sábado, 18 de junho de 2011

O Controle Social

Controle Social: 3 Desafios pela frente

1º Participação nos conselhos - Aumentar o monitoramento social com mais oferta debate e informações sobre a atividade dos poderes executivo e legislativo.

2º Comunicação virtual - A utilização eficiente do ambiente digital que contribui com o Controle Social . As prefeituras deve prestar contas inclusive em ambiente digital das atividades desenvolvidas. Deve apresentar detalhamento e com linguagem descomplicada os demonstrativos da aplicação dos recursos empregados no exercício de funções públicas, assim, a internet possibilita, entre outros benefícios, a transparência das ações das prefeituras e o monitoramento das contas públicas e a justificação dos agentes (quando se argumenta sobre iniciativas, ações ou decisões).

3º Valorização do voto: As eleições podem funcionar como uma espécie de punição simbólica sobre os agentes políticos – pois, quando os eleitores decidem semantém ou não o representante no cargo público político, eles estão selecionando candidatos e, de certa maneira, punindo maus gestores pela
conduta ilegal ou pelo não atendimento de necessidades da população.

Por professora Ana Lucia Cipriano, em 18/06/2011

Nenhum comentário: