domingo, 31 de maio de 2009

Cristovam defende adoção da carreira nacional do magistério
Enviado por Ivonio Barros em 22 maio 2009 às 16:19


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) propôs nesta sexta-feira (22) ao governo a criação de uma carreira nacional do magistério, como forma de melhorar os salários dos professores e tornar a profissão mais atraente. Pela proposta de Cristovam, o cidadão somente teria acesso à profissão após ser aprovado em concurso público federal. Os professores, no caso, seriam remunerados com recursos federais.

A sugestão foi feita logo após Cristovam Buarque tomar conhecimento da intenção do governo de pagar um bônus a funcionários de empresas que trabalham na execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) como forma de aumentar a eficiência nas obras.

- Não tenho nada contra o pagamento do benefício aos trabalhadores do PAC, mas é preciso também que o governo pague um bônus aos construtores da infraestrutura intelectual brasileira, que são os nossos professores e professoras, através de um plano de carreira, a exemplo do que já existe em várias categoriasprofissionais - afirmou o senador.

Para Cristovam, para o país ter o almejado pleno desenvolvimento, é necessário investir não somente na infraestrutura física, como obras, mas em educação, ciência, tecnologia e cultura. Sem isso, observou, o Brasil não sairá do atual estágio de desenvolvimento em que se encontra.

Sobre o pagamento do bônus aos trabalhadores que tocam as obras do PAC, como forma de aumentar o rendimento e a eficiência das obras, Cristovam mostrou-se cético, ao lembrar que a maioria dos trabalhadores brasileiros não tem o preparo técnico necessário para cumprir as suas tarefas. Por isso, defendeu o fortalecimento dos ensinos fundamental e médio e maior aparelhagem das escolas técnicas.

fonte: Agência Senado
Compartilhar
< Post Anterior
Próximo Post >
2 Comentários

Comentário de Margarete Almeida Silva em 23 maio 2009 às 23:25
Boa noite!
Gostaria que essa proposta do Senador Cristovam fosse implantada o mais rapido possível, pois caso contrário alguns Estados brasileiros trabalham para a extinção da Educação Pública...e o aumento da precariedade educacional...

Comentário de Ana Lucia Cipriano em 28 maio 2009 às 22:31

Boa noite,
Penso que este é um projeto que pode dar certo, apoio e defendo esta idéia, que todos os professores do país sejam Funcionários Públicos Federais e quem sabe assim os recursos da Educação cheguem ao aluno e ao professor, e que as questões da Educação não sejam tratadas com critérios partidários, mas pelo o crivo do bem comum, do jeito que a Educação caminha não estamos longe do caos. É preciso por ordem na casa.
Afirmo ainda que a Educação está acima de tudo, é prioridade absoluta, está acima inclusive das desavenças partidárias, quando vão entender isso?! Quem fica prejudicado são o aluno e o professor, que são a razão de ser da existência da Educação, não há educação sem professor, não há educação sem aluno, somos o DNA, a marca registrada da escola, merecemos consideração nacional.
Abraços,
Professora Ana Lucia Cipriano de Pindamonhangaba-SP

Nenhum comentário: