quinta-feira, 29 de abril de 2010

Quando teremos gestão democrática na escola pública?

A Educação Pública pede socorro, quando teremos gestão democrática?
Vamos parar de fazer a "festa" com o dinheiro do povo brasileiro.
Dá para consultar a comunidade educativa pelo menos uma vez na vida, se perguntassem: O que a Educação mais precisa neste momento?
Não tenho dúvidas de que as melhores respostas seriam dos pais , alunos e professores.Se consultassem, mas "se".
Mas não consultam, decidem e pronto, "se acham" os donos da verdade.Senhores absolutos, onipotentes,onipresentes,oniscientes, como se a escola fosse propriedade particular.Se bastam em si mesmos.Isso sim é um grande equívoco.
Por que os gestores insistem em achar que sabem o que é melhor para a Educação,para os Educadores e Educandos decidem tudo e nós professores somos os últimos a saber.
Gestão Democrática ficou mesmo só no papel, é uma pena, não sei o que passa na cabeça destes gestores municipais, pois errariam menos,utilizariam melhor os recursos da Educação, Não causariam tanta revolta nos professores e nos alunos. Dinheiro mal utilizado nunca mais tem retorno.
Aguardamos o pré Sal,com a promessa de ser utilizado na Educação,mas se este recurso for administrado da forma como os Recursos da educação estão sendo administrados atualmente, não temos a mínima chance de avançar, porque as prefeituras fazem o que bem entendem,a Educação mais parece uma terra sem lei.Reafirmo aqui e agora, o professor e o aluno são o centro e a razão de toda a Educação.Também proclamo que precisamos de Supervisão, Fortalecimento dos Conselhos de Controle Social,Gestão Democrático Concurso Público ou eleição direta com a participação da comunidade.
Vamos acabar com esta festa, cargos de confiança,gestão antidemocrática. A Educação Pública pede Socorro e bem alto. SOCCOOOOOORRRRRROOO!
Por: Professora Ana Lucia Cipriano, pelo MOVE: Movimentos de Valorização do Educador, em 29/04/2010.

O Professores do Vale do Paraiba precisam reagir!

Adinan disse...

Parabéns pelo blog. Acredito que essa região do Estado precisa de pessoas que lutem pela educação e pelo direito dos professores. Visite nosso site www.educacaoemdebate.com.br e seja uma colaboradora, incluindo suas postagens lá.
Entre em contato conosco pelo email adinan13490@terra.com.br



JOSÉ ADINAN ORTOLAN

Coordenador da CONAE-SP

Convido-a para um visita ao S.O.S. Educação Pública - http://soseducaopblica.blogspot.com


Ana,

Acabei de ler a sua página e fiquei entusiasmada com a sua proposta. Tentei entrar no blog sugerido na página, mas informam que o mesmo ainda está aguardando registro. Sou professora, aqui no Rio de Janeiro e cansada de asssitir a campanha de difamação que a nossa categoria é alvo para distrair a população das falhas do sistema, resolvi criar um blog - S.O.S. Educação Pública - objetivando mobilizar a categoria a reagir e defender-se e para através do debate entre os profissionais da área nos mobilizar em defesa da educação pública. Amo a minha profissão e creio que a educação é o caminho para conseguirmos uma sociedade mais justa, mas pouco podemos fazer com o que nos é oferecido.
Gostaria de saber mais sobre esse movimento e gostaria de divulgá-lo através do meu blog. Convido-a para um visita ao S.O.S. Educação Pública - http://soseducaopblica.blogspot.com

Atenciosamente

Graça Aguiar

A Educação pública pede socorro, quando teremos gestão democrática,vamos parar de fazer a festa com o dinheiro do povo brasileiro.

O que torna um executivo eficaz?

Um executivo eficaz não precisa ser um líder – não no sentido em que o termo é comumente empregado hoje em dia. Harry Truman, por exemplo, não tinha um grama de carisma e mesmo assim foi um dos presidentes mais eficazes da história americana. Assim como ele, alguns dos melhores executivos com quem trabalhei em 65 anos de carreira – de organizações com e sem fins lucrativos – não se encaixavam no estereótipo do líder. Eram variadíssimos no que tange a personalidade, atitude, valores, pontos fortes, pontos fracos – havia do extrovertido ao semi-recluso, do despreocupado ao controlador, do generoso ao parcimonioso.

