segunda-feira, 11 de abril de 2011

Vale a pena ler esta reflexão do Professor Antonio de Tremembé - SP

Antonio Carlos Alcebiades escreveu:
09:13 (3 horas atrás)
Bom dia!
Por que o professor só se sente professor, quando esta em sala de aula?
A pergunta é fruta de uma reflexão pessoal e observações das praticas dos profissionais da educação, visto que todos os cargos de coordenador, diretor, supervisores e a maioria dos(a) secretários de educação, são ocupados por Docentes. Então por que mudam a postura, em relação as exigencias docentes, ao assumirem esses cargos? em especial os que são por indicação? Se comportam como se fossem capitães do mato que tentam, a qualquer custo, arrancar o maximo de serviço de seus escravos. Reproduzem praticas contrarias ao papel do educador.
Os professores perdem a liberdade de expor e criticar atos inconsequentes da gestão publica, porque esses profissonais atuam como apaziguadores dos problemas do poder publico, com argumentos que não devemos expor tal negligencia a sociedade, devemos manter a sociedade calma. Em Tremembé ha casos que pedem até para os professores controlarem alunos que fazem parte de programas sociais(bolsa familia), para que os mesmo não peguem material escolar fornecido pelo municipio - que segundo a LDB 9394/96, é obrigação do poder publico garantir os suplementos escolares - colocando o aluno em uma situção constrangedora, como se ele fosse o responsavel pela desigualdade social de hoje.
Então, nós profissionais do educação, não podemos esquecer nossa origem e muito menos o papel que devemos desempenhar diante a sociedade, que o cargo de capitão do mato é coisa do século passado, que comportamentos de repressão, não contribuem para o bom andamento das propostas educacionais que o Brasil cultiva, pelo menos aos cidadãos que lutam pela amplição da democracia e redução da desigualdade social.
ABÇs

Visite o nosso blog e deixe um comentário:

http://profpinda-move.blogspot.com/

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, professor antonio, o que assistimos mesmo é um entrelaçamento de ideais diferentes sempre que se ascende um patamar mais alto e próximo " das esferas do poder ". Tem-se a nítida impressão que uma amnésia assola estes indivíduos, esquecem que estamos, enfim, todos num mesmo barco: a educação de qualidade. Gostei da expressão "capitão do mato": Nada mais apropriado.

Anônimo disse...

Ana lucia,

Acho interessante e se você achar conveniente a publicação do que dizia Darcy Ribeiro:
“Sou um homem de causas .Vivi sempre pregando,lutando, como um cruzado, pelas causas que comovem.
Elas são muitas, demais: a salvação dos índios, a scolarização das crianças, , o socialismo em liberdade, a universidade necessária.

Na verdade, somei mais fracassos
que vitórias em minhas lutas, mas isso não importa. Horrível seria ter ficado ao lado dos que venceram nessas batalhas.” (Darcy Ribeiro).