DE URGËNCIA....
Um forte abraço.
Educacionista Arlete Falkowski - Worcester,MA USA
Ana, as coisas aqui em São Paulo estão cada vez piores
vou ver se consigo te passar algumas coisas que estão acontecendo, mas em suma o nosso Governador está extinguindo a educação, porque falida ele já deixou
beijos
Professor Meier
Olá, Ana. Boa iniciativa a sua de monitorar o tempo que falta para que os municípios (re)formulem seus planos de carreira. A nossa companheira Arlete, lá dos EUA, já se prontifica a enviar e-mails de apoio, se assim você entender necessário. Por falar em e-mails de apoio, quando de sua mensagem sobre esse assunto postada por aqui no último dia 31 de julho, postei mensagem tanto aqui quanto no site da Apeoesp (www.apeoesp.org.br), no blog PALAVRA DA PRESIDENTA, no último dia 01 de agosto. Se você achar útil ou necessário, pode por lá também interagir, comentando a mensagem a que me refiro (1). Afinal de contas, a Bebel, presidenta da Apeoesp, foi a relatora do parecer, enquanto membro do CNE, que fixou as novas diretrizes. O espaço está aberto para você por a "boca no trombone" pelo site do sindicato dos professores também. E articular, quem sabe, boas e novas ações... Abaixo reproduzo a mensagem que postei e sobre a qual falei acima. Força, Ana.
Amiga Ana Lucia.
Sua sensibilidade em destacar a urgência de temas tão caros
na Educação fazem deste nosso Movimento estar Em Movimento.
Vamos conversando.
Abração. AMARAL NETO www.cql.com.br/jancom

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Só para recordar, são 140 dias de hoje até 31 de dezembro de 2009.


Olá amigos de profissão,
São apenas 140 dias para terminar o novo prazo para implantação do Plano de Carreira do Professor, vamos recordar as Diretrizes Nacionais que foram fixadas pelo Conselho Nacional de Educação, leiam e estudem e principalmente acompanhem tudo para que mais uma vez não sejamos deixados de lado.




Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 29/5/2009, Seção 1, Pág. 41.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
RESOLUÇÃO Nº 2, DE 28 DE MAIO DE 2009

Fixa as Diretrizes Nacionais para os Planos de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública, em conformidade com o artigo 6º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, e com base nos artigos 206 e 211 da Constituição Federal, nos artigos 8º, § 1º, e 67 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e no artigo 40 da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007.
O Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, no uso de suas atribuições legais, com fundamento no artigo 9º, § 1º, alínea “c” da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, com a redação dada pela Lei nº 9.131, de 25 de novembro de 1995, e tendo em vista o Parecer CNE/CEB nº 9/2009, homologado por despacho do Senhor Ministro de Estado da Educação, publicado no DOU de 29 de maio de 2009, resolve:
Art. 1º Os Planos de Carreira e Remuneração para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica, nas redes de ensino da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, deverão observar as Diretrizes fixadas por esta Resolução, elaborada com base no Parecer CNE/CEB nº 9/2009.
Art. 2º Para os fins dispostos no artigo 6º da Lei nº 11.738/2008, que determina aos entes federados a elaboração ou adequação de seus Planos de Carreira e Remuneração do Magistério até 31 de dezembro de 2009, a presente Resolução destina-se aos profissionais previstos no artigo 2º, § 2º, da referida lei, observados os preceitos dos artigos 61 até 67 da Lei nº 9.394/96, que dispõe sobre a formação docente.
§ 1º São considerados profissionais do magistério aqueles que desempenham as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência, isto é, direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacionais, exercidas no âmbito das unidades escolares de Educação Básica, em suas diversas etapas e modalidades (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional, Educação Indígena), com a formação mínima determinada pela legislação federal de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
§ 2º Os entes federados que julgarem indispensável a extensão dos dispositivos da presente Resolução aos demais profissionais da educação poderão aplicá-los em planos de carreira unificados ou próprios, sem nenhum prejuízo aos profissionais do magistério.
Art. 3º Os critérios para a remuneração dos profissionais do magistério devem pautar-se nos preceitos da Lei nº 11.738/2008, que estabelece o Piso Salarial Profissional Nacional, e no artigo 22 da Lei nº 11.494/2007, que dispõe sobre a parcela da verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério (FUNDEB)
destinada ao pagamento dos profissionais do magistério, bem como no artigo 69 da Lei nº 9.394/96, que define os percentuais mínimos de investimento dos entes federados na educação.
Parágrafo único. As fontes de recursos para o pagamento da remuneração dos profissionais do magistério são aquelas descritas no artigo 212 da Constituição Federal e no artigo 60 do seu Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, além de recursos provenientes de outras fontes vinculadas à manutenção e ao desenvolvimento do ensino.
Art. 4º As esferas da administração pública que oferecem alguma etapa da Educação Básica, em quaisquer de suas modalidades, devem instituir planos de carreira para todos os seus profissionais do magistério, e, eventualmente, aos demais profissionais da educação, conforme disposto no § 2º do artigo 2º desta Resolução, dentro dos seguintes princípios:
I - reconhecimento da Educação Básica pública e gratuita como direito de todos e dever do Estado, que a deve prover de acordo com o padrão de qualidade estabelecido na Lei nº 9.394/96, LDB, sob os princípios da gestão democrática, de conteúdos que valorizem o trabalho, a diversidade cultural e a prática social, por meio de financiamento público que leve em consideração o custo-aluno necessário para alcançar educação de qualidade, garantido em regime de cooperação entre os entes federados, com responsabilidade supletiva da União;
II - acesso à carreira por concurso público de provas e títulos e orientado para assegurar a qualidade da ação educativa;
III - remuneração condigna para todos e, no caso dos profissionais do magistério, com vencimentos ou salários iniciais nunca inferiores aos valores correspondentes ao Piso Salarial Profissional Nacional, nos termos da Lei nº 11.738/2008;
IV - reconhecimento da importância da carreira dos profissionais do magistério público e desenvolvimento de ações que visem à equiparação salarial com outras carreiras profissionais de formação semelhante;
V - progressão salarial na carreira, por incentivos que contemplem titulação, experiência, desempenho, atualização e aperfeiçoamento profissional;
VI - valorização do tempo de serviço prestado pelo servidor ao ente federado, que será utilizado como componente evolutivo;
VII - jornada de trabalho preferencialmente em tempo integral de, no máximo, 40 (quarenta) horas semanais, tendo sempre presente a ampliação paulatina da parte da jornada destinada às atividades de preparação de aulas, avaliação da produção dos alunos, reuniões escolares, contatos com a comunidade e formação continuada, assegurando-se, no mínimo, os percentuais da jornada que já vêm sendo destinados para estas finalidades pelos diferentes sistemas de ensino, de acordo com os respectivos projetos político-pedagógicos;
VIII - incentivo à dedicação exclusiva em uma única unidade escolar;
IX - incentivo à integração dos sistemas de ensino às políticas nacionais e estaduais de formação para os profissionais da educação, nas modalidades presencial e a distância, com o objetivo de melhorar a qualificação e de suprir as carências de habilitação profissional na educação;
