terça-feira, 30 de junho de 2009

Empacada como está, a educação brasileira nem merece esse nome. É uma fábrica de desencorajados e, portanto, propensos à depressão, às patologias

A escola no Brasil tem de mudar muito - e rápido (Artigo)
29-Jun-2009


Empacada como está, a educação brasileira nem merece esse nome. É uma fábrica de desencorajados

Paulo Rabello de Castro - ÉPOCA

O Brasil anda otimista. Pudera! Ante o estrago geral provocado pela crise econômica mundial, nosso país desponta como nação líder. O presidente Lula voltou radiante da reunião dos Brics - Brasil, Rússia, Índia e China. Tudo parece conspirar a favor. Inclusive pelo calendário da Copa do Mundo de 2014 e, quem sabe, das Olimpíadas de 2016. Para os otimistas, nossa mão já está no caneco. Andamos, sim, redondamente enganados.

País monoprodutor de "commodities" que viramos, e de semiescolarizados, só temos chance de destaque quando os times adversários pegam uma gripe forte. Na banca de exame ou no banco da escola, a disputa da lanterninha continua nosso esporte predileto.

O balanço da educação brasileira, do berço à beca, persiste para lá de duvidoso. No campo do "aprendizado", fabricamos alfabetizados disfuncionais, gente que até consegue ler, escrever e somar, mas, por favor, não lhes peçam para soletrar, relacionar ou tentar elucidar uma questão. Escolas disfuncionais - com "problemas sérios de função", pois não sabem por que existem - produzem diplomados incompatíveis com as necessidades do mercado e com as demandas do mundo do futuro. Para Miguel Nicolelis, destacado neurocientista brasileiro radicado nos Estados Unidos, onde dirige o Centro de Neuroengenharia da Universidade Duke, "se estivesse na situação de um jovem hoje, pensaria muito antes de ir para a universidade. Ela precisa mudar demais. As divisões (curriculares) são do século XIX". O que Nicolelis disse na sabatina da Folha de S.Paulo (10/6/09, página A16) mereceria nossa corajosa reflexão, pois traz luz para fatos como o recente impasse na Universidade de São Paulo (USP) e, de resto, o macroimpasse educacional brasileiro, em que economistas se graduam sem entender "regra de três", médicos não sabem o que faz o "figo" e advogados se referem a "Vossa Eiscelenssia".

Empacada como está, a educação brasileira nem merece esse nome. É uma fábrica de desencorajados

O mal está na raiz. Uma sociedade permissiva e perdulária, corrompida pelo exemplo inominável de sua classe política, e cercada por cenas de violência, transformou a escola básica em centro de distribuição de merenda e encontro casual de alunos neuróticos e professores nervosos (ou será o contrário?). A conclusão simplificada do comentário "abre-cabeças" de Nicolelis é que de nada adianta colocar mais dinheiro em obra torta. O problema não é de verba, mas de verbo. Verbo aprender. Se nossos alunos tentam aprender o que não interessa, a motivação se esvai na entrada da sala de aula. Os currículos, desde a educação básica, deveriam sofrer uma demolidora mudança. Recomeçar do zero seria o desafio, com propósito totalmente distinto do academicismo atual, quase pondo professores em pé de igualdade com alunos na tarefa de aprender.

O sistema deveria se tornar sadiamente competitivo, no sentido de premiar resultados práticos e aferíveis. Um choque de informatização escolar (grande meta frustrada do governo Lula no seu segundo mandato) deveria acompanhar os novos currículos, com conteúdos elaborados por brasileiros de grande projeção em suas respectivas atividades e, em seguida, monitorados eletronicamente pelos "gestores de formação", como seriam chamados os professores do futuro.

Tal revolução teria o objetivo de subverter o sistema atual, eliminando sua total ineficiência, e evitando que o Brasil ainda demore até o ano 2256 - segundo cálculos de Viviane Senna, diretora do Instituto Airton Senna - "para chegar com sua 8a série ao nível dos atuais países desenvolvidos" (ÉPOCA, 25/5/09, página 90 - Brasil, Educação 2020).

Empacada como está, a educação brasileira nem merece esse nome. É uma fábrica de desencorajados e, portanto, propensos à depressão, às patologias psicossomáticas precoces e, óbvio, à violência fútil como ferramenta de solução dos dilemas não trabalhados tempestivamente na sala de aula.

PAULO RABELLO DE CASTRO é palestrante em economia, conselheiro de empresas, autor de vários livros, entre eles A grande bolha de Wall Street. Mantém o Blog da Bolha (blogdabolha.com.br) e escreve quinzenalmente em ÉPOCA

domingo, 28 de junho de 2009

Professor,
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http://www.youtube.com/watch?v=oH_ypwphHSc

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Diretrizes Nacionais para os Planos de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública

Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 29/5/2009, Seção 1, Pág. 41.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
RESOLUÇÃO Nº 2, DE 28 DE MAIO DE 2009

Fixa as Diretrizes Nacionais para os Planos de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública, em conformidade com o artigo 6º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, e com base nos artigos 206 e 211 da Constituição Federal, nos artigos 8º, § 1º, e 67 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e no artigo 40 da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007.
O Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, no uso de suas atribuições legais, com fundamento no artigo 9º, § 1º, alínea “c” da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, com a redação dada pela Lei nº 9.131, de 25 de novembro de 1995, e tendo em vista o Parecer CNE/CEB nº 9/2009, homologado por despacho do Senhor Ministro de Estado da Educação, publicado no DOU de 29 de maio de 2009, resolve:
Art. 1º Os Planos de Carreira e Remuneração para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica, nas redes de ensino da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, deverão observar as Diretrizes fixadas por esta Resolução, elaborada com base no Parecer CNE/CEB nº 9/2009.
Art. 2º Para os fins dispostos no artigo 6º da Lei nº 11.738/2008, que determina aos entes federados a elaboração ou adequação de seus Planos de Carreira e Remuneração do Magistério até 31 de dezembro de 2009, a presente Resolução destina-se aos profissionais previstos no artigo 2º, § 2º, da referida lei, observados os preceitos dos artigos 61 até 67 da Lei nº 9.394/96, que dispõe sobre a formação docente.
§ 1º São considerados profissionais do magistério aqueles que desempenham as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência, isto é, direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacionais, exercidas no âmbito das unidades escolares de Educação Básica, em suas diversas etapas e modalidades (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional, Educação Indígena), com a formação mínima determinada pela legislação federal de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
§ 2º Os entes federados que julgarem indispensável a extensão dos dispositivos da presente Resolução aos demais profissionais da educação poderão aplicá-los em planos de carreira unificados ou próprios, sem nenhum prejuízo aos profissionais do magistério.
Art. 3º Os critérios para a remuneração dos profissionais do magistério devem pautar-se nos preceitos da Lei nº 11.738/2008, que estabelece o Piso Salarial Profissional Nacional, e no artigo 22 da Lei nº 11.494/2007, que dispõe sobre a parcela da verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério (FUNDEB)
destinada ao pagamento dos profissionais do magistério, bem como no artigo 69 da Lei nº 9.394/96, que define os percentuais mínimos de investimento dos entes federados na educação.
Parágrafo único. As fontes de recursos para o pagamento da remuneração dos profissionais do magistério são aquelas descritas no artigo 212 da Constituição Federal e no artigo 60 do seu Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, além de recursos provenientes de outras fontes vinculadas à manutenção e ao desenvolvimento do ensino.
Art. 4º As esferas da administração pública que oferecem alguma etapa da Educação Básica, em quaisquer de suas modalidades, devem instituir planos de carreira para todos os seus profissionais do magistério, e, eventualmente, aos demais profissionais da educação, conforme disposto no § 2º do artigo 2º desta Resolução, dentro dos seguintes princípios:
I - reconhecimento da Educação Básica pública e gratuita como direito de todos e dever do Estado, que a deve prover de acordo com o padrão de qualidade estabelecido na Lei nº 9.394/96, LDB, sob os princípios da gestão democrática, de conteúdos que valorizem o trabalho, a diversidade cultural e a prática social, por meio de financiamento público que leve em consideração o custo-aluno necessário para alcançar educação de qualidade, garantido em regime de cooperação entre os entes federados, com responsabilidade supletiva da União;
II - acesso à carreira por concurso público de provas e títulos e orientado para assegurar a qualidade da ação educativa;
III - remuneração condigna para todos e, no caso dos profissionais do magistério, com vencimentos ou salários iniciais nunca inferiores aos valores correspondentes ao Piso Salarial Profissional Nacional, nos termos da Lei nº 11.738/2008;
IV - reconhecimento da importância da carreira dos profissionais do magistério público e desenvolvimento de ações que visem à equiparação salarial com outras carreiras profissionais de formação semelhante;
V - progressão salarial na carreira, por incentivos que contemplem titulação, experiência, desempenho, atualização e aperfeiçoamento profissional;
VI - valorização do tempo de serviço prestado pelo servidor ao ente federado, que será utilizado como componente evolutivo;
VII - jornada de trabalho preferencialmente em tempo integral de, no máximo, 40 (quarenta) horas semanais, tendo sempre presente a ampliação paulatina da parte da jornada destinada às atividades de preparação de aulas, avaliação da produção dos alunos, reuniões escolares, contatos com a comunidade e formação continuada, assegurando-se, no mínimo, os percentuais da jornada que já vêm sendo destinados para estas finalidades pelos diferentes sistemas de ensino, de acordo com os respectivos projetos político-pedagógicos;
VIII - incentivo à dedicação exclusiva em uma única unidade escolar;
IX - incentivo à integração dos sistemas de ensino às políticas nacionais e estaduais de formação para os profissionais da educação, nas modalidades presencial e a distância, com o objetivo de melhorar a qualificação e de suprir as carências de habilitação profissional na educação;
X - apoio técnico e financeiro, por parte do ente federado, que vise melhorar as condições de trabalho dos educadores e erradicar e prevenir a incidência de doenças profissionais;
XI - promoção da participação dos profissionais do magistério e demais segmentos na elaboração e no planejamento, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola e da rede de ensino;
XII - estabelecimento de critérios objetivos para a movimentação dos profissionais entre unidades escolares, tendo como base os interesses da aprendizagem dos educandos;
XIII - regulamentação entre as esferas de administração, quando operando em regime de colaboração, nos termos do artigo 241 da Constituição Federal, para a remoção e o aproveitamento dos profissionais, quando da mudança de residência e da existência de vagas
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nas redes de destino, sem prejuízos para os direitos dos servidores no respectivo quadro funcional.
Art. 5º Na adequação de seus planos de carreira aos dispositivos da Lei nº 11.738/2008 e da Lei nº 11.494/2007, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem observar as seguintes diretrizes:
I – assegurar a aplicação integral dos recursos constitucionalmente vinculados à manutenção e ao desenvolvimento do ensino, além de outros eventualmente destinados por lei à educação;
II - fazer constar nos planos de carreira a natureza dos respectivos cargos e funções dos profissionais da educação à luz do artigo 2º desta Resolução;
III - determinar a realização de concurso público de provas e títulos para provimento qualificado de todos os cargos ou empregos públicos ocupados pelos profissionais do magistério, na rede de ensino público, sempre que a vacância no quadro permanente alcançar percentual que possa provocar a descaracterização do projeto político-pedagógico da rede de ensino, nos termos do Parecer CNE/CEB nº 9/2009, assegurando-se o que determina o artigo 85 da Lei nº 9.394/96, o qual dispõe que qualquer cidadão habilitado com a titulação própria poderá exigir a abertura de concurso público de provas e títulos para cargo de docente de instituição pública de ensino que estiver sendo ocupado por professor não concursado, por mais de seis anos;
IV - fixar vencimento ou salário inicial para as carreiras profissionais da educação, de acordo com a jornada de trabalho definida nos respectivos planos de carreira, devendo os valores, no caso dos profissionais do magistério, nunca ser inferiores ao do Piso Salarial Profissional Nacional, diferenciados pelos níveis das habilitações a que se refere o artigo 62 da Lei nº 9.394/96, vedada qualquer diferenciação em virtude da etapa ou modalidade de atuação do profissional;
V - diferenciar os vencimentos ou salários iniciais da carreira dos profissionais da educação escolar básica por titulação, entre os habilitados em nível médio e os habilitados em nível superior e pós-graduação lato sensu, e percentual compatível entre estes últimos e os detentores de cursos de mestrado e doutorado;
VI - assegurar revisão salarial anual dos vencimentos ou salários iniciais e das remunerações da carreira, de modo a preservar o poder aquisitivo dos educadores, nos termos do inciso X do artigo 37 da Constituição Federal;
VII - manter comissão paritária, entre gestores e profissionais da educação e os demais setores da comunidade escolar, para estudar as condições de trabalho e prover políticas públicas voltadas ao bom desempenho profissional e à qualidade dos serviços educacionais prestados à comunidade;
VIII - promover, na organização da rede escolar, adequada relação numérica professor-educando nas etapas da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como número adequado de alunos em sala de aula nos demais anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, prevendo limites menores do que os atualmente praticados nacionalmente de alunos por sala de aula e por professores, a fim de melhor prover os investimentos públicos, elevar a qualidade da educação e atender às condições de trabalho dos educadores;
IX - observar os requisitos dos artigos 70 e 71 da Lei nº 9.394/96, que disciplinam as despesas que são ou não consideradas gastos com manutenção e desenvolvimento do ensino, quanto à cedência de profissionais para outras funções fora do sistema ou rede de ensino, visando à correta caracterização das despesas com pagamento de pessoal como sendo ou não gastos em educação;
X – manter, em legislação própria, a regulamentação da gestão democrática do sistema de ensino, da rede e das escolas, fixando regras claras para a designação, nomeação e exoneração do diretor de escola dentre os ocupantes de cargos efetivos da carreira docente, preferencialmente com a participação da comunidade escolar no processo de escolha do seu diretor.
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XI - prover a formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, sob os seguintes fundamentos:
a) sólida formação inicial básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos de suas competências de trabalho;
b) associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados, capacitação em serviço e formação continuada;
c) aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades;
d) aos educadores já em exercício, período reservado a estudos, planejamento e avaliação, a ser realizado durante a jornada de trabalho do profissional da educação (artigo 67, V, da Lei nº 9.394/96).
XII - assegurar, no próprio sistema ou em colaboração com os demais sistemas de ensino, a oferta de programas permanentes e regulares de formação continuada para aperfeiçoamento profissional, inclusive em nível de pós-graduação;
XIII - utilizar as horas de trabalho pedagógicas coletivas como momento de formação do profissional da educação;
XIV - promover, preferencialmente em colaboração com outros sistemas de ensino, a universalização das exigências mínimas de formação para o exercício da profissão de todos os profissionais da educação escolar básica;
XV - instituir mecanismos de concessão de licenças para aperfeiçoamento e formação continuada, de modo a promover a qualificação sem ferir os interesses da aprendizagem dos estudantes. Os entes federados poderão assegurar aos profissionais do magistério da Educação Básica períodos de licenças sabáticas, com duração e regras de acesso estabelecidas no respectivo plano de carreira.
XVI - constituir incentivos de progressão por qualificação do trabalho profissional, a partir dos seguintes referenciais, podendo ser agregados outros:
a) dedicação exclusiva ao cargo ou função no sistema de ensino, desde que haja incentivo para tal;
b) elevação da titulação e da habilitação profissional;
c) avaliação de desempenho, do profissional do magistério e do sistema de ensino, que leve em conta, entre outros fatores, a objetividade, que é a escolha de requisitos que possibilitem a análise de indicadores qualitativos e quantitativos; e a transparência, que assegura que o resultado da avaliação possa ser analisado pelo avaliado e pelos avaliadores, com vistas à superação das dificuldades detectadas para o desempenho profissional ou do sistema, a ser realizada com base nos seguintes princípios:
1. para o profissional do magistério:
1.1 Participação Democrática - o processo de avaliação teórica e prática deve ser elaborado coletivamente pelo órgão executivo e os profissionais do magistério de cada sistema de ensino.
2. para os sistemas de ensino:
2.1 Amplitude - a avaliação deve incidir sobre todas as áreas de atuação do sistema de ensino, que compreendem:
2.1.1 a formulação das políticas educacionais;
2.1.2 a aplicação delas pelas redes de ensino;
2.1.3 o desempenho dos profissionais do magistério;
2.1.4 a estrutura escolar;
2.1.5 as condições socioeducativas dos educandos;
2.1.6 outros critérios que os sistemas considerarem pertinentes;
2.1.7 os resultados educacionais da escola.
XVII - A avaliação de desempenho a que se refere a alínea “c” do inciso anterior deve reconhecer a interdependência entre trabalho do profissional do magistério e o funcionamento
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geral do sistema de ensino, e, portanto, ser compreendida como um processo global e permanente de análise de atividades, a fim de proporcionar ao profissional do magistério um momento de aprofundar a análise de sua prática, percebendo seus pontos positivos e visualizando caminhos para a superação de suas dificuldades, possibilitando, dessa forma, seu crescimento profissional e, ao sistema de ensino, indicadores que permitam o aprimoramento do processo educativo;
XVIII - estabelecer mecanismos de progressão na carreira também com base no tempo de serviço;
XIX - elaborar e implementar processo avaliativo do estágio probatório dos profissionais do magistério, com participação desses profissionais;
XX – estabelecer, com base nas propostas curriculares e na composição dos cargos de carreiras dos sistemas de ensino, quadro de lotação de pessoal que inclua o número de vagas por cargo, região ou município e unidade escolar, a partir do qual se preveja a realização dos concursos de ingresso, de remoção entre as unidades escolares e de movimentação entre seus postos de trabalho;
XXI - realizar, quando necessário, concurso de movimentação interna dos profissionais da educação, em data anterior aos processos de lotação de profissionais provenientes de outras esferas administrativas ou das listas de classificados em concursos públicos;
XXII - regulamentar, por meio de lei de iniciativa do ente federado e em consonância com o parágrafo único do artigo 11 da Lei nº 9.394/96 e o artigo 23 da Constituição Federal, a recepção de profissionais de outras redes públicas. Os planos de carreira poderão prever a recepção de profissionais do magistério de outros entes federados por permuta ou cessão temporária, havendo interesse das partes e coincidência de cargos, no caso de mudança de residência do profissional e existência de vagas, na forma de regulamentação específica de cada rede de ensino, inclusive para fins de intercâmbio entre os diversos sistemas, como forma de propiciar ao profissional da educação sua vivência com outras realidades laborais, como uma das formas de aprimoramento profissional.
Art. 6º Os planos de carreira devem estabelecer regras claras para o cálculo dos proventos dos servidores públicos ligados ao regime próprio de aposentadoria dos entes federados.
Art. 7º A presente Resolução aplica-se, inclusive, aos professores indígenas e aos professores quilombolas, os quais gozarão de todas as garantias aqui previstas, considerando as especificidades dessas atividades docentes.
Art. 8º A presente Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em sentido contrário, especialmente a Resolução CNE/CEB nº 3/97.
DISPOSIÇÃO TRANSITÓRIA
Artigo único. Enquanto viger a medida liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal nos autos da ADI nº 4.167, os termos “vencimentos iniciais” e “salário inicial” tratados na presente resolução ficam entendidos como remuneração total inicial.
CESAR CALLEGARI
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quarta-feira, 24 de junho de 2009

Professores, fiquem de olho! Acompanhe tudo!

Acompanhe e leia tudo no site:
http://www.cesarcallegari.com.br
.php

Conquista dos Professores

CONQUISTA DOS PROFESSORES

APÓS UM ANO DE DISCUSSÃO E TRÊS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS, A RESOLUÇÃO SOBRE AS DIRETRIZES NACIONAIS DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO É PUBLICADA

No dia de ontem 28/5, perante o Excelentíssimo Presidente da República e o Senhor Ministro da Educação, o conselheiro Cesar Callegari assinou a Resolução nº 02, do Conselho Nacional de Educação, que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Carreira e Remuneração do Magistério da Educação Básica Pública.

Nesta sexta-feira 29/5, foi publicado no Diário Oficial da União a homologação do Parecer CNE/CEB Nº 09/09, acompanhado da Resolução CNE/CEB Nº 02/09. A comissão responsável pela elaboração das Diretrizes foi presidida pelo conselheiro Cesar Callegari, tendo como relatora a conselheira Maria Izabel Noronha.

A Resolução normatiza as orientações para que os Sistemas de Ensino da União, dos Estados e dos Municípios elaborem suas respectivas leis do magistério até o dia 31 de dezembro deste ano.

As Novas Diretrizes elaboradas pelo CNE tratam da conceituação de magistério, das fontes de financiamento da sua remuneração, dos critérios de ingresso e progressão na carreira, das condições de trabalho e dos critérios de avaliação profissional.

A proposta foi amplamente discutida sendo submetida a três audiências públicas nacionais e dezenas de reuniões específicas.

A nova Resolução substitui a nº. 03/97 e tem efeito sobre todo o território nacional.

Acesse o Parecer

Acesse a Resolução

terça-feira, 23 de junho de 2009

"...toda nossa luta só estaria superada se as condições e motivos pelos quais ela nasceu tivessem passado."

Professora Ana Lucia Cipriano

V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente

V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente

II Conferência Lúdica de Pindamonhangaba

Data: 26 de Junho de 2009

Horário:13h30

Local: Auditório do Externato São José, na Praça Barão do Rio Branco, 59 Centro

Convida
Sonia Rejane de Campos
Presidente do CMDCA

CONAE - 2010

Inscrições para o CONAE terminam hoje.

Conferência Nacional de Educação

Etapa Intermunicipal – Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte
São José dos Campos (SP)

Entre os dias 26 e 27 de junho, a Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos realizará a Conferência Nacional de Educação Etapa Intermunicipal – Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, na Câmara Municipal de São José dos Campos, na Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33 – Vila Santa Luzia.

O evento reunirá representantes de 39 municípios com o intuito de discutir e deliberar coletivamente assuntos relacionados aos Eixos Temáticos da CONAE 2010: O Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional; Qualidade de Educação, Gestão Democrática e Avaliação; Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; Formação e Valorização dos Profissionais da Educação; Financiamento da Educação e Controle Social; e Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade, bem como eleger delegados para a Conferência Estadual a ser realizada no segundo semestre.

Municípios participantes: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luis do Paraitinga, Silveiras, Taubaté, Tremembé, Caraguatatuba, Ilha Bela, São Sebastião, Ubatuba.

domingo, 21 de junho de 2009

Maria Tereza disse:
(...) então o Movimento acabou?
Ana Lucia Cipriano responde:
Não, o movimento dos Servidores Públicos não acabou, toda nossa luta só estaria superada se as condições e motivos pelos quais ela nasceu tivessem passado.
Como já expressei claramente em outros escritos, nossa luta não é só pelo reajuste salarial,há muito o que conquistar,em primeiro lugar está a nossa dignidade e o respeito pelo ser humano que representamos, estamos praticando a cidadania, queremos transparência, utilização adequada do dinheiro público, queremos ver nossas crianças sendo bem atendidas nas escolas e no posto de saúde,muita criança chega na escola precisando de atendimento médico especialmente neuro-pediatra e
oftalmologista,fonoaudiologo,psicólogo e o próprio pediatra, o assistente social e outros profissionais.A escola depende do departamento de obras para funcionar adequadamente. Enfim ensinar depende da saude, a saúde depende da educação, que por sua vez depende a promoção social e assim por diante. Muitas vezes o professor encaminha faz relatório e o atendimento não chega, são questões que interferem diretamente no serviço do professor, estou falando de professor porque sou professora,é uma situação que conheço por experiência, mas o que eu quero dizer é que a prefeitura é um corpo e cada parte do corpo depende da outra, uma não é nada sem a outra, o que seria a cabeça sem o corpo, e o corpo sem a cabeça,esta lição já é antiga. Nossa participação é um bem precioso que pode mudar a ordem social,esta ordem social que hoje se encontra caótica,e não foi uma greve que a deixou caótica, todos sabem disso, especialmente no que se refere a Saúde e Educação as coisas vão de mal a pior, porque o aluno e o professor que são a razão de ser de toda educação ficam sempre por ultimo.Pensam em tudo,menos no aluno e professor. Quando se trata de Educação e saude estão mexendo com a parte que a população mais depende para sua promoção.Não se pode decidir o que fazer com o dinheiro público de portas fechadas,a sociedade precisa ser consultada,e é preciso dar satisfação a todo cidadão é uma obrigação num pais democrático.
Enfim estamos nos reunindo,e logo divulgaremos nossas próximas ações, faremos nossa chamada e todos que quiserem continuar apoiando este movimento ou todos que quiserem começar a caminhar conosco serão bem vindos.
"A minha consciência tem para mim mais peso do que a opinião do mundo inteiro."
(autor desconhecido)
Visite hoje:
http://redesocial.unifreire.org/analuciadossantospintocipriano

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Andrea Ilha de Esteio, Rio Grande do Sul diz:
Que carta é essa, de que se fala, enviada pelo Did... Que carta é essa, de que se fala, enviada pelo Didi? Nunca recebi nada como isso, e gostaria de conhecer seu conteúdo.
Na verdade, fico pensando sobre a inflamada carta de resposta: sim, pagamos nossos impostos e não somos culpados se ainda há crianças fora das escolas, ou se se investe mais em presidiários do que em estudantes. Mas quem escolhe os representantes do País? Quem não se mobiliza quando as coisas saem do limite do ridículo, bem debaixo dos nossos narizes? Quem liga para votar num BBB e não assina uma petição para exigir melhorias? Isso tudo somos nós. Não todos, obviamente, mas nós. E é nosso papel, como educadores, exigir o respeito de ter nossas solicitações e nossas prioridades (socioeducacionais) atendidas.

Concordo: não vamos doar dinheiro para nada disso. Temos de doar, comos vocês, Professores de Pindamonhangaba, nosso tempo e nossa vontade em prol daquilo em que realmente acreditamos.

Abraços!
Obrigada por partilharem!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

A todos os patriotas que são feitos de idiotas!!!!

Ana Lucia Cipriano diz:
Luciana Silva Costa enviou para nosso blog:
Que bom, tem muita gente por esse Brasil a fora preocupado com a Saúde e a Educação de nosso país.Parece que quem deveria se preocupar, ou seja, os escolhidos pelo povo para cuidar das necessidades do povo é que não se preocupam, muito pelo contrário, parece que fazem de propósito, que não se preocupam ou não querem um povo bem informado, educado, participativo e saúdável.

Carta aberta, de Eliane Sinhasique, para Renato Aragão, o Didi.
Dou nota DEZ para essa mulher....
Quinta, 23 de julho de 2008.
Querido Didi,
Há alguns meses você vem me escrevendo pedindo uma doação mensal para enfrentar alguns problemas que comprometem o presente e o futuro de muitas crianças brasileiras. Eu não respondi aos seus apelos (apesar de ter gostado do lápis e das etiquetas com meu Nome para colar nas correspondências).
Achei que as cartas não deveriam sem endereçadas à mim. Agora, novamente, você me escreve preocupado por eu não ter atendido as suas solicitações. Diante de sua insistência, me senti na obrigação de parar tudo e te escrever uma resposta.
Não foi por 'algum' motivo que não fiz a doação em dinheiro solicitada por você. São vários os motivos que me levam a não participar de sua campanha altruísta (se eu quisesse poderia escrever umas dez páginas sobre esses motivos). Você diz, em sua última Carta , que enquanto eu a estivesse lendo, uma criança estaria perdendo a chance de se desenvolver e aprender pela falta de investimentos em sua formação.
Didi, não tente me fazer sentir culpada. Essa jogada publicitária eu conheço muito bem. Esse tipo de texto apelativo pode funcionar com muitas pessoas mas, comigo não. Eu não sou ministra da educação, não ordeno e nem priorizo as despesas das escolas e nem posso obrigar o filho do vizinho a freqüentar as salas de aula. A minha parte eu já venho fazendo desde os 11 anos quando comecei a trabalhar na roça para ajudar meus pais no sustento da minha família. Trabalhei muito e, te garanto, trabalho não Mata ninguém. Muito pelo contrário, faz bem! Estudei na escola da zona rural, fiz Supletivo, estudei à distância e muito antes de ser jornalista e publicitária eu já era uma micro empresária.
Didi, talvez você não tenha noção do quanto o Governo Federal tira do nosso suor para manter a saúde, a educação, a segurança e tudo o mais que o povo brasileiro precisa. Os impostos são muito altos! Sem falar dos Impostos embutidos em cada alimento, em cada produto ou serviço que preciso comprar para o sustento e sobrevivência da minha família.
Eu já pago pela educação duas vezes: pago pela educação na escola pública, através dos impostos, e na escola particular, mensalmente, porque a escola pública não atende com o ensino de qualidade que, acredito, meus dois filhos merecem. Não acho louvável recorrer à sociedade para resolver um problema que nem deveria existir pelo volume de dinheiro arrecadado em nome da educação e de tantos outros problemas sociais.
O que está acontecendo, meu caro Didi, é que os administradores, dessa dinheirama toda, não têm a educação como prioridade. Pois a educação tira a subserviência e esse fato, por si só não interessa aos políticos no poder. Por isso, o dinheiro está saindo pelo ralo, estão jogando fora, ou aplicando muito mal. Para você ter uma idéia, na minha cidade, cada alimentação de um presidiário custa para os cofres públicos R$ 3,82 (três reais e oitenta e dois centavos) enquanto que a merenda de uma criança na escola pública custa R$ 0,20 (vinte centavos)! O governo precisa rever suas prioridades, você não concorda? Você pode ajudar a mudar isso! Não acha?
Você diz em sua Carta que não dá para aceitar que um brasileiro se torne adulto sem compreender um texto simples ou conseguir fazer uma conta de matemática. Concordo com você. É por isso que sua Carta não deveria ser endereçada à minha pessoa. Deveria se endereçada ao Presidente da República. Ele é 'o cara'. Ele tem a chave do Cofre e a vontade política para aplicar os recursos. Eu e mais milhares de pessoas só colocamos o dinheiro lá para que ele faça o que for necessário para melhorar a qualidade de vida das pessoas do país, sem nenhum tipo de distinção ou discriminação. Mas, infelizmente, não é o que acontece...
No último parágrafo da sua Carta, mais uma vez, você joga a responsabilidade para cima de mim dizendo que as crianças precisam da 'minha' doação, que a 'minha' doação faz toda a diferença. Lamento discordar de você Didi. Com o valor da doação mínima, de R$ 15,00, eu posso comprar 12 quilos de arroz para alimentar minha família por um mês ou posso comprar pão para o café da manhã por 10 dias.
Didi, você pode até me chamar de muquirana, não me importo, mas R$ 15,00 eu não vou doar. Minha doação mensal já é muito grande. Se você não sabe, eu faço doações mensais de 27,5% de tudo o que ganho. Isso significa que o governo leva mais de um terço de tudo que eu recebo e posso te garantir que essa grana, se ficasse comigo, seria muito melhor aplicada na qualidade de vida da minha família.
Você sabia que para pagar os impostos eu tenho que dizer não para quase tudo que meus filhos querem ou precisam? Meu filho de 12 anos quer praticar tênis e eu não posso pagar as aulas que são caras demais para nosso padrão de vida. Você acha isso justo? Acredito que não. Você é um homem de bom senso e saberá entender os meus motivos para não colaborar com sua campanha pela educação brasileira.
Outra coisa Didi, mande uma Carta para o Presidente pedindo para ele selecionar melhor os ministros e professores das escolas públicas. Só escolher quem, de fato, tem vocação para ser ministro e para o ensino. Melhorar os salários, desses profissionais, também funciona para que eles tomem gosto pela profissão e vistam, de fato, a camisa da educação. Peça para ele, também, fazer escolas de horário integral, escolas em que as crianças possam além de ler, escrever e fazer contas possa desenvolver dons artísticos, esportivos e habilidades profissionais. Dinheiro para isso tem sim! Diga para ele priorizar a educação e utilizar melhor os recursos.
Bem, você assina suas cartas com o pomposo título de Embaixador Especial do Unicef para Crianças Brasileiras e eu vou me despedindo assinando.... Eliane Sinhasique - Mantenedora Principal dos Dois Filhos que Pari.
P.S.: Não me mande outra carta pedindo dinheiro. Se você mandar, serei obrigada a ser mal-educada: vou rasgá-la antes de abrir.
PS2* Aos otários que doaram para o criança esperança. Fiquem sabendo, as organizações Globo entregam todo o dinheiro arrecadado à UNICEF e recebem um recibo do valor para dedução do seu imposto de renda. Para vocês a Rede Globo anuncia: essa doação não poderá ser deduzida do seu imposto de renda, porque é ela quem o faz.
PS3* E O DINHEIRO DA CPMF QUE PAGAMOS DURANTE 11(ONZE) ANOS?
MELHOROU ALGUMA COISA NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE DURANTE ESSES ANOS?
BRASILEIROS PATRIOTAS (e feitos de idiotas) DIVULGUEM ESSA REVOLTA....
Lucia Efigênia diz:

ISSO A REDE GLOBO NÃO DIVULGA NUNCA ! ! !
Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos.

Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:

· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
· escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;
· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
· e muito mais...
Esse lugar existe!

O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,basta acessar o site:

www.dominiopublico.gov.br
Só de literatura portuguesa são 732 obras!
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.
Divulgue para o máximo de pessoas!
Só a educação e a cultura poderão ajudar no progresso.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Maria Tereza disse:
(...) então o Movimento acabou?
Ana Lucia Cipriano responde:
Não, o movimento dos Servidores Públicos não acabou, toda nossa luta só estaria superada se as condições e motivos pelos quais ela nasceu tivessem passado.
Como já expressei claramente em outros escritos, nossa luta não é só pelo reajuste salarial,há muito o que conquistar,em primeiro lugar está a nossa dignidade e o respeito pelo ser humano que representamos, estamos praticando a cidadania, queremos transparência, utilização adequada do dinheiro público, queremos ver nossas crianças sendo bem atendidas nas escolas e no posto de saúde,muita criança chega na escola precisando de atendimento médico especialmente neuro-pediatra e
oftalmologista,fonoaudiologo,psicólogo e o próprio pediatra, o assistente social e outros profissionais.A escola depende do departamento de obras para funcionar adequadamente. Enfim ensinar depende da saude, a saúde depende da educação, que por sua vez depende a promoção social e assim por diante. Muitas vezes o professor encaminha faz relatório e o atendimento não chega, são questões que interferem diretamente no serviço do professor, estou falando de professor porque sou professora,é uma situação que conheço por experiência, mas o que eu quero dizer é que a prefeitura é um corpo e cada parte do corpo depende da outra, uma não é nada sem a outra, o que seria a cabeça sem o corpo, e o corpo sem a cabeça,esta lição já é antiga. Nossa participação é um bem precioso que pode mudar a ordem social,esta ordem social que hoje se encontra caótica,e não foi uma greve que a deixou caótica, todos sabem disso, especialmente no que se refere a Saúde e Educação as coisas vão de mal a pior, porque o aluno e o professor que são a razão de ser de toda educação ficam sempre por ultimo.Pensam em tudo,menos no aluno e professor. Quando se trata de Educação e saude estão mexendo com a parte que a população mais depende para sua promoção.Não se pode decidir o que fazer com o dinheiro público de portas fechadas,a sociedade precisa ser consultada,e é preciso dar satisfação a todo cidadão é uma obrigação num pais democrático.
Enfim estamos nos reunindo,e logo divulgaremos nossas próximas ações, faremos nossa chamada e todos que quiserem continuar apoiando este movimento ou todos que quiserem começar a caminhar conosco serão bem vindos.
Amigos,
A palavra de ordem ao coração e a mente neste momento é: resistência
Como dizia D. Helder Câmara: "a resistência é como a cana no engenho, quanto mais é exprimida, mas doce é a garapa". A resistência é marca indiscutível da certeza que ninguém pode abafar o Espírito e os sonhos.
Abraços, Ana Lucia
"O MUNDO ESTÁ NAS MÃOS DAQUELES QUE TEM A CORAGEM DE SONHAR E CORRER O RISCO DE ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS!" PAULO COELHO

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Conheça e participe da nossa Página no Movimento Educaionista, estamos trabalhando por Educação de qualidade e escola igual para todos
http://educacionista.ning.com/profile/AnaLuciaCipriano

domingo, 14 de junho de 2009

Orientações sobre como obter informações seguras: sobre a greve dos Servidores Públicos Municipais de Pindamonhangaba

Orientações sobre como obter informações seguras
Caros Colegas de Trabalho,
Muitos estão me perguntando o que ficou resolvido, eu oriento vocês que entrem no site do TRT e lá vocês poderão ler todas as ocorrências.
Eu já li e não entendi que a greve foi julgada ilegal, eu não vi a palavra ilegal no texto,mesmo porque foi uma audiencia de conciliação, eu entendi que a greve foi suspensa e que vamos compensar os dias, não vamos perder os dias parados.Caso eu não tenha entendido por favor aceito explicação.
Houve um acordo e será exposto em assembleia.Todos devem comparecer a Assembleia.
Entre no site do Tribunal e encontre lá uma informação segura:
http://www.trt15.jus.br/
Digite no 1º campo 1009, no 2º 2009, no 3º 000
Atenciosamente,
Professora Ana Lucia Cipriano
Leia nas postagens anteriores: Orientações sobre como obter informações seguras sobre a greve dos Servidores de Pindamonhangaba - SP
Às 11:39 em 14 junho 2009, Telma Rodrigues disse...
Oi Ana, tudo bem?
Será um prázer trocar ideias com você. Sou pedagoga, trabalho como professora no fundamental I e II, em escola estadual(pernambuco) e no meu municipio, Sobradinho- BA, também sou tutora de uma turma de pedagogia, educação a distancia. Confesso que ando desanimada com os rumos da educação, com a implantação do piso salarial tivemos a ilusão que as coisas melhorariam , mas infelizmente não é isso que tem acontecido. Vamos a luta! Pababéns, você é uma guerreira, precisamos nos unir para tranformarmos a educação.
abraços
Telma Rodrigues
Comentário de Carlos Henrique Tretel 45 minutos atrás
Olá, Ana, como vais? Impressiona-me sobremaneira tua determinação. Acompanho-te e torço por ti. E pelos(as) professores(as) de Pindamonhangaba. E como acabei de ler interessantes artigos da Ação Educativa, especificamente em seu Boletim Observatório da Educação, lembrei-me de vocês. Reproduzo, assim, parte (1) de uma notícia veiculada no Ação na Mídia, nº 49, disponível no www.acaoeducativa.org.br, por considerá-la oportuna à reflexão sobre possíveis táticas alternativas (ou não) para o enfrentamento da questão a que vocês se dedicam. Aproveito para disponibilizar também uma (2) das reportagens mencionadas na referida notícia, colhida no www.orm.com.br/amazoniajornal. A vitória de vocês por aí, em Pindamonhangaba, será uma vitória também para todos os docentes das demais cidades. Assim como a dos(as) companheiros(as) de São João de Pirabas. Ainda que por táticas diferentes. Valerem-se de ambas, se me permites a intromissão, não se mostraria (ainda que à primeira vista) adequado para vocês, Ana? Um abraço e bom domingo, Carlos.
Para você Servidor Público de Pindamonhangaba, uma homenagem bem merecida →
http://www.youtube.com/watch?v=T3V2184pRNU

Orientações sobre como obter informações seguras:

Caros Colegas de Trabalho,
Muitos estão me perguntando o que ficou resolvido, eu oriento vocês que entrem no site do TRT e lá vocês poderão ler todas as ocorrências.
Eu já li e não entendi que a greve foi julgada ilegal, eu não vi a palavra ilegal no texto,mesmo porque foi uma audiencia de conciliação, eu entendi que a greve foi suspensa e que vamos compensar os dias, não vamos perder os dias parados.Caso eu não tenha entendido por favor aceito explicação.
Houve um acordo e será exposto em assembleia.Todos devem comparecer a Assembleia.
Entre no site do Tribunal e encontre lá uma informação segura:
http://www.trt15.jus.br/
Digite no 1º campo 1009, no 2º 2009, no 3º 000

Atenciosamente,
Professora Ana Lucia Cipriano

sábado, 13 de junho de 2009

Olá Professores de Pinda,
Estou bastante desanimada com a Educação. Mas, tomando conhecimento da atuação de vocês, professores, fiquei feliz.
Felizmente ainda há professores unidos em busca de uma Educação de qualidade e lutando pela dignidade do profissional. Aqui no meu Estado, Minas Gerais, as coisas não estão fáceis como mostram as propagandas enganosas. Estamos a doze anos sem aumento e sem valor nenhum. No âmbito municipal não é diferente. Nem se falam (Estado e Município) no piso salarial!
Espero que este Movimento faça a diferença1 Abraços L. Margareth.
Leia nas postagens anteriores: Orientações sobre como obter informações seguras sobre a greve dos Servidores de Pindamonhangaba - SP

