quinta-feira, 29 de abril de 2010

Quando teremos gestão democrática na escola pública?

A Educação Pública pede socorro, quando teremos gestão democrática?
Vamos parar de fazer a "festa" com o dinheiro do povo brasileiro.
Dá para consultar a comunidade educativa pelo menos uma vez na vida, se perguntassem: O que a Educação mais precisa neste momento?
Não tenho dúvidas de que as melhores respostas seriam dos pais , alunos e professores.Se consultassem, mas "se".
Mas não consultam, decidem e pronto, "se acham" os donos da verdade.Senhores absolutos, onipotentes,onipresentes,oniscientes, como se a escola fosse propriedade particular.Se bastam em si mesmos.Isso sim é um grande equívoco.
Por que os gestores insistem em achar que sabem o que é melhor para a Educação,para os Educadores e Educandos decidem tudo e nós professores somos os últimos a saber.
Gestão Democrática ficou mesmo só no papel, é uma pena, não sei o que passa na cabeça destes gestores municipais, pois errariam menos,utilizariam melhor os recursos da Educação, Não causariam tanta revolta nos professores e nos alunos. Dinheiro mal utilizado nunca mais tem retorno.
Aguardamos o pré Sal,com a promessa de ser utilizado na Educação,mas se este recurso for administrado da forma como os Recursos da educação estão sendo administrados atualmente, não temos a mínima chance de avançar, porque as prefeituras fazem o que bem entendem,a Educação mais parece uma terra sem lei.Reafirmo aqui e agora, o professor e o aluno são o centro e a razão de toda a Educação.Também proclamo que precisamos de Supervisão, Fortalecimento dos Conselhos de Controle Social,Gestão Democrático Concurso Público ou eleição direta com a participação da comunidade.
Vamos acabar com esta festa, cargos de confiança,gestão antidemocrática. A Educação Pública pede Socorro e bem alto. SOCCOOOOOORRRRRROOO!
Por: Professora Ana Lucia Cipriano, pelo MOVE: Movimentos de Valorização do Educador, em 29/04/2010.

Nenhum comentário: