terça-feira, 13 de dezembro de 2011




Ana Lucia Cipriano diz:
Sobre o Plano de Carreira
Conheça as normas para aulas de Educação Física e entendam porque os professores da Rede Municipal de Pindamonhangaba reivindicam tanto este profissional nas escolas.
Item não incluído no nosso Plano de Carreira e que muito nos entristeceu.
Nós queremos muito estes profissionais em nossas escolas, hoje ministramos estas aulas de Educação Física, mas não por nossa livre vontade.
Sabemos que não atuamos com a competência que esta área exige, temos consciência de nossa limitação, pois trata-se de uma área que tem peculiaridades que só um profissional formado em Educação Física é capaz de desenvolver, além disso há riscos na prática de modalidades esportivas que precisam ser bem avaliadas, mas que só podem ser detectados por estes profissionais. Muitos municípios, vizinhos nossos já tem este profissional,aqui em Pindamonhangaba precisamos também, é urgente e necessário.
Nossos alunos também desejam muito aprender as diferentes modalidades esportivas, eu posso afirmar nossas crianças sonham com isso, há muitos talentos em nossas escolas, mas são desperdiçados por esta espera de tantos anos.
Nós queremos o profissional da Educação Física em nossas escolas, despertando talentos que farão brilhar o nome de nossa querida Pindamonhangaba.

Leia com atenção para nos entender e nos ajudar nesta batalha.

O Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) é uma instituição de direito público que tem como objetivo orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades próprias dos Profissionais de Educação Física. Além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, o CONFEF atua visando à construção de um país soberano e menos desigual, tendo uma responsabilidade ética com a sociedade de lutar pelo direito constitucional de cada cidadão à prática de atividades físicas – direito este garantido através da orientação e dos serviços prestados por Profissionais de Educação Física. Neste portal, você encontra notícias sobre a profissão, nossa legislação, a história, o Estatuto e a missão deste Conselho, além de poder consultar os Profissionais registrados no Sistema CONFEF/CREFs.
http://www.confef.org.br/
CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
www.confef.org.br
O Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) é uma instituição de direito público que tem como objetivo orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades próprias dos Profissionais de Educação Física. Além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, o CONFEF at...

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Em defesa dos professores: Algumas questões que abordamos em Reuniões com a Comissão e Audiência Pública

1- Falta abonada: não está prevista na lei orgânica municipal e nem no estatuto municipal dos funcionários, recebemos o mesmo valor de salários para meses com 31 dias e com 30 dias. O 31° dia que os funcionários não recebem,é a falta abonada foi criada para os servidores públicos (federal e estadual). A questão é que trabalhamos um dia nos meses de trinta e um dias que não são computados, pois recebemos por trinta dias,basta olhar em seu hollerith se há diferença de pagamento para os meses de 30 e de 31 dias, as empresas privadas também já reconheceram e já estabeleceram acordo sobre esta questão, entendemos que a prefeitura tem que pagar estes valores reajustados ou acatar o direito da falta abonada que já é fato na prefeitura quando paga o mesmo valor tanto para meses com 31 dias quanto para meses com 30 dias;ainda ficou só uma promessa, para estudar a possibilidade, ainda não está estabelecido neste texto d lei que deverá ser votada em breve.

2- Valorização e Remuneração do quadro do magistério - 60% dos valores do FUNDEB - é desvinculado da Lei de responsabilidade fiscal, por ser fundo próprio e com destino estabelecido na Lei Federal, é verba designada.A Lei de Responsabilidade fiscal, 101/2000 já determina a aplicação dos Fundos e programas do Governo Federal. Sobre os 60% são os mesmos 60% até quando se calcula com a verba total da prefeitura é bem simples o calculo.A Prefeitura deveria repassar esse valor aos professores,já que a verba é destinada para esses fim.

3-A Lei do Piso é Constitucional, inclusive com relação à jornada.Conforme amplamente noticiado, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou improcedente a ADI que questionava a constitucionalidade da Lei 11.738/2008, que fixou o piso salarial nacional dos professores e também a proporção da jornada que é exercida em atividades com os alunos.Essa disposição está fixada no § 4º do artigo 2º da lei, e vai escrita da seguinte forma:
“§ 4o Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.”

4-A visita à casa dos alunos que deverá acontecer em horário de HTPC, insistimos que não seja obrigatório, pois atentamos para situações de perigo enfrentados por professores,(citamos exemplos já ocorridos com oficiais de justiça), acreditamos que este deve ser um trabalho realizado por profissionais especializados como no caso assistentes sociais, conselheiros tutelares.

5- Mais uma vez explicamos que premiação é uma política emergencial e que nenhuma ligação tem com o sentido de promoção ou progressão, portanto premiação não é uma Carreira. Premiação é um ato que não agrega valores financeiros ao salário dos professores que no momento de sua aposentadoria, ou seja quando mais precisar não terá lhe será tirado. Aposentadoria é o momento da vida em todos que se dedicaram e trabalharam com honestidade deveriam ter um vida coroada pela dignidade, neste caso, dos professores, não terão.

6- Profissionais especialistas: Insistimos na contratação dos professores de Educação Física que além de ser uma necessidade é uma exigência da categoria já que há uma lei que estabelece que nenhum profissional está autorizado a ministrar aulas de Educação Física sem autorização do orgão competente.

Participem da Audiência Pública hoje sem falta!

O que significa um Plano de Carreira na vida dos profissionais da Educação?
O Plano de Carreira é um conjunto de normas (direitos e deveres).
é o Plano de Carreira estabelece ao profissional ingresso, progresso tanto no aspecto hierárquico quanto financeiro.
O Plano de Carreira é importante para os profissionais da Educação, pois garante igualdade de tratamento para todos evita privilégios e casuísmos.
Vamos participar hoje da Audiência Pública é importante para todos os profissionais da Educação.
Há questões no texto da lei que nós da Comissão de professores que acompanhou a elaboração do texto não concordamos, porém a decisão é de todos, por isso uma Audiência Pública, para que todos possam opinar.
A aprovação deste Projeto de Lei depende de todos os profissionais da Rede Municipal de Pindamonhangaba, não faltem!

domingo, 4 de dezembro de 2011

Participe.




Caros colegas profissionais da Educação cidadãos e cidadãs de Pindamonhangaba,
Convido todos para Audiência Pública dia 8 de dezembro de 2011, às 18 horas, na Câmara Municipal de Pindamonhangaba.
Participe, porque só a Educação muda um País, um Plano de Carreira de boa qualidade fará muita diferença na vida do profissional da Educação, Professores valorizados e satisfeitos todos sairão ganhando.