terça-feira, 24 de maio de 2011

MOVE: MOVIMENTO DE VALORIZAÇÃO DO EDUCADOR

CARTA ABERTA DE UMA PROFESSORA

ULTIMAMENTE MUITO SE TEM FALADO SOBRE A NECESSIDADE DE MELHORAR O ENSINO PESQUISAS REVELAM O BAIXO DESEMPENHO DOS ALUNOS EM TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO. AS AVALIAÇÕES INDICAM QUE OS ALUNOS NÃO TÊM DOMÍNIO DA LEITURA E DA ESCRITA E NÃO IDENTIFICAM OPERAÇÕES QUE RESOLVEM UMA SITUAÇÃO PROBLEMA ENTRE OUTRAS QUESTÕES.
NO INICIO DE MARÇO O MINISTRO DA EDUCAÇÃO APRESENTOU UM PACOTE COM UM INVESTIMENTO SIGNIFICATIVO EM ESCOLAS COM BAIXO DESEMPENHO COM O OBJETIVO DE MELHORAR A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS.
O PROJETO FOI ALVO DE MUITAS CRÍTICAS, MAS TAMBÉM MERECEU ELOGIOS. O FATO É QUE ISSO COLOCOU EM FOCO A NECESSIDADE URGENTE DE MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO NO PAÍS.
QUERO ENFATIZAR EM MEU DISCURSO QUE A PROFESSORA E O PROFESSOR TEM SIDO RESPONSABILIZADO PELA PÉSSIMA SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA A EDUCAÇÃO EM NOSSO PAÍS.
O QUE NÃO SE PUBLICA É QUE AO LONGO DA HISTÓRIA OS PROFESSORES TÊM SIDO DESPREZADOS PELO PODER PÚBLICO E NA BUSCA DE RAZÕES PARA TANTO DESCASO ENCONTRAMOS POSSÍVEIS RESPOSTAS.
DETERMINA-SE QUE A PROFISSÃO TEM CARÁTER VOCACIONAL, MISSÃO NOBRE, UMA EXTENSÃO DA MATERNIDADE ONDE SE PODE ALCANÇAR UMA REALIZAÇÃO INDEPENDENTE DO RECONHECIMENTO FINANCEIRO EPROFISSIONAL.
PROFISSÃO NOBRE QUE REQUER INDIVÍDUOS TERNOS, DÓCEIS, PACIENTES VOCACIONADOS COMO NO SACERDÓCIO, O QUE CONFIGURA UM DISCURSO PURAMENTE IDEOLÓGICO. IDEOLOGIA SUSTENTADA AO LONGO DA HISTÓRIA POR OUTRA QUESTÃO IDEOLOGICA O MACHISMO, AINDA QUE SEM RAZÃO DE SER, POIS ULTRAPASSADA E ARCAICA, MAS QUE PERMITE CONSTATAR O NÚMERO SIGNIFICATIVO DA POPULAÇÃO FEMININA QUE OPTA PELO MAGISTÉRIO O QUE A CARACTERIZA COMO UMA PROFISSÃO FEMININA, PÚBLICO QUE SE IDENTIFICA E SE REALIZA NÃO PELA REMUNERAÇÃO, MAS PELO EXERCÍCIO DA MATERNAL TAREFA DE EDUCAR CRIANÇAS.
ALÉM DISSO TRATA-SE DE UMA TAREFA ONDE SE CONSEGUE CONCILIAR TAREFAS DOMÉSTICAS DEVIDO A CARGA HORÁRIA DE MEIO PERÍODO, UM “BICO” JÁ QUE DE ACORDO COM A MENTALIDADE MACHISTA É O HOMEM QUEM PAGA AS DESPESAS DA CASA.
ENFIM, O FATO É QUE TODA IDEOLOGIA É CONTESTÁVEL, SOFRE MUDANÇAS AO LONGO DA HISTÓRIA E O QUE CONSTRÓI A HISTORIA SÃO AS SEQÜÊNCIAS DE FATOS E ACONTECIMENTOS. E HOJE É FATO QUE AS MULHERES DIVIDEM RESPONSABILIDADES NO ORÇAMENTO DOMÉSTICO OU ASSUMEM INTEIRAMENTE E QUE NA MAIORIA DOS CASOS, DOBRAM O PERIODO, PREJUDICANDO A QUALIDADE DE SEU DESEMPENHO VISTO HÁ UMA CARGA DE TRABALHO EXTRA QUE O PROFESSOR LEVA PARA CASA E QUE PARA ISSO FOI BENEFICIADO COM UM VERGONHOSO ADICIONAL CHAMADO “HORA ATIVIDADE” SABEMOS QUE A PROFESSORA E O PROFESSOR SÃO PROFISSIONAIS QUE DEVEM ESTAR SEMPRE A FRENTE DE SEU TEMPO E PARA ISSO SÃO IMPRESCINDÍVEIS OS INVESTIMENTOS EM CURSOS, LICENCIATURAS, GRADUAÇÕES, CONGRESSOS, SEMINÁRIOS,FÓRUNS, INTERNET E TODA MODALIDADE DE FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO QUE O CAPACITE PARA EXERCER COM COMPETÊNCIA SUA PROFISSÃO.
OUTRO FATOR IMPORTANTE É QUE AS REGRAS PARA O EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO SÃO DEFINIDAS PELA CÂMARA MUNICIPAL, ASSEMBLÉIAS LEGISLATIVAS E EXECUTIVAS LOCAIS E AS DISTORÇÕES SÃO ENORMES O RESULTADO É DESIGUAL COM COBRANÇAS DESIGUAIS.
É IMPORTANTE RESSALTAR QUE DESDE 1939 A MULHER É ELEITORA E ANTES DE TUDO É CIDADÃ E CONSCIENTE, ATUANTE QUE PODE E DEVE DEFINIR O DESTINO DE SUA HISTÓRIA, DECIDIR O QUE É MELHOR PARA SUA VIDA E DEVE AGIR COM PROFISSIONALISMO CIENTE DE QUE TODA PROFISSÃO EXIGE ÉTICA E VOCAÇÃO QUE É SINÔNIMO DE COMPROMISSO PARA EXERCE-LA SEM DEIXAR DE LADO AS RELAÇÕES DE TRABALHO REGIDAS POR LEIS QUE GARANTEM A JUSTIÇA DE UMA NAÇÃO.DAÍ A LUTA POR SALÁRIOS DIGNOS E PROMOÇÃO PROFISSIONAL É TÃO DIGNA QUE DEVE SER ENTENDIDA COMO UM MOMENTO DE SUA PRATICA DOCENTE ENQUANTO PRATICA ÉTICA E QUE NÃO HÁ NADA DE IMORAL EM REIVINDICAR SEUS DIREITOS E COMBATER ESTE DESCASO HISTÓRICO DO PODER PÚBLICO POR ESTE PROFISSIONAL QUE CONTRADITORIAMENTE REALIZA UMA TAREFA NOBRE NA SOCIEDADE.
AFINAL QUE CIDADÃO DESTE PAÍS,INCLUSIVE OS QUE A DESPREZAM UM DIA NÃO PASSOU PELA DELICIOSA AVENTURA DE APRENDER ATRAVÉS DE UM PROFESSOR OU PROFESSORA.
AFINAL QUE CIDADÃO DESTE PAÍS, INCLUSIVE OS QUE A DESPREZAM UM DIA NÃO PASSOU PELA DELICIOSA AVENTURA DE APRENDER ATRAVÉS DE UM PROFESSOR OU PROFESSORA.
É COM ESTE ENTUSIASMO PELA EDUCAÇÃO QUE APRESENTO A TODA SOCIEDADE O NASCIMENTO EM PINDAMONHANGABA DO MOVE: O MOVIMENTO PELA VALORIZAÇÃO DO EDUCADOR.
CONVIDO A TODOS A RESTAURAR SEU ANIMO E INICIAR ESTA JORNADA NA CONQUISTA DE MAIS RESPEITO PELA NOSSA PROFISSÃO. PORQUE RESPEITO É BOM NÓS GOSTAMOS.

PROFESSORA ANA LUCIA DOS SANTOS PINTO CIPRIANO ATUA NA REDE MUICIPAL DE ENSINO DE PINDAMONHANGABA NO BAIRRO DO ARARETAMA
PELA COMISSÃO ORGANIZADORA DO MOVIMENTO
Em 05/05/2006 - publicada no Jornal da Cidade em 11/05/2006

Contato:Orkut comunidade MOVE analucia_cipriano@hotmail.com
Blog: profpinda-move.blogspot.com.br