X - apoio técnico e financeiro, por parte do ente federado, que vise melhorar as condições de trabalho dos educadores e erradicar e prevenir a incidência de doenças profissionais;
XI - promoção da participação dos profissionais do magistério e demais segmentos na elaboração e no planejamento, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola e da rede de ensino;
XII - estabelecimento de critérios objetivos para a movimentação dos profissionais entre unidades escolares, tendo como base os interesses da aprendizagem dos educandos;
XIII - regulamentação entre as esferas de administração, quando operando em regime de colaboração, nos termos do artigo 241 da Constituição Federal, para a remoção e o aproveitamento dos profissionais, quando da mudança de residência e da existência de vagas
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nas redes de destino, sem prejuízos para os direitos dos servidores no respectivo quadro funcional.
Art. 5º Na adequação de seus planos de carreira aos dispositivos da Lei nº 11.738/2008 e da Lei nº 11.494/2007, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem observar as seguintes diretrizes:
I – assegurar a aplicação integral dos recursos constitucionalmente vinculados à manutenção e ao desenvolvimento do ensino, além de outros eventualmente destinados por lei à educação;
II - fazer constar nos planos de carreira a natureza dos respectivos cargos e funções dos profissionais da educação à luz do artigo 2º desta Resolução;
III - determinar a realização de concurso público de provas e títulos para provimento qualificado de todos os cargos ou empregos públicos ocupados pelos profissionais do magistério, na rede de ensino público, sempre que a vacância no quadro permanente alcançar percentual que possa provocar a descaracterização do projeto político-pedagógico da rede de ensino, nos termos do Parecer CNE/CEB nº 9/2009, assegurando-se o que determina o artigo 85 da Lei nº 9.394/96, o qual dispõe que qualquer cidadão habilitado com a titulação própria poderá exigir a abertura de concurso público de provas e títulos para cargo de docente de instituição pública de ensino que estiver sendo ocupado por professor não concursado, por mais de seis anos;
IV - fixar vencimento ou salário inicial para as carreiras profissionais da educação, de acordo com a jornada de trabalho definida nos respectivos planos de carreira, devendo os valores, no caso dos profissionais do magistério, nunca ser inferiores ao do Piso Salarial Profissional Nacional, diferenciados pelos níveis das habilitações a que se refere o artigo 62 da Lei nº 9.394/96, vedada qualquer diferenciação em virtude da etapa ou modalidade de atuação do profissional;
V - diferenciar os vencimentos ou salários iniciais da carreira dos profissionais da educação escolar básica por titulação, entre os habilitados em nível médio e os habilitados em nível superior e pós-graduação lato sensu, e percentual compatível entre estes últimos e os detentores de cursos de mestrado e doutorado;
VI - assegurar revisão salarial anual dos vencimentos ou salários iniciais e das remunerações da carreira, de modo a preservar o poder aquisitivo dos educadores, nos termos do inciso X do artigo 37 da Constituição Federal;
VII - manter comissão paritária, entre gestores e profissionais da educação e os demais setores da comunidade escolar, para estudar as condições de trabalho e prover políticas públicas voltadas ao bom desempenho profissional e à qualidade dos serviços educacionais prestados à comunidade;
VIII - promover, na organização da rede escolar, adequada relação numérica professor-educando nas etapas da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como número adequado de alunos em sala de aula nos demais anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, prevendo limites menores do que os atualmente praticados nacionalmente de alunos por sala de aula e por professores, a fim de melhor prover os investimentos públicos, elevar a qualidade da educação e atender às condições de trabalho dos educadores;
IX - observar os requisitos dos artigos 70 e 71 da Lei nº 9.394/96, que disciplinam as despesas que são ou não consideradas gastos com manutenção e desenvolvimento do ensino, quanto à cedência de profissionais para outras funções fora do sistema ou rede de ensino, visando à correta caracterização das despesas com pagamento de pessoal como sendo ou não gastos em educação;
X – manter, em legislação própria, a regulamentação da gestão democrática do sistema de ensino, da rede e das escolas, fixando regras claras para a designação, nomeação e exoneração do diretor de escola dentre os ocupantes de cargos efetivos da carreira docente, preferencialmente com a participação da comunidade escolar no processo de escolha do seu diretor.
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XI - prover a formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, sob os seguintes fundamentos:
a) sólida formação inicial básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos de suas competências de trabalho;
b) associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados, capacitação em serviço e formação continuada;
c) aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades;
d) aos educadores já em exercício, período reservado a estudos, planejamento e avaliação, a ser realizado durante a jornada de trabalho do profissional da educação (artigo 67, V, da Lei nº 9.394/96).
XII - assegurar, no próprio sistema ou em colaboração com os demais sistemas de ensino, a oferta de programas permanentes e regulares de formação continuada para aperfeiçoamento profissional, inclusive em nível de pós-graduação;
XIII - utilizar as horas de trabalho pedagógicas coletivas como momento de formação do profissional da educação;
XIV - promover, preferencialmente em colaboração com outros sistemas de ensino, a universalização das exigências mínimas de formação para o exercício da profissão de todos os profissionais da educação escolar básica;
XV - instituir mecanismos de concessão de licenças para aperfeiçoamento e formação continuada, de modo a promover a qualificação sem ferir os interesses da aprendizagem dos estudantes. Os entes federados poderão assegurar aos profissionais do magistério da Educação Básica períodos de licenças sabáticas, com duração e regras de acesso estabelecidas no respectivo plano de carreira.
XVI - constituir incentivos de progressão por qualificação do trabalho profissional, a partir dos seguintes referenciais, podendo ser agregados outros:
a) dedicação exclusiva ao cargo ou função no sistema de ensino, desde que haja incentivo para tal;
b) elevação da titulação e da habilitação profissional;
c) avaliação de desempenho, do profissional do magistério e do sistema de ensino, que leve em conta, entre outros fatores, a objetividade, que é a escolha de requisitos que possibilitem a análise de indicadores qualitativos e quantitativos; e a transparência, que assegura que o resultado da avaliação possa ser analisado pelo avaliado e pelos avaliadores, com vistas à superação das dificuldades detectadas para o desempenho profissional ou do sistema, a ser realizada com base nos seguintes princípios:
1. para o profissional do magistério:
1.1 Participação Democrática - o processo de avaliação teórica e prática deve ser elaborado coletivamente pelo órgão executivo e os profissionais do magistério de cada sistema de ensino.
2. para os sistemas de ensino:
2.1 Amplitude - a avaliação deve incidir sobre todas as áreas de atuação do sistema de ensino, que compreendem:
2.1.1 a formulação das políticas educacionais;
2.1.2 a aplicação delas pelas redes de ensino;
2.1.3 o desempenho dos profissionais do magistério;
2.1.4 a estrutura escolar;
2.1.5 as condições socioeducativas dos educandos;
2.1.6 outros critérios que os sistemas considerarem pertinentes;
2.1.7 os resultados educacionais da escola.
XVII - A avaliação de desempenho a que se refere a alínea “c” do inciso anterior deve reconhecer a interdependência entre trabalho do profissional do magistério e o funcionamento
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geral do sistema de ensino, e, portanto, ser compreendida como um processo global e permanente de análise de atividades, a fim de proporcionar ao profissional do magistério um momento de aprofundar a análise de sua prática, percebendo seus pontos positivos e visualizando caminhos para a superação de suas dificuldades, possibilitando, dessa forma, seu crescimento profissional e, ao sistema de ensino, indicadores que permitam o aprimoramento do processo educativo;
XVIII - estabelecer mecanismos de progressão na carreira também com base no tempo de serviço;
XIX - elaborar e implementar processo avaliativo do estágio probatório dos profissionais do magistério, com participação desses profissionais;
XX – estabelecer, com base nas propostas curriculares e na composição dos cargos de carreiras dos sistemas de ensino, quadro de lotação de pessoal que inclua o número de vagas por cargo, região ou município e unidade escolar, a partir do qual se preveja a realização dos concursos de ingresso, de remoção entre as unidades escolares e de movimentação entre seus postos de trabalho;
XXI - realizar, quando necessário, concurso de movimentação interna dos profissionais da educação, em data anterior aos processos de lotação de profissionais provenientes de outras esferas administrativas ou das listas de classificados em concursos públicos;
XXII - regulamentar, por meio de lei de iniciativa do ente federado e em consonância com o parágrafo único do artigo 11 da Lei nº 9.394/96 e o artigo 23 da Constituição Federal, a recepção de profissionais de outras redes públicas. Os planos de carreira poderão prever a recepção de profissionais do magistério de outros entes federados por permuta ou cessão temporária, havendo interesse das partes e coincidência de cargos, no caso de mudança de residência do profissional e existência de vagas, na forma de regulamentação específica de cada rede de ensino, inclusive para fins de intercâmbio entre os diversos sistemas, como forma de propiciar ao profissional da educação sua vivência com outras realidades laborais, como uma das formas de aprimoramento profissional.
Art. 6º Os planos de carreira devem estabelecer regras claras para o cálculo dos proventos dos servidores públicos ligados ao regime próprio de aposentadoria dos entes federados.
Art. 7º A presente Resolução aplica-se, inclusive, aos professores indígenas e aos professores quilombolas, os quais gozarão de todas as garantias aqui previstas, considerando as especificidades dessas atividades docentes.
Art. 8º A presente Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em sentido contrário, especialmente a Resolução CNE/CEB nº 3/97.
DISPOSIÇÃO TRANSITÓRIA
Artigo único. Enquanto viger a medida liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal nos autos da ADI nº 4.167, os termos “vencimentos iniciais” e “salário inicial” tratados na presente resolução ficam entendidos como remuneração total inicial.
CESAR CALLEGARI

domingo, 2 de agosto de 2009

Comentário de Carlos Henrique Tretel

Olá, Ana.
Estive a passear pelos sites da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Pinda para ver o tamanho do desafio frente ao qual você se encontra, e, a meu ver, esse desafio é grande, gigantesco mesmo. O que não deve desanimar ninguém, como você bem demonstra através de sua luta, Ana, posto que muito semelhante ao desafio das demais cidades brasileiras, muito semelhante mesmo, porque
1- O link da Secretaria de Educação (cujo atalho se encontra no www.pindamonhangaba.sp.gov.br) não diz muita coisa. Assim, por exemplo, em um exercício de imaginação otimista, quando o esboço inicial do plano de carreira for elaborado - a várias mãos e corações, se é que já não o foi, oxalá, assim elaborado - não deve ser ele disponibilizado em lugar algum, posto que esse site oficial bem como outros de outros órgãos (como demonstrarei rapidamente mais à frente) não contemplam ainda essa possibilidade, o que impedirá que, fundamentalmente,
. a categoria antes conheça o esboço inicial,
. depois possa participar de sua redação final,
. e ao final do processo possa acompanhar a sua discussão e possível reelaboração na Câmara, que, no caso específico de Pinda, é composta por 3 vereadores do PSDB (Abdala Salomão Neto, Isael Domingues e Jânio A. Lerário), por 3 do PPS (Geni Dias Ramos, Ricardo Alberto P. Piorino e Jair Antonio Roma), por 1 do PV (Antonio Alves da Silva), por 1 do PSB (José Alexandre Faria), por 1 do PTB (José Carlos Gomes), por 1 do DEM (Marcos Aurélio Vilardi) e por 1 do PFL (Martim César), o seu presidente.
Esse é, a meu ver, o maior problema. Tanto aí em Pinda, quanto nas demais cidades, os canais de comunicação que deveriam proporcionar agilidade, transparência e impessoalidade, para além, muito além das questiúnculas político-partidárias, induzindo a participação popular e os debates profundos das grandes questões, não são, pura e simplesmente, bons para isso.
2- Assim, o site da Câmara de Vereadores (www.camarapinda.sp.gov.br) não ajuda (e nem ajudará em futuro próximo, se assim continuar ele a existir) a quem queira acompanhar o trâmite desse ou de qualquer outro assunto que por lá esteja ou apareça. A outra possibilidade de acompanhamento seria a presencial, bem sabemos. Mas que professor(a), Ana, francamente, tem condições de ir (depois de tripla jornada de trabalho muitas vezes) em todas as sessões ordinárias com a finalidade de acompanhar os assuntos relevantes para a educação quando aparecessem???? E aparecessem de surpresa, porque raramente o assunto educação é destaque seja lá em que sessão for!!! Veja as notícias do site de sua Câmara, Ana. Das mais recentes, julho de 2009, até as mais antigas disponíveis, abril de 2009, o tema educação não foi destaque uma única vez!!!!! Por que iriam os(as) professores(as), então, acompanhar pessoalmente as reuniões ordinárias da Câmara, ainda que recomendável? Para passar raiva? Já conseguimos todos(as) isso acionando os sites desses órgãos de nossas casas mesmo... Acionei, assim, no site da Câmara de Vereadores de Pinda, PROPOSITURAS, colocando a palavra MAGISTÉRIO para todas as possíveis pesquisas e nada foi encontrado. Depois, acionei COMISSÕES PARLAMENTARES, especialmente a comissão permanente da educação. Nada de útil se diz por lá também. A bem dizer, quase nada. Somente que ela é composta pela vereadora Geni e pelos vereadores Alexandre Faria e Abdala para o período de 01.01.2009 a 31.01.2010. E que se encontra ativa a comissão. E só... Não é possível sabermos assim, Ana, que matérias são objeto de análise por parte dessa comissão etc e tal NO MOMENTO. E esse tal de ETC E TAL, NO MOMENTO, é muito importante, convenhamos... Você não acha, Ana? Principalmente o que pensam esses vereadores, os donos da bola NO MOMENTO, queiramos ou não, juntamente com o(a) prefeito(a) e o(a) secretário(a) de educação.
Sendo assim, Ana, e-mails à Secretaria de Educação (educação@pindamonhangaba.sp.gov.br) e à Câmara de Vereadores (1) sugerindo que construam ambos (Secretaria de Educação e Câmara de Vereadores) sites melhores, mas muito melhores mesmo, para o acompanhamento das questões relativas à educação, ajudaria na luta de vocês por aí? Já somos 1.000 membros por aqui, no Movimento Educacionista...no momento... Se metade de nós enviarmos e-mails à Secretaria de Educação e à Camara de Vereadores de Pinda nesse sentido... talvez o Plano de Carreira do Magistério ganhe melhores chances de sair do imaginário...

(1) – Lista dos vereadores da Câmara Municipal de Pindamonhangaba, com os seus respectivos e-mails e telefones:
Abdala Salomão Neto – PSDB
email: abdala@camarapinda.sp.gov.br
fone:(12) 3644-5573

Antônio Alves da Silva – PDT
email: toninhodafarmacia@camarapinda.sp.gov.br
fone:(12) 3644-5564

Geni Dias Ramos – PPS
email: donageni@camarapinda.sp.gov.br
fone:(12) 3644-5567

Isael Domingues - PSDB
email: drisael@camarapinda.sp.gov.br
fone:(12) 3644-5570

Jair Antonio Roma – PPS
email: drjairroma@camarapinda.sp.gov.br
fone:(12) 3644-5565

Janio Ardito Lerario – PSDB
email: janiolerario@camarapinda.sp.gov.br
fone:(12) 3644-5569

José Alexandre Faria – PSB
email: alexandrefaria@camarapinda.sp.gov.br
fone:(12) 3644-5568

José Carlos Gomes – PTB
email: cal@camarapinda.sp.gov.br
fone:(12) 3644-5566

Marco Aurélio Villardi - DEM
email: drmarcoaurelio@camarapinda.sp.gov.br
fone:(12) 3644-5572

Martim César – DEM (Presidente)
email: martimcesar@camarapinda.sp.gov.br
fone:(12) 3644-5561 / 3644-5562

Ricardo Alberto Pereira Piorino – PPS
email: ricardopiorino@camarapinda.sp.gov.br
fone:(12) 3644-5573g

sábado, 1 de agosto de 2009

Olá Ana Lucia,
Que prazer poder acompanhar esta luta em favor do Plano de Carreira. Até dezembro deste, acredito que devemos mover uma verdadeira ^Campanha Plano de Carreira^, via rede educacionista e motivar e mobilizar ações, por regiões.Estamos passando por várias cidades do estado de Massachusetts e encontrando com educadores, pais e vamos estar pedindo a todos que entrem na rede. Diga-me como podemos ajudar nesta caminhada, pois muitas alfabetizadoras que vivem nesta região, não trabalham na sua área. Normalmente atuam na área da limpeza. Queremos motivá-las e ajudá-las a respirar o nosso ar educacional novamente. Estamos a disposição para ajudar.
Desistir, jamais...
Um abraço a todos
Educacionista Arlete Falkowski - Worcester,MA USA
Acesse www.educacionista.ning.com/group/nucleoeducacionistausa