Colegas de profissão dos Estados Unidos manifestam seu apoio aos Professores de Pindamonhangaba na conquista de seu Plano de Carreira e apontam tres questões fundamentais que reforçamos aqui em nosso blog para que todos conheçam e nos apoiem;
1º
CONCURSO PÚBLICO PARA GESTORES DE UNIDADES ESCOLARES: Porque é sem dúvida a forma mais justa, transparente e igualitária de promoção profissional.
2º
FIM DAS PREMIAÇÕES E BONIFICAÇÕES: Porque prêmios e bônus não valoriza a carreira do profissional;
3º
CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PLANO DE CARREIRA: O Plano de carreira é do professor e para o professor e portanto deve ser construído coletivamente para que seja respeitado e defendido pelo professor,antes de ser votado deve ser amplamente debatido em audiência pública na casa de todo cidadão, a Câmara dos Vereadores
Leia abaixo a manifestação dos nossos colegas Educadores do Movimento Educacionista dos Estados Unidos, comente e dê a sua opinião:
MOVIMENTO EDUCACIONISTA DOS ESTADOS UNIDOS
Núcleo Educacionista USA
Arlete Falkowski - Coordenadora do ME dos Estados Unidos
www.educacionista.ning.com/arletefalkowski
E-mail: nucleoeducacionistausa@hotmail.com
Worcester,Massachusetts, USA
Dia: 24 de fevereiro de 2010.
ILUSTRÍSSIMOS VEREADORES, DEPUTADOS, SENADORES E AUTORIDADES BRASILEIRAS,
É com muita satisfação que registro o meu total apoio a, imediata implementação do PLANO DE CARREIRA, referente aos professores da Rede Municipal de Ensino de Pindamonhangaba.
Atualmente, venho divulgando e coordenando o Movimento Educacionista dos Estados Unidos, mais precisamente no Estado de Massachusetts e tenho a nítida certeza de que nossos professores brasileiros necessitam da imediata implementação do PLANO DE CARREIRA, pois durante a nossa caminhada de implementação de novos Núcleos, pelas regiões aonde temos uma grande concentração de brasileiros TEMOS ENCONTRADO UMA GAMA MUITO GRANDE DE PROFESSORES BRASILEIROS, OU MELHOR, PROFESSORES EXPATRIADOS FINANCEIROS, QUE POR AMAREM A SUA PROFISSÃO E NÃO TEREM CONDIÇÃO DE SE SUSTENTAREM, EM SEU PRÓPRIO PAÍS, TIVERAM QUE SAIR PARA OUTROS PAÍSES EM BUSCA DE DIGNIDADE E SUSTENTABILIDADE DE SUA FAMÍLIA.
Caros parlamentares, algo sério, algo triste, algo sofrido de ver e ouvir dos mestres que clamam por uma oportunidade, para sairem de seus trabalhos pesados, em que desenvolvem nos Estados Unidos.
Esta é uma realidade a ser levada em consideração, para que seja feita justiça, rapidamente aos poucos e exaustos mestres, que lutam por algo que é de direito, pois este mestre estudou, gastou com seus livros e com a sua especialização e depois não tem, em seu próprio país, a dignidade de sustantar a sua família.
No decorrer deste processo de implementação dos Núcleos temos a clareza da grande necessidade de valorização do profissional graduado e especializado, em que possa voltar a atuar em sua profissão. Nossa bandeira educacionista nos Estados Unidos é a Preservação da Língua e da Cultura a toda criança, jovem e adulto, que vive nos Estados Unidos.
Queremos crer que esta realidade vivida pelos mestres de educação, não afetará na formação das próximas gerações.
O Movimento Educacionista dos Estados Unidos é uma ONG, sem fins lucrativos, apartidária..., porém centrada na mais firme e sólida convicção do idealizador, senador Cristovam Buarque, neste grande passo de tranformação social, ambiental, política e educacional, que percorre o mundo pela sua grandeza em prol do cidadão brasileiro.
Reitero aos ilustríssimos senhores, para que seja dada a devida atenção na implementação do PLANO DE CARREIRA DOS PROFESSORES DA REDE MUNCIPAL DE ENSINO DE PINDAMONHANGABA, levando em consideração os seguintes itens abaixo:
1o. Concurso Público para diretores de unidades escolares, porque é a forma de promoção mais justa, igualitária e transparente de promoção;
2o. Fim das premiações e bonificações, porque isso só gera um espírito de competição na escola que é o lugar onse se deve buscar a comunhão de ideais, onde se deve praticar a colaboração, a partilha. Também penso que as duas coisas estão relacionadas enquanto os cargos de direção escolar forem de confiança do poder executivo haverá um clima de competição na comunidade escolar;
3o. Que seja discutido em audiência Pública na Câmara Municipal, porque os professores tem o direito de conhecer a lei que vai reger a sua categoria antes que ela seja votada. A democracia é isso que o Plano de Carreira seja construído coletivamente, isto está em legislação.
Sinceramente,
Arlete Falkowski
Coordenadora do Movimento Educacionista dos Estados Unidos
Especialista em Educação e Desenvolvimento Humano
ARLETE FALKOWSKI
EDUCATOR - PORTUGUESE TEACHER