Para refletir

Para refletir sobre toda experiência que estamos vivendo em Pindamonhangaba, a cidade que eu escolhi para viver com minha família,onde minhas filhas nasceram, onde viveram os avós de meu esposo,enfim a cidade que eu aprendi a amar.Este escrito de Paulo Freire vem iluminar a nossa realidade , e ele mesmo aconselha que você leitor ou leitora a ele se entregue de forma crítica, crescentemente curiosa, é isso que este texto espera de você:

“Não tenho raiva de quem pensa assim.... Lamento apenas sua posição: a de quem perdeu seu endereço na história. A Ideologia fatalista, imobilizante, que anima o discurso neoliberal anda solta no mundo. Com ares de pós modernidade, insiste em convencer-nos de que nada podemos contra a realidade social que de histórica e cultural, passa a ser ou a virar quase natural. . Frases como: a realidade é assim mesmo, que podemos fazer? Ou o desemprego no mundo é uma fatalidade do fim do século , Deus quis assim, etc, expressam bem o fatalismo desta ideologia e sua indiscutível vontade imobilizadora. Do ponto de vista de tal ideologia só há uma saída para a prática educativa adaptar o educando a esta realidade que não pode ser mudada“( de Paulo Freire, o grande educador do Brasil)

E eu , Professora Ana Lucia digo:
Podemos Sim mudar o rumo desta história,
Acredite em você e junte-se a nós.
Porque juntos somos mais fortes.
Abraços
Professora Ana Lucia Cipriano

Para continuar recebendo nossas mensagens faça já o seu recadastramento no
Movimento de Valorização do Educador, envie seus dados para: movimentoeducacao.pinda@gmail.com
Sobre a Assembleia:
Aguardem comunicado do Sindicato.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Caros Colegas de Trabalho,
Muitos estão me perguntando o que ficou resolvido, eu oriento vocês que entrem no site do TRT e lá vocês poderão ler todo o processo.
Eu já li e não entendi que a greve foi julgada ilegal, eu não vi a palavra ilegal no texto,mesmo porque foi uma audiencia de conciliação, eu entendi que a greve foi suspensa e que vamos compensar os dias, não vamos perder os dias parados.Caso eu não tenha entendido por favor aceito explicação.
Houve um acordo e será exposto em assembleia.Todos devem comparecer a Assembleia.
Entre no site do Tribunal e encontre lá uma informação segura:
http://www.trt15.jus.br/
Digite no 1º campo 1009, no 2º 2009, no 3º 000

Atenciosamente,
Professora Ana Lucia Cipriano
Caros colegas de trabalho,
Respondendo a pergunta enviada:
Não, não vamos acabar com o nosso movimento, vamos continuar a nossa luta por melhores condições de trabalho,por mais transparência na utilização do dinheiro público.
A greve foi suspensa para atender um acordo judicial.Temos que respeitar a lei e confiar na justiça,isso não significa que vamos encerrar o movimento.
Os trabalhadores estão organizados a comissão que representa estes trabalhadores estão cumprindo sua missão com muita responsabilidade e bravura.
O que eu afirmo a vocês é que vamos continuar trabalhando com a verdade, com humildade e muita coragem.
Vamos trabalhar dentro da legalidade, se o juiz determinou que devemos voltar ao trabalho vamos obedecer, é ordem de um juiz, e se determinou que vamos compensar os dias, isso significa que não praticamos nenhuma ilegalidade, ou seríamos punidos e perderiamos nosso direito de compensar os dias.Foi o que entendi e partilho com você.
Maiores informações repassarei logo mais.
Atenciosamente,
Ana Lucia Cipriano
Caros Colegas de Trabalho,
Muitos estão me perguntando o que ficou resolvido, eu oriento vocês que entrem no site do TRT e lá vocês poderão ler todo o processo.
Eu já li e não entendi que a greve foi julgada ilegal, eu não vi a palavra ilegal no texto, eu entendi que a greve foi suspensa e que vamos compensar os dias, não vamos perder os dias parados.Caso eu não tenha entendido por favor aceito explicação.
Houve um acordo e será exposto em assembleia.Todos devem comparecer a Assembleia.
Entre no site do Tribunal e encontre lá uma informação segura.
O endereço é: http://www.trt15.jus.br/
Digite no !º campo 1009, no 2º campo 2009, no campo 3º 000
Atenciosamente,
Professora Ana Lucia Cipriano

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Atenção Servidores Públicos
A greve está suspensa a partir de 10/06/2009,todos devem voltar ao trabalho.
O acordo da audiência de conciliação será exposto em Assembleia.
Aguardem a convocação do Sindicato para a Assembleia, compareçam e assinem a Ata.Isto é importante, não deixe de comparecer.
Sobre os dias parados:
Serão compensados,ou seja vamos repor estes dias, o que é absolutamente normal pelo fato de sermos Funcionários Públicos e termos uma responsabilidade com a população.
Aguardem mais informações, logo mais.
Ana Lúcia Cipriano, que fibra , que garra!
Prazer em conhecê-la. Continue a sua luta , que é nossa também apesar de estarmos em Estados e cidades diferentes nossos propósitos se juntam em um mesmo objetivo: O respeito e a dignidade dos professores e professoras!
Abraços
Lúcia Margareth

quarta-feira, 10 de junho de 2009

CAROS AMIGOS,
TENTEI VÁRIAS VEZES LIGAR PARA NOSSOS REPRESENTANTES LEGAIS QUE ESTIVERAM NA AUDIÊNCIA EM CAMPINAS, PORÉM SEM SUCESSO.INFELIZMENTE NÃO TENHO NOTICIAS OFICIAIS ATÉ AGORA, SÃO 23H20 MINUTOS.SÓ PUBLICAREI INFORMAÇÕES OFICIAIS. CONTINUAREI TENTANDO.
ATÉ MAIS.ANA LUCIA CIPRIANO
Caros amigos são 21h00 ainda não temos notícias de Campinas!
Caros amigos,
Infelizmente ainda não temos notícias oficiais.São 20h30!Fiquem aguardando com fé.
Ana Lucia
Caros amigos,
Até agora não temos noticias de Campinas,são 19h26, vamos continuar confiantes, pensando positivamente.
Fé em Deus!
Abraços, Ana Lucia
Caros amigos Servidores de Pinda,
Estamos aguardando noticias do Tribunal de Campinas.
Em breve divulgaremos o resultado.
Neste momento recomendamos:
Fé e confiança.
Pensamento positivo, vamos acreditar na justiça de nosso país.
Até logo mais,
Prof. Ana Lucia Cipriano

terça-feira, 9 de junho de 2009

Querida Ana Lúcia,
Meus cumprimentos pela sua intensa dedicação aos ideais que abraçou.
Ficamos gratos pela sua consideração em relação à nossa mensagem.
Desta feita,
cabe desculparmo-nos consigo uma vez que temos estado
diretamente envolvidos com a concretização dos IDEAIS EDUKACIONISTAS.
Fraternalmente - Sinicio
Ana Lúcia Cipriano, que fibra , que garra!
Prazer em conhecê-la. Continue a sua luta , que é nossa também apesar de estarmos em Estados e cidades diferentes nossos propósitos se juntam em um mesmo objetivo: O respeito e a dignidade dos professores e professoras!
Abraços
Lúcia Margareth
Lúcia Margareth Pereira enviou uma mensagem para você Professora Ana Lucia Cipriano

Estou bastante desanimada com a Educação. Mas, tomando conhecimento da atuação de vocês, professores, fiquei feliz.
Felizmente ainda há professores unidos em busca de uma Educação de qualidade e lutando pela dignidade do profissional. Aqui no meu Estado, Minas Gerais, as coisas não estão fáceis como mostram as propagandas enganosas. Estamos a doze anos sem aumento e sem valor nenhum. No âmbito municipal não é diferente. Nem se falam (Estado e Município) no piso salarial!
Espero que este Movimento faça a diferença1 Abraços L. Margareth.

Para responder a esta mensagem, clique aqui: http://educacionista.ning.com/profiles/message/listInbox

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Servidores Públicos Municipais
Compareçam HOJE DIA 08/06/2009 na Camara Municipal de Pindamonhangaba
a partir das 18 horas.
(Prédio novo na antiga estrada Pinda -Taubaté ao lado do Residencial Royal Ville, em frente ao Village Paineiras)

AGRADECIMENTO ESPECIAL A CUT - CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE TAUBATÉ


PROFESSORES COMPARECEM A MANIFESTAÇÃO:
Protesto em Pindamonhangaba
Aceitam 3,3%, mais R$ 15,00 de abono?
Resposta:Nãããããããooooooo!!!!!!!!!!!!!


Servidores Públicos Municipais
Compareçam à Camara Municipal de Pindamonhangaba
a partir das 18 horas.
(Prédio novo na antiga estrada Pinda -Taubaté ao lado do Residencial Royal Ville, em frente ao Village Paineiras)

sábado, 6 de junho de 2009

DR. BRITO DISSE:

ANA LÚCIA PARA O SEU BLOG, O Nº DO PROCESSO EM CAMPINAS É 1009-2009-000, É SÓ ENTRAR NO SITE DO TRT15.JUS.BR E NA PROCURA DE PROCESSOS DIGITAR NO PRIMEIRO CAMPO O N º 1009, SEGUNDO CAMPO O ANO 2009 E NO TERCEIRO CAMPO 000, E ENTER. TERÁ A PAGINA REFERENTE AO DISSÍO COLETIVO DE GREVE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE PINDAMONHANGABA.
OBRIGADO POR TUDO ATÉ AGORA.
BRITO.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS ACOMPANHE O PROCESSO

DR. BRITO DISSE:

ANA LÚCIA PARA O SEU BLOG,
O Nº DO PROCESSO EM CAMPINAS É 1009-2009-000, É SÓ ENTRAR NO SITE DO TRT15.JUS.BR E NA PROCURA DE PROCESSOS DIGITAR NO PRIMEIRO CAMPO O N º 1009, SEGUNDO CAMPO O ANO 2009 E NO TERCEIRO CAMPO 000, E ENTER. TERÁ A PAGINA REFERENTE AO DISSIDÍO COLETIVO DE GREVE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE PINDAMONHANGABA.
OBRIGADO POR TUDO ATÉ AGORA.
BRITO.
Noticias sobre a Mobilização dos Servidores Públicos Municipais

Caros amigos,

Escrevo a vocês para relatar um pouco da experiência que vivi hoje e que considero um marco na história de Pindamonhangaba,uma assembléia com a presença de um grande número de Servidores Municipais.Com o Apoio da Central Unica dos Trabalhadores de Taubaté que cedeu sua logistica, caminhão de som, panfletos,gráfica,etc e do apoio do Sr. Donizete do Sindicato dos Servidores Públicos de São José dos Campos realizamos a Paralização e a manifestação onde expressamos nossa indignação pelo lamentável reajuste salarial de 3%.Os servidores estão dispostos a lutar por sua dignidade e estiveram lá permanecendo de cabeça erguida até o fim, participando ativamente em todos os momentos e seguindo em passeata até a Praça Monsenhor Marcondes, onde honradamente cantaram o hino nacional e o hino municipal, mostrando a toda população que sabem expressar suas críticas, sem maldizer quem quer que seja. Os servidores Municipais mostraram que sabem praticar a cidadania, manifestando pacificamente, respeitosamente, de forma civilizada, organizada e legitima, cumprindo a lei dignamente.Por que é a lei máxima de nosso país que garante o direito a cidadania, a livre expressão e o direito a greve.
Os professores e Professoras estiveram presente e lembraram a luta interminável pelo Plano de Carreira que é uma exigência de lei federal com prazo expirado a nove anos,e apesar das cobranças formais, através de oficios, audiências, Conselhos de Educação não são atendidos.
Leia mais neste blog: Hoje o Governo Federal dá um novo prazo 31 de dezembro para apresentação de projetos para implantação de Plano de Carreira para o magistério.


O que aconteceu até agora foram as reuniões para estudos técnicos, apresentação de propostas, conversas, debates...que apesar de difícies e engessadas, comparecemos sempre com abertura, respeito e consideração. Mas hoje foi diferente.

Hoje dia 4 de junho, as 8 horas da manhã, em frente a prefeitura Municipal de Pindamonhangaba iniciamos nossa trajetória de luta por nossos direitos.

Nesta assembleia foi apresentado a todos os Servidores a última proposta do Prefeito:

A proposta foi: 3,3% de reajuste e R$15,00 de abono por cinco meses e após cinco meses voltamos a conversar.

Aós a leitura da proposta o Presidente do Sindicato colocou em votação e por unanimidade foi rejeitada pelos Servidores.( em breve vocês poderão conferir as imagens dessa votação).
Todo o processo está bem documentado, tudo foi arquivado em um dossiê inclusive imagens e está agora a tarde a caminho do Tribunal do Trabalho em Campinas onde serão analisados, amplamente investigados e em seguida julgados:

->as propostas apresentadas desde o início da negociação;
->a paralização de hoje,
Neste momento devemos aguardar o veredito, e torcer para que seja a nosso favor.

Existe a possíbilidade de uma greve de fato nos próximos dias, semanas ou meses.
Lembramos que estamos em estado de greve o que configura uma possibilidade de greve que poderá ocorrer a qualquer momento. E caso ocorra será decretada pelo sindicato e amplamente divulgada.

Por isso solicitamos estejam atentos a todos as informações, caso não tenham repassado os e-mail, telefone de contado, endereço façam imediatamente para possamos entrar em contato imediatamente sobre qualquer notícias de seu interesse.

Os servidores aproveitaram o momento para manifestar suas queixas ao Sindicato, relataram que alguns colegas não compareceram por estarem sofrendo Assédio Moral, pressões veladas,intimidações,através de gestos, palavras e ameaças, etc.

Sobre a questão do Assédio Moral o sindicato orientou a todos que procurem seus direitos e que devem seguir os seguintes passos:

1ºregistrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia.
2ºencaminhar aos sindicato uma queixa formal para que sejam tomadas as devidas providências.
Atenção: Leia tudo sobre assédio Moral neste blog: veja outras postagens( O que é assédio Moral e como se defender? Entre outros temas.

A Comissão de Negociação está sempre a disposição para informar esclarecer todos os Servidores, agradece a presença de todos e reafirma seu compromisso com os trabalhadores até o fim dessa luta.
Contem conosco e lembrem-se:
" Uma só varinha é tão fácil de quebrar, mas ajunte um monte você vai até suar."
Estejam certos de com a união e a lealdade, sempre com transparência que é fruto da verdade garantiremos a nossa dignidade.
Um abraço a todos, Professora Ana Lucia Cipriano

Participe e deixe seu comentário ou postagem.
Postado por Professores de Pindamonhangaba Unidos às 09:49 0 comentários
Terça-feira, 2 de Junho de 2009
Prof. Marcela disse:
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais convoca os Servidores a Paralização com manifestação Pública em frente a prefeitura dia 04/06/2009 às 8 horas onde serão decididos próximas açoes coletivas,portanto, procurem os responsáveis para assinar documento.

Orientamos aos Servidores dos serviços essenciais:Saúde, Segurança,IML,Cemitério, etc

Atenção: 30% dos funcionários destes departamentos deverão cumprir suas atividades normais em atenção ao cumprimento da lei que protege o usuário nos casos de emergência.

Portanto orientamos procurem informações com o Sindicato sobre o seu departamento.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

CREIO

Prof. Gilberto Scarton (PUC/RS)

CREIO que a função principal da escola é a de desenvolver ao máximo a competência da leitura e da escrita em seus alunos.
CREIO na leitura, porque ler é conhecer - o que aumenta consideravelmente o leque de entendimento, de opção e de decisão das pessoas em geral.
CREIO na leitura como uma reação ao texto, levando o leitor a concordar e a discordar, a decidir sobre a veracidade ou a distorção dos fatos, desmantelando estratégias verbais e fazendo a crítica dos discursos - atitudes essenciais ao estado de vigilância e lucidez de qualquer cidadão.
CREIO na escrita como instrumento de luta pessoal e social, com que o cidadão adquire um novo conceito de ação na sociedade.
CREIO que, quando as pessoas não sabem ler e escrever adequadamente, surgem homens decididos a LER e ESCREVER por elas e para elas.
CREIO que nossas possibilidades de progresso são determinadas e limitadas por nossa competência em leitura e escrita.
CREIO, por isso, que a linguagem constitui a ponte ou o arame farpado mais poderoso para dar passagem ou bloquear o acesso ao poder.
CREIO que o homem é um ser de linguagem, um animal semiológico, com capacidade inata para aprender e dominar sistemas de comunicação.
CREIO, assim, que a linguagem é um DOM, mas um DOM de TODOS, pois o poder de linguagem é apanágio da espécie humana.
CREIO que o educando pode crescer, desenvolver-se e firmar-se lingüisticamente, liberando seus poderes de linguagem, através da simples exposição a bons textos.
CREIO, por isso, em M. Quintana, que afirmou: "Aprendi a escrever lendo, da mesma forma que se aprende a falar ouvindo, naturalmente."
CREIO, pois, no aluno que se ensina, no aluno como um auto/mestre, num processo de auto-ensino.
CREIO que o ato de escrever é, primeiro e antes de tudo, fruto do desejo de nos multiplicarmos, de nos transcendermos, e mesmo de nos imortalizarmos através de nossas palavras.
CREIO juntamente com quem escreveu aos coríntios, que a um o Espírito dá a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de ciência segundo o mesmo Espírito; a outro, o mesmo Espírito dá a fé; a outro, ainda, o único e mesmo Espírito concede o dom das curas; a outro o poder de fazer milagres; a outro, a profecia; a outro, ainda, o dom de as interpretar.
CREIO que a ti te foi dado o poder da PALAVRA.
CREIO, por isso, na tua paixão pela palavra. Para anunciar esperanças. Para denunciar injustiças. Para in(en)formar o mundo com a-vida-toda-linguagem. PORTANTO, vem! Levanta tua voz em meio às desfigurações da existência, da sociedade: tu tens a palavra. A tua palavra. Tua voz. E tua vez.


Vamos todos refletir EDUCAÇÃO !!
Noticias sobre a Mobilização dos Servidores Públicos Municipais

Caros amigos,

Escrevo a vocês para relatar um pouco da experiência que vivi hoje e que considero um marco na história de Pindamonhangaba,uma assembléia com a presença de um grande número de Servidores Municipais.Com o Apoio da Central Unica dos Trabalhadores de Taubaté que cedeu sua logistica, caminhão de som, panfletos,gráfica,etc e do apoio do Sr. Donizete do Sindicato dos Servidores Públicos de São José dos Campos realizamos a Paralização e a manifestação onde expressamos nossa indignação pelo lamentável reajuste salarial de 3%.Os servidores estão dispostos a lutar por sua dignidade e estiveram lá permanecendo de cabeça erguida até o fim, participando ativamente em todos os momentos e seguindo em passeata até a Praça Monsenhor Marcondes, onde honradamente cantaram o hino nacional e o hino municipal, mostrando a toda população que sabem expressar suas críticas, sem maldizer quem quer que seja. Os servidores Municipais mostraram que sabem praticar a cidadania, manifestando pacificamente, respeitosamente, de forma civilizada, organizada e legitima, cumprindo a lei dignamente.Por que é a lei máxima de nosso país que garante o direito a cidadania, a livre expressão e o direito a greve.
Os professores e Professoras estiveram presente e lembraram a luta interminável pelo Plano de Carreira que é uma exigência de lei federal com prazo expirado a nove anos,e apesar das cobranças formais, através de oficios, audiências, Conselhos de Educação não são atendidos.
Leia mais neste blog: Hoje o Governo Federal dá um novo prazo 31 de dezembro para apresentação de projetos para implantação de Plano de Carreira para o magistério.


O que aconteceu até agora foram as reuniões para estudos técnicos, apresentação de propostas, conversas, debates...que apesar de difícies e engessadas, comparecemos sempre com abertura, respeito e consideração. Mas hoje foi diferente.

Hoje dia 4 de junho, as 8 horas da manhã, em frente a prefeitura Municipal de Pindamonhangaba iniciamos nossa trajetória de luta por nossos direitos.

Nesta assembleia foi apresentado a todos os Servidores a última proposta do Prefeito:

A proposta foi: 3,3% de reajuste e R$15,00 de abono por cinco meses e após cinco meses voltamos a conversar.

Aós a leitura da proposta o Presidente do Sindicato colocou em votação e por unanimidade foi rejeitada pelos Servidores.( em breve vocês poderão conferir as imagens dessa votação).
Todo o processo está bem documentado, tudo foi arquivado em um dossiê inclusive imagens e está agora a tarde a caminho do Tribunal do Trabalho em Campinas onde serão analisados, amplamente investigados e em seguida julgados:

->as propostas apresentadas desde o início da negociação;
->a paralização de hoje,
Neste momento devemos aguardar o veredito, e torcer para que seja a nosso favor.

Existe a possíbilidade de uma greve de fato nos próximos dias, semanas ou meses.
Lembramos que estamos em estado de greve o que configura uma possibilidade de greve que poderá ocorrer a qualquer momento. E caso ocorra será decretada pelo sindicato e amplamente divulgada.

Por isso solicitamos estejam atentos a todos as informações, caso não tenham repassado os e-mail, telefone de contado, endereço façam imediatamente para possamos entrar em contato imediatamente sobre qualquer notícias de seu interesse.

Os servidores aproveitaram o momento para manifestar suas queixas ao Sindicato, relataram que alguns colegas não compareceram por estarem sofrendo Assédio Moral, pressões veladas,intimidações,através de gestos, palavras e ameaças, etc.

Sobre a questão do Assédio Moral o sindicato orientou a todos que procurem seus direitos e que devem seguir os seguintes passos:

1ºregistrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia.
2ºencaminhar aos sindicato uma queixa formal para que sejam tomadas as devidas providências.

Atenção: Leia tudo sobre assédio Moral neste blog: veja outras postagens( O que é assédio Moral e como se defender? Entre outros temas.

A Comissão de Negociação está sempre a disposição para informar esclarecer todos os Servidores, agradece a presença de todos e reafirma seu compromisso com os trabalhadores até o fim dessa luta.
Contem conosco e lembrem-se:
" Uma só varinha é tão fácil de quebrar, mas ajunte um monte você vai até suar."
Estejam certos de com a união e a lealdade, sempre com transparência que é fruto da verdade garantiremos a nossa dignidade.
Um abraço a todos, Professora Ana Lucia Cipriano

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terça-feira, 2 de junho de 2009

Prof. Marcela disse:
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais convoca os Servidores a Paralização com manifestação Pública em frente a prefeitura dia 04/06/2009 às 8 horas onde serão decididos próximas açoes coletivas,portanto, procurem os responsáveis para assinar documento.

Orientamos aos Servidores dos serviços essenciais:Saúde, Segurança,IML,Cemitério, etc

Atenção: 30% dos funcionários destes departamentos deverão cumprir suas atividades normais em atenção ao cumprimento da lei que protege o usuário nos casos de emergência.

Portanto orientamos procurem informações com o Sindicato sobre o seu departamento.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

NESTA TERÇA FEIRA DIA 02 DE JUNHO ÀS 10 HORAS REUNIÃO ENTRE SINDICATO E PREFEITURA;

VAMOS AGUARDAR O RESULTADO FIQUEM ATENTOS AO RESULTADO DESTA REUNIÃO,

TUDO VAI DEPENDER DO RESULTADO DESTA REUNIÃO.
POR ALESSANDRA HORTO, RIO DE JANEIRO
Rio
- Estados e municípios têm até o dia 31 de dezembro para elaborar os planos de carreira para professores e profissionais da educação básica da rede pública de ensino. O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou no ‘Diário Oficial da União’ de sexta-feira todas as diretrizes para a criação destes planos.


É importante lembrar que a lei que estabeleceu o piso nacional do magistério já previa esta exigência. De acordo com o documento, o plano deve incluir questões como a progressão funcional, a formação inicial e continuada. Além do processo de escolha de diretores das escolas e o número máximo de alunos por turma.
Segundo especialistas em gestão pública, o plano de carreira bem estruturado é apontado por especialistas como fator decisivo para atrair profissionais qualificados para a carreira. Governadores e prefeitos devem enviar os projetos às Assembleias Legislativas e Câmara de Vereadores. É importante que todos os professores participem da discussão do plano.