E eram eficazes porque seguiam, todos, as oito seguintes práticas:

1. Perguntavam “O que precisa ser feito?”.

2. Perguntavam “O que é bom para a empresa?”.

3. Criavam planos de ação.

4. Assumiam a responsabilidade pelas decisões.

5. Assumiam a responsabilidade pela comunicação.

6. Focavam oportunidades em vez de problemas.

7. Faziam reuniões produtivas.

8. Pensavam e diziam “nós” em vez de “eu” (…)

Acabamos de analisar as oito práticas do executivo eficaz. De quebra, faço uma recomendação final. É algo tão importante que será elevado à condição de regra: ouça primeiro, fale por último.

(Peter Drucker, filósofo e economista, considerado o ‘pai da Gestão moderna’)

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Movimento Todos pela Educação em Pindamonhangaba


Oficina de Mobilizadores pela Educação participe faça contato com o comitê de Pindamonhangaba

Foram convidadas 14 cidades, e tivemos representantes de 07 cidades, sendo que a cidade de Taubaté se fez representada por sua secretaria municipal de educação.
Tivemos um total de 63 inscrito e a presença de 34 pessoas na oficina.
A oficina foi ministrada pelo Sergio Maia, assessorado pela Loide e foi um verdadeiro sucesso. As discussões foram acaloradas e com muita participação de todos. Os voluntarios presentes em sua maioria representantes de igrejas estavam bem interessados e motivados, a ponto de ser ampliado o comitê de Pindamonhangaba que hoje passa a contar com 23 componentes, representando:
Igreja Evangélica Assembléia de deus Ministério Belém;
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Taubaté em Pindamonhangaba;
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Madureira;
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Antioquia;
Igreja do Evangelho Quadrangular;
Igreja Católica - Paróquia São Benedito em Moreira Cesar;
Igreja católica Paróquia Nossa Sra. do Rosario de Fátima;
Igreja católica - Carismaticos;
Faculdade de Pindamonhangaba-Fapi;
Diretoria regional de Ensino em Pindamonhangabha;
Secretaria Municipal de Educação;
Câmara Municipal de Pindamonhangaba- Comissão de Educação;
Fundeb; e
Profissional liberal(dentista) Voluntário.
O Comitê ampliado de Pindamonhangaba já tem sua reunião ampliada marcada para dia 21/05/2010 as 19hs no Departamento de Educação e Cultura da cidade, cedido gentilmente pela nossa Secretária BArbara.
Desafiados os presentes pela Liderança da Mobilização Doris Cardoso Prudente Bertolino, a formarem também o comitê regional do Vale do Paraiba, os presentes aceitaram o desafio. O Comitê Regional do Vale do Paraiba ficou composto das seguintes cidades:
Pindamonhangaba, Taubaté, Campos do Jordão, Tremembé, São Jose dos Campos, Santo Antonio do Pinhal, Mogi das Cruzes(que apesar de não pertencer ao Vale se fez presente e compondo). Esses representantes ficaram encarregados de lançar o plano em seus muncipios com a ajuda dos mobilizadores de Pindamonhangaba e também apresentá-los as demais municipios da região, tendo como objetivo principal difundir o movimento de mobilização social pela educação.
O Comitê Regional já tem reunião marcada para o dia 14 de Maio com o local ainda a ser confirmado.

Cidades que estiveram presente no geral: Pindamonhangaba, Taubaté, Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal, Tremembé, Mogi das Cruzes. São Jose dos Campos e Caçapava.


--
Doris Cardoso Prudente Bertolino
Liderança da Mobilização Social pela Educação
http://familiaeducadora.blogspot.com/
http://comitepinda.blogspot.com/

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Professora Ana Lucia Cipriano participou das etapas intermunicipal e estadual da Conferência Nacional de Educação






São Paulo, 03 de Abril de 2010

Prezados educadores (as),


Encerramos na última quinta-feira em Brasília a etapa final da Conferência Nacional da Educação (CONAE) com a presença do presidente Lula, do ministro da educação Fernando Haddad e de cerca de 3 mil delegados eleitos em todos os Estados da federação.

Você foi parte integrante desse processo. Mesmo que você não tenha sido um delegado nacional, sua opinião, suas idéias e suas esperanças estiveram conosco nos cinco dias da CONAE.

Nem tudo aquilo que você defendia foi aprovado e algumas coisas que você não concorda farão parte do documento nacional. Porém, a maior parte daquilo que acreditamos será parte integrante do Plano Nacional da Educação (2011-2020).

Quando esse documento for aprovado pelo Congresso Nacional, cada um de nós poderá dizer que participamos do processo de elaboração e que ajudamos a construir aquilo que acreditamos para a educação de nosso país.

Veja as principais decisões da CONAE:

- Criação do Sistema Nacional da Educação que vai articular as ações educacionais em todos os níveis e todas as áreas

- Criação do Fórum Nacional da Educação que terá poderes mais amplos que o Conselho Nacional da Educação.

- Mudanças dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal que deverá ter seus membros eleitos de forma democrática e representar os segmentos da área da educação.

- Gestão democrática da educação deve ser estendida também para o setor privado;

- Melhoria dos programas de assistência ao estudante;

- Fortalecimento do ensino público e gratuito;

- Reserva de vagas nas universidades públicas para um mínimo de 50% de alunos egressos do ensino médio, sendo respeitada a proporcionalidade de negros(as) e indígenas de cada ente federado a que pertence a instituição.

- Ampliação do atendimento de creche, ensino fundamental em período integral e ensino médio profissionalizante;

- Ampliação da Educação de Jovens e Adultos e de programas de combate ao analfabetismo;

- Financiamento das matriculas públicas através do Custo Aluno/a Qualidade (CAQ)

- Ampliação da gratuidade dos cursos do sistema “s”;

- Construção de um Referencial Nacional para a Formação de Professores;

- Formas de melhoria salarial dos profissionais da educação com piso salarial de R$ 1.800,00;

- Sistema de dedicação exclusiva do professor num único cargo, sendo que até 2015, 1/3 da carga horária será destinada a horas-atividade;

- Licença automática e remunerada para cursas mestrado e doutorado;

- Formação inicial do professor de forma presencial e o EAD (Ensino á distância) somente de forma excepcional e rigidamente regulamentado;

- Diretrizes de carreira sem o sistema de premiação/punição;

- Ampliação gradativa dos recursos da educação até que seja aplicado 10% do PIB na educação pública;

- Ampliação dos recursos vinculados de 18% para 25% dos recursos da União e de 25% para 30% dos recursos dos Estados e Municípios;

- Criação da Lei de Responsabilidade Educacional;

- Criação do programa de Educação Fiscal para a cidadania;

- Destinar 50% dos recursos do Fundo Social e dos royalties do petróleo e do pré-sal para a educação;

- Fortalecimento das medidas de inclusão e de educação para a diversidade, com a introdução da educação para comunidades quilombolas, o combate à homofobia e outras formas de preconceito;

- Recursos públicos para a educação pública, sendo que à partir de 2018 os recursos do FUNDEB não poderão mais financiar instituições privadas.

Tão logo a Comissão de Sistematização divulgue o documento final, ele será disponibilizado pelo endereço eletrônico www.mec.gov.br/conae.

Todas essas decisões ainda poderão ser modificadas pelos órgãos técnicos do Governo Federal e pelo Congresso Nacional.

Portanto, toda a mobilização que fizemos para a realização da CONAE com a participação de mais de 100 mil pessoas no Estado de São Paulo deve permanecer para que possamos garantir nossas conquistas;

A todos vocês, gostaria de agradecer pelo apoio na realização da CONAE – São Paulo. Sem a dedicação de cada um não seria possível realizar a maior conferência da história do Brasil.

Um forte abraço,





JOSÉ ADINAN ORTOLAN

Coordenador da CONAE-SP

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Isto serve para todos nós.

Para refletir:

“Não devemos julgar a vida dos outros, porque cada um de nós sabe de sua própria dor e renúncia. Uma coisa é você ACHAR que está no caminho certo, outra é ACHAR que seu caminho é o único!”
autor: Paulo Coelho