terça-feira, 29 de setembro de 2009

CONAE – Etapa São Paulo que acontece de 02 a 04 de Outubro no Palácio de Convenções do Anhembi em São Paulo.

domingo, 27 de setembro de 2009

Perguntam sempre sobre o Plano de Carreira,eu não sei faço parte da comissão de elaboração, mas não aconteceu nenhuma reunião desde maio do ano passado.Como conselheira do FUNDEB, todos os meses faço uma cobrança oficial,está tudo registrado. Há dois meses atrás fui informada que está sendo feito, mas sem nossa participação.
Penso que todos deveriam ser informados periodicamente, pois acredito que é isso que deveria ser feito, afinal estão decidindo nossa vida profissional.
Na minha opinião,a educação não caminha,porque não somos comunidade educativa.O professor,os pais os alunos não participam obedecem regras ditadas.
Gestor sábio é aquele que sabe ouvir,discernir à respeito e planejar,agir e avaliar sempre.Um gestor ruim centraliza,engessa a participação
Postado por Professora Ana Lucia Cipriano às 18:08 0 comentários
Na minha opinião,a Educação não caminha, porque não somos Comunidade Educativa.O professor, os pais, os alunos não participam obedecem regras ditadas.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

CONAE -2010 " ...a oportunidade de conferir os rumos da Educação Brasileira."

A Conferência Nacional de Educação – CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Será organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação, e realizada, em diferentes territórios e espaços institucionais, nas escolas, municípios, Distrito Federal, estados e país. Estudantes, Pais, Profissionais da Educação, Gestores, Agentes Públicos e sociedade civil organizada de modo geral, terão em suas mãos, a partir de janeiro de 2009, a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira.
A importância política da CONAE para o País guarda relação, em suas origens, com a própria história de institucionalização do Ministério da Educação. Quando o Presidente da República sancionou, em 1937, a Lei nº 378, reorganizando o Ministério da Educação e Saúde Pública, também institui no mesmo ato, a Conferência Nacional de Educação. Assim definiu a Lei, Art. 90. Ficam instituídas a Conferência Nacional de Educação e a Conferência Nacional de Saúde, destinadas a facilitar ao Governo Federal o conhecimento das atividades concernentes à educação e à saúde, realizadas em todo o País, e oriental-o na execução dos serviços locais da educação e de saúde, bem como na comissão do auxílio e da subvenção federais. Parágrafo único. A Conferência Nacional de Educação e a Conferência Nacional de Saúde serão convocadas pelo Presidente da República, com intervalo máximos de dois anos, nela tomando parte autoridades administrativas que representem o Ministério da Educação e Saúde e os governos dos Estados, do Distrito Federal e do Território do Acre. (...). ( DO de 15/01/1937)
Em novembro de 1941, foi realizada a 1ª Conferência Nacional de Educação e na seqüência, sob o formato de congressos ou conferências, muitas outras foram organizadas, umas pela sociedade e outras pelo Poder Público. Nesta década, a Câmara de Deputados organizou a I Conferência Nacional de Educação, Cultura e Desporto e a Conferência Nacional de Educação e Cultura, uma que fortaleceu a proposição do Plano Nacional de Educação a outra que contribuiu com a avaliação de sua implementação.
A partir da Constituição federal de 1988, o Brasil tornou-se uma república federativa por cooperação e a nossa Carta Magna alçou estados, Distrito Federal e municípios à condição de entes autônomos e de interlocutores juridicamente reconhecidos na organização da educação nacional. A vigência do Estado Democrático de Direito estimulou o surgimento, na sociedade brasileira, de espaços democráticos para a construção de políticas públicas, entre os quais destacamos, a organização de Conferências de Educação. Coerente com este contexto social e com a ampla participação da sociedade civil e de agentes públicos, o Ministério da Educação coordenou a Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica e a Conferência Nacional de Educação Básica, nos dois últimos anos.

CONAE-2010

Conferência Nacional de Educação

A Conferência Nacional de Educação – CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

Está sendo organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação, e realizada, em diferentes territórios e espaços institucionais, nas escolas, municípios, Distrito Federal, estados e país. Estudantes, Pais, Profissionais da Educação, Gestores, Agentes Públicos e sociedade civil organizada de modo geral, terão em suas mãos, a partir de janeiro de 2009, a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira.

Tema da CONAE, definido por sua Comissão Organizadora Nacional, será: Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação. A CONAE acontecerá em Brasília, de 28 de março a 1º de abril de 2010, será precedida de Conferências Municipais, previstas para o primeiro semestre de 2009 e de Conferências Estaduais e do Distrito Federal programadas para o segundo semestre do mesmo ano.

A Portaria Ministerial nº 10/2008 constituiu comissão de 35 membros, a quem atribuiu as tarefas de coordenar, promover e monitorar o desenvolvimento da CONAE em todas as etapas. Na mesma portaria foi designado o Secretário Executivo Adjunto Francisco das Chagas para coordenar a Comissão Organizadora Nacional.

A Comissão Organizadora Nacional é integrada por representantes das secretarias do Ministério da Educação, da Câmara e do Senado, do Conselho Nacional de Educação, das entidades dos dirigentes estaduais, municipais e federais da educação e de todas as entidades que atuam direta ou indiretamente na área da educação.

Professores fiquem atentos até dia 27 de setembro, formação a distancia duas mil vagas

fonte da informação: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14341

Formação a distância
Curso para técnico em gestão democrática abre duas mil vagas
Segunda-feira, 21 de setembro de 2009 - 18:10
A Universidade de Brasília (UnB) abriu duas mil vagas para o curso de formação a distância sobre fortalecimento dos conselhos escolares. Podem se inscrever técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação de todo o país que atuam na área de gestão democrática da escola. As inscrições devem ser feitas até o dia 27 de setembro.

O coordenador do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares da Secretaria da Educação Básica, José Roberto Ribeiro, explica que têm prioridade no curso, técnicos que atendam dois requisitos: que pertençam a estado ou município que solicitou a formação no Plano de Ações Articuladas (PAR), em 2007 e 2008, e que fizeram pré-inscrição no primeiro semestre deste ano.

A formação tem duração de 80 horas, divididas em duas fases, e trata de dez temas, entre eles, a democratização da escola e a construção da cidadania, o Conselho Escolar e a aprendizagem na escola. Todos os conteúdos do curso estão descritos na série de cadernos publicada pela Secretaria de Educação Básica. O curso foi construído pelo MEC e desde 2005 é desenvolvido em parceria com a UnB. De 2005 a 2008, a Universidade de Brasília qualificou cerca de dez mil técnicos.

Novas adesões - Além das duas mil vagas abertas pela UnB, mais seis universidades das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Norte e Sudeste aderiram ao programa este ano. As universidades federais do Ceará (Ufce), da Bahia (Ufba), de Mato Grosso do Sul (Ufms) e de São Paulo (UFSCar) já enviaram planos de trabalho que, em conjunto, propõem a abertura de 5.600 vagas. Outras duas instituições, as federais de Tocantins (Ufto) e do Rio Grande do Norte (Ufrn) estão finalizando projetos.

A ampliação do número de instituições, explica Roberto Júnior, visa ampliar a oferta do curso este ano e em 2010. A Secretaria de Educação Básica recebeu pedido de abertura de 16 mil vagas para qualificação de técnicos nos planos ações articuladas de estados e municípios.

Esse tipo de formação, segundo Roberto Júnior, aproxima a secretaria de educação dos conselhos escolares e também envolve as universidades públicas com os temas da educação básica, principalmente na construção da gestão democrática nas redes públicas.

Ionice Lorenzoni

domingo, 20 de setembro de 2009

Dia da Árvore

Repasse hoje: Dia da Árvore.
Faça um ritual pela vida,
plante uma árvore.
http://bit.ly/2hk5tb
http://twitter.com/profanalucia

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Professora Ana Lucia concorda com declaração do Ministro Haddad e apresenta seu ponto de vista

Para Haddad, principal problema da educação é gestão e não falta de recursos

Amanda Cieglinski
Agência Brasil São Paulo - O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que o problema do ensino público hoje está mais concentrado em falhas na execução e gestão das ações propostas e menos na questão de financiamento. Para ele, o país vive um "momento inusitado". “Hoje a nossa tarefa é de capacitação continuada de gestores locais para que eles consigam executar os recursos transferidos”, afirmou hoje (14) durante seminário sobre os dois anos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Segundo ele, o orçamento da pasta cresceu mais de 100% em seis anos. Mesmo com o crescimento, ele afirmou que “o cobertor ainda é pequeno” para tentar cobrir todas asnecessidades. Lançado em 2007 pelo governo federal, o plano – conhecido como PAC da Educação – é formado por um conjunto de ações que visa a melhorar os indicadores educacionais do paísaté2022. Um dos pontos mais importantes do plano, acredita Haddad, é a evolução na questão do planejamento e da gestão que permite “equalizar as oportunidades educacionais”. “Nós atendemos o prefeito e não sabemos de que partido é, isso não interessa. E quem aprova o PAR [Plano de Ações Articuladas] e transferência de recursos é um grupo de pessoas tecnicamente qualificadas para essa tarefa”, afirmou. Em relação às recentes cassações de mandatos de governadores e às eleições de 2010, o ministro disse que toda troca de comando “tem seus traumas”, que são mais fáceis de serem resolvidos quando há um plano de ações. Atualmente, todos os estados aderiram ao PDE e traçaram planos plurianuais de ações, metas e investimentos. “Quando você tem um norte, a tendência é preservar as ações em curso, não tem porque refazer tudo. Esse planejamento tem um ganho muito grande, sobretudo para as escolas”,defendeu. Edição: Lílian Beraldo


Professora Ana Lucia comenta declaração do Ministro Haddad:
A declaração que o Ministro Haddad faz é o que o MOVE: Movimento de Valorização do Educador vem publicando desde a sua fundação em maio de 2006. São tantos investimentos anunciados, os repasses do governo para a Educação, o FUNDEB ampliado, as ações do PDE, Plano de Desenvolvimento da Educação, o PAR-Plano de Ações Articuladas, Plataforma Freire sempre voltadas para o professor e para o aluno, mas quando olhamos a realidade, professores e alunos são os últimos na lista de prioridades, e pensamos o que acontece? Por que tudo isso não chega até nós professores? Onde foi que o processo "emperrou". É tudo muito claro e bonito no papel, estamos esperando até hoje o nosso Plano de Carreira, o piso salarial ,a tão sonhada Gestão Democrática, a atenção especial à EJA- Educação de Jovens e Adultos,a participação das famílias nas escolas conm o fortalecimento dos conselhos escolares, a formação continuada, a qualidade compatível com as grandes redes particulares de ensino, precisamos, sim de qualidade, como precisamos. Ou como nossos alunos vão competir com igualdade nos vestibular e ENEM e nos testes para conseguir um emprego. Com a escola do jeito que está, sem qualidade, a luta é desigual, para não dizer pior, mas já dizendo, é desumana. Em nome professores do Move eu afirmo, queremos qualidade de vida para todos os professores e professoras,enfrentam uma dura jornada de trabalho dão aulas em duas ou três escolas,levam trabalho para casa,cumprem funções extras, enfrentam a violência, o trânsito,a crítica de toda sociedade pela baixa qualidade da escola, a responsabilidade recai toda sobre os professores, é uma busca de culpados daqui e dali. E quem é primeiro a ser apontado? A professora e o professor. Para manter seu padrão de vida, estudar, ler bons livros, ter sua própria condução, um plano de saúde, (que muitos não tem na rede pública), um salário compatível com a sua formação e investimentos que a profissão exige, leitura, internet, boa apresentação no vestuário,calçados.
É por isso que concordo em gênero, número e grau com o Ministro Haddad, os investimentos aumentaram, mas a qualidade da escola pública ainda não. A vida dos professores está cada dia pior,principalmente com relação ao salário. Muitos profissionais de nível básico e de nível médio tem vencimentos superiores aos dos professores, onde está a lógica nisso? Investimos tanto em nosso profissional e não temos retorno. É fato que ganhamos menos que uma manicure, cabeleireiro ou um técnico em radiologia, vigilante e até que muitos catadores de papel, não desmerecendo nínguém, não é o mérito que está em questão. Estes trabalhadores que graças a Deus estão ganhando seu dinheiro honestamente e com dignidade, não quero com isso dizer que estes profissionais deveriam ganhar menos, todo trabalhador tem direito a um salário digno.Não é questão de mérito, dignidade,não não é nada disso.
É questão de numeros, gastamos muito para estudar, precisamos de retorno financeiro. O quero dizer é que o professor precisa ganhar mais,ou não vale a pena investir, o professor e a professora são os responsável pela formação de todos os indivíduos, de todo trabalhador. Quem não passou por uma sala de aula?
O Professor precisa ter curso superior, é a exigência legal para o exercício da profissão, precisa sempre se atualizar, é o profissional da informação, da formação, precisa estar à frente de seu tempo.
Foi-se o tempo em que o profissional da educação era visto como missionário, vocacionado, trabalho voluntário,o sacerdócio, atividade maternal.Ou esta profissão era vista como um "bico" para a dona de casa que só podia trabalhar fora meio período e além de tudo a ideologia "cuidar de criança" não é trabalho, é "cuidar de criança coisa de mulher". Ou ainda vista como um bico para o profissional recém formado que ainda não conseguiu se estabelecer, "vamos dar umas aulinhas"."Segurar a barra por uns tempos" ou atividade de final de carreira, o aposentado complementando sua renda. Quando vamos superar isso?
Não podemos conceber um profissional assim é inaceitável ainda mais para cuidar da Educação, uma nação precisa valorizar seus Educadores.
Todo profissional precisa ser um vocacionado, precisa ter aptidão,gostar do que faz,mas acima de tudo precisa ser um profissional valorizado em todos os sentidos, profissionalmente e financeiramente.
O que atrapalha é que a Educação pública está a mercê de interesses partidários, os cargos de gestão escolar que são de confiança e estão atrelados a estes interesses, isso não deveria acontecer,porque a educação é uma bandeira de todos os partidos, é a bandeira de todo brasileiro, só uma nação que valoriza a Educação consegue se desenvolver.
Eu amo ser professora , mas nenhum amor resiste a tanto descaso, tanto desprezo, muitos professores estão deixando a profissão e eu não os recrimino por isso,confesso que já pensei nisso com muito sofrimento mas pensei.
Quero mais respeito e consideração para minha profissão digo isso por mim e por todos os meus colegas do Brasil inteiro.O que o Ministro declara é verdade o problema não está no investimento, mas na gestão desses recursos e estas falhas estão em todos os níveis da administração da Educação Pública. Não adianta remendar este "cobertor", muitos já tentaram colocar remendo novo em roupa velha e o problema só piorou.Cuidem com carinho dos professores, para que eles possam transmitir este carinho, é a lei do amor, ninguem dá o que não tem," não basta amar é preciso manifestar este amor", isso quem disse foi um grande educador, que eu admiro muito.
Abraços, Professora Ana Lucia Cipriano

Prof. Ana Lucia diz: É isso o que queremos na Educação, na Política, na Saúde, no Brasil. A verdade sempre conserta tudo!

"que os processos democráticos sejam transparentes, precisos, confiáveis, informados e coerentes com a vontade popular." de Marina Silva

Estou preparando meu comentário espere só até amanhã,Abraços, Ana

Leia o comentário da Professora Ana Lucia Cipriano sobre a declaração do Ministro Haddad amanhã sem falta.

Escola é direito de todos.Assine a petição hoje ainda.

Assine a petição escola é direito de todos!!
EM DEFESA DAS ESCOLAS ITINERANTES DO RS
...manifesto (1) em defesa das escolas itinerantes no Rio Grande do Sul. Enquanto educacionistas, acredito que não podemos perder essa oportunidade de democracia participativa. Participe você também. Acesse o site do Jornal Educacionista ou, se preferir, assine a petição diretamente no www.petitiononline.com/05032009.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Concordo com o Ministro em gênero , número e grau,...

Para Haddad, principal problema da educação é gestão e não falta de recursos PDF Imprimir E-mail
14-Set-2009
Amanda Cieglinski
Agência Brasil

São Paulo - O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que o problema do ensino público hoje está mais concentrado em falhas na execução e gestão das ações propostas e menos na questão de financiamento. Para ele, o país vive um "momento inusitado".

“Hoje a nossa tarefa é de capacitação continuada de gestores locais para que eles consigam executar os recursos transferidos”, afirmou hoje (14) durante seminário sobre os dois anos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Segundo ele, o orçamento da pasta cresceu mais de 100% em seis anos. Mesmo com o crescimento, ele afirmou que “o cobertor ainda é pequeno” para tentar cobrir todas as necessidades.

Lançado em 2007 pelo governo federal, o plano – conhecido como PAC da Educação – é formado por um conjunto de ações que visa a melhorar os indicadores educacionais do país até 2022.

Um dos pontos mais importantes do plano, acredita Haddad, é a evolução na questão do planejamento e da gestão que permite “equalizar as oportunidades educacionais”. “Nós atendemos o prefeito e não sabemos de que partido é, isso não interessa. E quem aprova o PAR [Plano de Ações Articuladas] e transferência de recursos é um grupo de pessoas tecnicamente qualificadas para essa tarefa”, afirmou.

Em relação às recentes cassações de mandatos de governadores e às eleições de 2010, o ministro disse que toda troca de comando “tem seus traumas”, que são mais fáceis de serem resolvidos quando há um plano de ações. Atualmente, todos os estados aderiram ao PDE e traçaram planos plurianuais de ações, metas e investimentos.

“Quando você tem um norte, a tendência é preservar as ações em curso, não tem porque refazer tudo. Esse planejamento tem um ganho muito grande, sobretudo para as escolas”, defendeu.

Edição: Lílian Beraldo

Participe, faça a diferença!Vamos mudar este país!

Piso e plano de carreira geram mobilizações no país
15/09/2009



Debates e movimentos em defesa do piso salarial e Plano de Carreira da carreira do Magistério têm permeado ações nas instâncias municipais, estaduais e federal. Nesta quarta-feira, acontecerá, às 18h30min, no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o debate aberto "Piso e Carreira: Qualidade Social ou Qualidade Total?". O encontro é promovido pela Frente Parlamentar pela Aplicação do Piso da Câmara Municipal. Conforme a vereadora Sofia Cavedon, coordenadora da Frente, as novas diretrizes do plano de carreira e de remuneração da categoria envolvem muitas polêmicas, como a avaliação de desempenho dos professores. "Faremos um bom debate", prevê.

Amanhã, o dia será também marcado, em Brasília, por mais um ato público em protesto ao não cumprimento da lei do piso em vários estados e municípios. A manifestação, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), será às 14h em frente ao STF, com concentração às 12h no Senado.

Fonte: Correio do Povo /RS

terça-feira, 8 de setembro de 2009

O que você acha dos filhos de gestores públicos estudarem na escola pública? Leia neste blog sobre o tema.( veja postagens anteriores)

Germano disse:
Olha Ana Lúcia,
Sobre os filhos de gestores estudarem em escola pública eu não vejo nenhum problema.
Agora, sobre os filhos de gestores não estudarem em escola pública, isso eu acho uma vergonha, uma demonstração de como os principais responsáveis pela educação pública avaliam o resultado de seu trabalho. Por isso eu sou socialista, o que é bom pra um tem que ser bom para todos. E o que é mal para um não deve ser estendido para todos.


Ana Lucia comenta:
Pois é isso mesmo Germano, a idéia é esta. Se os gestores públicos escolhem outros prestadores de serviços, deduzimos que não aprovam o serviço que estão administrando,ou oferecendo a sua clientela, ou seja, buscam qualidade em
outra empresa, porque a empresa pública não tem a qualidade que seus filhos merecem. Esta discussão está no senado precisamos fortelecer este debate,e apoiar esteste projeto de lei. Quem sabe assim tendo os filhos dos gestores públicos estudando na escola pública teremos educação de qualidade,para todos, todos sairão ganhando, porque na educação já se provou que não bastam os investimentos, precism ser bem administrados.Abraços amigo, posso publicar sua resposta em nosso blog?É uma pena que uma pessoa como você não trabalhe mais para nossas crianças.

Leia a proposta em nosso blog:http://profpinda-move.blogspot.com/


Leia na s postagens anteriores
O MOVE APROVA ESTE PROJETO DE LEI E APLAUDE SENADOR CRISTOVAM BUARQUE
DIVULGUEM HOJE!! IMPORTANTE DEMAIS!
SENADO: CCJ vai debater projeto que obriga eleitos para Executivo e Legislativo a matricular filhos PDF Imprimir E-mail
02-Set-2009
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realizará audiência para debater projeto de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que obriga os agentes públicos eleitos para cargos nos Poderes Legislativo e Executivo, na União, estados e no Distrito Federal, a matricular seus filhos ou outros dependentes em escolas públicas na educação básica. O requerimento, apresentado pelo relator da matéria, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), foi apresentado na reunião desta quarta-feira (2).

Para debater o tema, em data ainda a ser definida, serão convidados o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, Gilberto Luiz Moraes Selber. Na lista, devem estar ainda dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da Câmara de Educação Básica do Conselho nacional de Educação (CEB/CNE).

Na justificação do projeto (PLS 480/07), Cristovam assinala que, no Brasil, os filhos dos dirigentes públicos cursam o nível básico em escolas privadas, o que demonstraria a má qualidade da escola pública. Ao mesmo tempo, afirma que isso revela o descaso desses dirigentes com o ensino público. Em sua opinião, se esses agentes fossem obrigados a matricular seus dependentes na rede oficial, a medida poderia contribuir para uma mudança da situação. O senador afirmou que, no lugar de resolver os problemas nacionais, como os da educação, as elites apenas buscam se proteger criando "privilégios especiais".

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

"Vocë deixará todos atordoados com a tua garra pela Educação e todos poderão receber benefícios, num futuro bem próximo."

Olá Ana L. Cipriano,
Plantas e colherás. Os bons ventos estão soprando por puro reconhecimento. Eu sei o quanto és dedicada e não mede esforços pelas coisas que acredita. Sou assim também. Nossa maneira de ser nos ajuda e nos alimenta, não?
Vocë deixará todos atordoados com a tua garra pela Educação e todos poderão receber benefícios, num futuro bem próximo.
Acabo de chegar do evento, em Boston e estou exausta, sem voz, mas muito feliz com os resultados.
Vou escrever, com calma, amanhã.
Parabéns pelo mérito alcançado. Vocë, realmente, merece.
Até amanhã.
Arlete
> Date: Sun, 06 Sep 2009 15:01:35 +0000
> From: Ana Lucia Cipriano

FÓRUM: Valorização dos Profissionais da Educação

FÓRUM: Valorização dos Profissionais da Educação
Olá Amigos Profissionais da Educação,

Estamos realizando uma grande campanha virtual pela valorização do profissional da Educação, como vocês podem acompanhar pelas postagens nossa intenção é que até dia 31 de dezembro próximo os municipios que ainda não implantaram o Plano de Carreira do Professor respeite este novo prazo estabelecido pelo CNE- Conselho Nacional da Educação.( Verifiquem nas postagens anteriores Resolução do CNE, Novas Diretrizes para a Carreira do Magistério).

Para isso convido todos os amigos da REDE SOCIAL FREIRE que acompanhem participem escrevam aos parlamentares, realizem este debate na sua região e publiquem os resultados desta discussão. Através deste debate pretendemos conhecer as diferentes realidades e as necessidades de cada região com relação a valorização profissional e financeira, escreva, partilhe conosco, contribua, nós podemos melhorar muito a vida deste profissional e em consequencia mudaremos a história deste país, porque Só a Educação muda um país.

Participe deste Fórum:

* Em seu Município há uma Plano de Carreira para os profissionais que atuam na Educação da Rede Pública?
* Porque o Profissional da Educação precisa de um Plano de Carreira?
* O que mudará em sua vida com a implantação de um Plano de Carreira?
* Que ações foram implantadas para a valorização do Profissional da Educação?


Convido também para que visitem nosso blog: http://profpinda-move.blogspot.com/

Visite nossa página no Movimento Educacionista participem do Forum, leiam as postagens anteriores há toda uma história sendo construida e você é convidado a participar.

É só clicar: http://educacionista.ning.com/profile/AnaLuciaCipriano

Acreditem, a Valorização do Profissional da Educação se faz urgente e necessária, valorizar o educador é valorizar a educação.

Abraços,

Professora Ana Lucia Cipriano

PS: Atenção: As respostas postadas serão publicadas em nossas páginas abaixo citadas.
* http://redesocial.unifreire.org/analuciadossantospintocipriano/forum-valorizacao-dos-profissionais-da-educacao
* MOVE: Movimento de Valorização do Educador
* Movimento Educacionista

domingo, 6 de setembro de 2009

Assine a petição escola é direito de todos!!

EM DEFESA DAS ESCOLAS ITINERANTES DO RS
...manifesto (1) em defesa das escolas itinerantes no Rio Grande do Sul. Enquanto educacionistas, acredito que não podemos perder essa oportunidade de democracia participativa. Participe você também. Acesse o site do Jornal Educacionista ou, se preferir, assine a petição diretamente no www.petitiononline.com/05032009.

CONAE 2010-Conferência Nacional de Educação

A Conferência Nacional de Educação (CONAE) é vista como um novo aliado desse processo, tendo em vista que a realização desta conferência requer a participação efetiva de toda a sociedade, de modo a redirecionar o panorama da educação básica e superior e, desse modo, estabelecer as bases para uma política de Estado para educação, propiciando elementos basilares para a construção do novo Plano Nacional de Educação.
Saiba mais no site ( recorte e cole no seu navegador).
http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/busca.asp?cx=008343006456127368238%3Af2oescmxcbi&cof=FORID%3A10&ie=iso-8859-1&q=&sa.x=7&sa.y=7&sa=Pesquisar

CONAE 2010-Conferência Nacional de Educação

Etapa preparatória Estadual dias 2 e 3 de outubro de 2009 em SP Informem-se!!Estarei lá

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

EM DEFESA DAS ESCOLAS ITINERANTES DO RS

...manifesto (1) em defesa das escolas itinerantes no Rio Grande do Sul. Enquanto educacionistas, acredito que não podemos perder essa oportunidade de democracia participativa. Participe você também. Acesse o site do Jornal Educacionista ou, se preferir, assine a petição diretamente no www.petitiononline.com/05032009.

EM DEFESA DAS ESCOLAS ITINERANTES

We endorse the Em Defesa das Escolas Itinerantes Petition to Governo RS.

Read the Em Defesa das Escolas Itinerantes Petition
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The Em Defesa das Escolas Itinerantes Petition to Governo RS was created by and written by Roberto Leher e Virginia Fontes (crismiranda2@gmail.com). The petition is hosted here at www.PetitionOnline.com as a public service. There is no endorsement of this petition, express or implied, by Artifice, Inc. or our sponsors. For technical support please use our simple Petition Help form.

O MOVE APROVA ESTE PROJETO DE LEI E APLAUDE SENADOR CRISTOVAM BUARQUE

DIVULGUEM HOJE!! IMPORTANTE DEMAIS!
SENADO: CCJ vai debater projeto que obriga eleitos para Executivo e Legislativo a matricular filhos PDF Imprimir E-mail
02-Set-2009
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realizará audiência para debater projeto de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que obriga os agentes públicos eleitos para cargos nos Poderes Legislativo e Executivo, na União, estados e no Distrito Federal, a matricular seus filhos ou outros dependentes em escolas públicas na educação básica. O requerimento, apresentado pelo relator da matéria, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), foi apresentado na reunião desta quarta-feira (2).

Para debater o tema, em data ainda a ser definida, serão convidados o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, Gilberto Luiz Moraes Selber. Na lista, devem estar ainda dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da Câmara de Educação Básica do Conselho nacional de Educação (CEB/CNE).

Na justificação do projeto (PLS 480/07), Cristovam assinala que, no Brasil, os filhos dos dirigentes públicos cursam o nível básico em escolas privadas, o que demonstraria a má qualidade da escola pública. Ao mesmo tempo, afirma que isso revela o descaso desses dirigentes com o ensino público. Em sua opinião, se esses agentes fossem obrigados a matricular seus dependentes na rede oficial, a medida poderia contribuir para uma mudança da situação. O senador afirmou que, no lugar de resolver os problemas nacionais, como os da educação, as elites apenas buscam se proteger criando "privilégios especiais".

Contingenciamento

Na reunião, foi também aprovado requerimento para debate sobre seis projetos de lei complementar, em tramitação conjunta na CCJ, com disposições diversas sobre o chamado contingenciamento orçamentário - a retenção, pelo governo, de dotações para despesas incluídas no orçamento. Serão convidados o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo. O propositor da audiência é o senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA), relator das matérias.
Gorette Brandão / Agência Senado

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O MOVE: Movimento de Valorização do Educador participa deste manifesto,pois a Educação é um direito de todos.

Manifesto (1) em defesa das escolas itinerantes no Rio Grande do Sul. Enquanto educacionistas, acredito que não podemos perder essa oportunidade de democracia participativa. Participe você também. Acesse o site do Jornal Educacionista ou, se preferir, assine a petição diretamente no www.petitiononline.com/05032009.

(1) Em Defesa das Escolas Itinerantes

View Current Signatures - Sign the Petition
________________________________________
To: Governo RS
to: Yeda Crusius: governadora@gg.rs.gov.br; Ministério Público: pgj@mp.rs.gov.br; Assembléia Legislativa - Presidente Ivar Pavan (PT): ivarpavan@al.rs.gov.br
c/c: MST RS: mstrs@mst.org.br


*Manifesto em defesa da reabertura e de uma melhor infra-estrutura pública da Escola Itinerante do MST-RS*

A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crucius, e parte direitista do Ministério Público do estado estão golpeando as Escolas Itinerantes do MST no Rio Grande do Sul, decretando o banimento dessas instituições educativas. O ato de proscrever essa inspiradora iniciativa educativa do MST é parte do processo de criminalização e de expulsão do MST do estado, conforme vem sendo denunciado pelas entidades democráticas de dezenas de países.

Para proteger os latifúndios e as corporações, em especial as de celulose, Yeda e seus aliados querem cortar o que julgam ser o "mal pela raiz": a educação das crianças, dos jovens e dos adultos que estão acampadas há anos, pois nada é feito em prol da reforma agrária. A governadora quer silenciá-los.

Os camponeses foram expropriados de suas terras pelo poder do grande capital e nenhuma alternativa econômica lhes foi possibilitada. É por isso que as bandeiras do MST tremulam à beira das rodovias que ladeiam os latifúndios destrutivos. Dignamente os camponeses resistem lutando pela democracia que, para ser verdadeira, não pode prescindir dos meios econômicos que assegurem condições de vida humana. E as Escolas Itinerantes são parte desse processo civilizatório.

As Escolas Itinerantes do MST são espaços de conhecimento, criação, socialização com base em valores ético-políticos libertários e democráticos. São espaços públicos de formação humana, de crítica e de renovação do pensamento pedagógico brasileiro e latino-americano. Estudiosos de diversos países as investigam e as difundem por meio de teses, artigos, experiências de educação popular, propagando ideais pedagógicos originalmente sistematizados e difundidos por Paulo Freire. As Escolas Itinerantes são lugares que estão propiciando reflexões que permitem construir um melhor futuro para a educação pública, gratuita, laica e autônoma frente aos interesses particularistas e mesquinhos como os professados pelo atual governo estadual.

Exigimos a imediata reabertura das Escolas Itinerantes acompanhadas pelo MST, bem como a garantia de que o poder público assegurará a infra-estrutura necessária ao pleno funcionamento das mesmas. Os signatários do presente Manifesto estarão acompanhando as ações do governo estadual nos sindicatos, nas escolas, nas universidades, nas lutas sociais, promovendo denúncias e atos políticos até que as escolas voltem às crianças, aos jovens e aos professores que nelas atuam.
MOVE: Movimento para valorização do Educador comemora de novo ÊÊÊÊÊÊÊ!!!! Câmara aprova limite de alunos em sala de aula

terça-feira, 1 de setembro de 2009

MOVE:Movimento para Valorização do Educador comemora!ÊÊÊÊ! Democratização das decisões na Escola é aprovada no Senado Projeto de Lei 4483/08