sábado, 18 de julho de 2009

Professora Ana Lucia Cipriano escreve sobre o comentário de Arnaldo Jabor

Olá amigos, não podemos desistir de mudar o rumo desta história, "nós podemos muito nós podemos mais."(da Música: Sementes do Amanhã)

"Quais são as causas profundas dessa vergonha?"


Arnaldo Jabor arrasou no comentário

Nessas reportagens sobre a educação, as soluções são claras: verbas maiores para pagar professores, escolas construídas com segurança, bem aparelhadas tecnicamente. Mas ninguém faz. Por quê? Por que somos um dos países com o pior sistema de educação do mundo? Quais são as causas profundas dessa vergonha?

Bem, primeiro, porque educação não traz votos. Escolinhas limpas, quem liga para isso? Mesma coisa com a saúde. São problemas de puro interesse social, e isso não elege ninguém. Obras só interessam quando dão lucro eleitoral ou lucros em roubos privados.

Nas escolas, dá para roubar na construção, nas merendas, mas é coisa pouca, é mixaria. Na saúde, ainda dá para roubar bem mais, desviando remédios, com superfaturamentos, etc. Mas repensar a estrutura geral da saúde também não dá grana. E dá muito trabalho!

Bom é ganhar votos e roubar em grandes viadutos, barragens faraônicas, canais épicos. Além disso, no Brasil, como diz o Lula, desde Cabral a educação foi programada para não haver. Portugal e a burguesia secular jamais quiseram que o povo aprendesse. Educação é liberdade, entendimento, perigoso! Até o século 19, tinha de haver autorização do governo para a publicação de livros, sabiam?

Está entranhada na alma brasileira a idéia de que pobre não precisa estudar. E muita gente acha que é até melhor que sejam analfabetos. São mais fáceis de enganar, basta que saibam servir.


Professora Ana Lucia Cipriano escreve sobre o comentário de Arnaldo Jabor

“Arrasou mesmo, tenho dito que as ações do governo (cito governo de modo geral, municipal, estadual e nacional) pela educação, em minha opinião, não passam de ‘remendos de pano novo em roupa velha”, que resultados teremos? Mais "rombos", mais estragos e num futuro próximo. A educação que pode,"ou poderia" traçar um rumo diferente a esta nação.
Corrói-me por dentro o descaso com a educação, e penso, até os "ditadores cuidaram melhor", (claro que para manter a ordem deles, com a qual os próprios jovens se rebelaram, talvez porque a escola ensinou tão bem que ensinou a interpretar a realidade e criticá-la o que a levou ao declínio, pela liderança de jovens, mas este é outro assunto importante), voltemos à reflexão: lembro como se preocupavam com o que se falava dentro das salas de aula, desde os primeiros anos escolares até as faculdades eram vigiadas, dos momentos cívicos, hinos, canções pelo soldado e todas as datas cívicas, da foto do presidente com seu imponente uniforme cheio de medalhas, na sala de aula a famosa frase: "Brasil ame ou deixe-o" a quem reverenciávamos, e dos heróis, não sei... se verdadeiros, mas tínhamos o maior respeito só de ouvir o nome..., conteúdo impecável, nos ensinaram direitinho a lição do preconceito com os índios e com os negros,com o pobre ,(que dificuldade vencer este mal), nos ensinaram direitinho a ler a escrever corretamente as palavras tudo para o bem da nação e a manutenção do poder. E os professores muito respeitados por toda sociedade, a escola era considerada o segundo lar e sem hipocrisia, (digo isso porque me dizem: " que feio ficar falando de salário, ser professor é um sacerdócio, uma vocação". Como se os outros profissionais não precisassem amar a sua profissão ),ser professor é ser profissional ter formação técnica para ministrar aulas. Mas voltemos, os profissionais da educação eram bem remunerados, se não me engano seus salários se comparavam aos de juízes. Hoje o que vemos professores desmoralizados a começar pelo seu salário, para manter uma qualidade de vida precisam trabalhar muito, em duas ou três escolas para comprar seus livros, seu computador, roupas dignas para o trabalho, professores se alimentam mal, devido a correria, dormem mal porque há muito trabalho que não dá para fazer na escola é preciso preparar aulas, depois corrigir os trabalhos dos alunos... E para pagar uma faculdade, quanto sacrifício ....haveria muito o que se comentar,arrasou mesmo Arnaldo Jabor, é isso, esse governo precisa colocar a Educação em primeiro lugar urgente, educar promove a saúde, a paz, a dignidade , pela Educação de qualidade e igual para todos.
Convido a todos que visitem minha página http://educacionista.ning.com/profile/AnaLuciaCipriano e deixe um comentário para mensagens de blog e fórum, onde questiono " Os conselhos funcionam? Porque os conselhos de Controle Social seriam ferramentas de correção das distorções, mas eles funcionam? Permitem que os conselhos funcionem? Precisamos mudar o rumo dessa história e só a sociedade consciente mobilizada poderia...
Abraços.
Professora Ana Lucia Cipriano ( Pindamonhangaba-SP)

Nenhum comentário: