quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Professora Ana Lucia Cipriano escreveu: Bônus, Premiação,seja lá o que for esta não é uma forma de valorizar a Carreira do Professor.

Vivemos hoje um grande impasse com a implantação de sistemas de bônus, premiações na vida do profissional da Educação e o Movimento de Valorização tem um posicionamento com relação à esta questão.
A primeira coisa quese deve ter clara é que não serão todos os que alcançarem a pontuação estabelecida que receberão a premiação, mas apenas uma parcela dos participantes, aliás, nem esta pequena parcela tem garantia de que receberão o tal prêmio.
Esta política de prêmio prejudica a progressão na Carreira e no nosso caso isto é visivel, porque não é incorporado ao salário.
Dependendo de uma tendência ideológica, podem validar tal prática, levantando os prós e contras, mas sem fazer uso de sofismas,posso explicar meu ponto de vista sobre esta política de premiação.
Nesta forma de gerir a Educação a escola perde seu caráter social impondo uma ideologia empresarial, envolvendo-a numa administração produtiva. Porém, esta não foi concebida como tal, não existe e nunca existiu uma base teórica sustente a escola como uma empresa e explico os motivos:
-Primeiro ela não se sustenta de lucro que a venda ou a prestação de serviço produz.
-Segundo não se concebe no seu cotidiano uma linha de produção com controle de produção quantitativo ou qualitativo onde ainda há prática do descarte de produtos fora dos padrões.
-Terceiro a Escola pública é básicamente comunitária nela pressupõe valores de interação e não de competição. Hoje temos que conceber a escola como uma rede social, não virtual. Não se podem usar critérios administrativos como se a escola fosse uma empresa.
Reporto a nossa lei máxima, mais precisamente no artigo 205 que fundamenta que a é escola feita por todos que nela estão envolvidos. Na escola toda a sociedade está envolvida, portanto ela se consolida no trabalho em equipe, afinado, e para que se alcance essa perfeição é preciso do esforço de todos, empenho união entendimento, diálogo, coerência.
A responsabilidade pelo insucesso da escola é quando uma gestão centraliza o comando, o erro está quando esta gestão não consegue trabalhar os conflitos desta comunidade, quando não há proximidade, dialogo, confronto, entendimento na busca de soluções. Mas o mais profundo de todos os enganos é querer impor à escola o que não é da sua natureza, a competição.
A qualidade do ensino da aprendizagem está intimamente ligada à gestão democrática, a qualidade de ensino é consequência em uma escola que vive na prática os valores de uma democracia, onde os professores não são só cumpridores de ordem, os alunos não são os produtos finais e os gestores não são os donos da verdade.Escola de qualidade teremos quando houver qualidade de vida nas escolas. E qualidade de vida exige mudança de hábitos, precisamos urgente deixar os vícios que herdamos ditatura o autoritarismo, o abuso de poder, "do manda quem pode e obedece quem tem juizo".O vício do comodismo, riscar o nosso vocabulário frases como "fazer o que!?","não tem jeito" "vamos deixar como está para ver como é que fica".
Vamos discutir as necessidades de nossa escola, vamos acompanhar a administração e mostrar que a escola é nossa somos nós que fazemos a escola. Não vamos permitir que os gestores políticos façam o que bem entendem,vamos conquistar o nosso espaço nessa história.
Professores está mais do que na hora de perceber que a ditadura já acabou ha muito tempo,somos formadores de opinião, estamos em contato direto com toda a sociedade,podemos mudar o posicionamento de toda uma sociedade somos agentes políticos e precisamos trabalhar em um projeto coletivo onde o ideal é uma escola igual e de qualidade para todos.
Precisamos sair da contramão, mudar essa concepção de uma escola que exclui os que que não correspondem aos critérios estabelecidos por uma elite que se acha dona da verdade, de uma escola que impõe a competição entre os professores e alunos e acabar com o efeito desagregador,está na hora de sair da ilegalidade da exclusão da deestruturação.
Escola é o lugar onde se vem para somar, apoiar, comungar.

É nesta Escola que acredito, é esta escola que vai sustentar o desenvolvimento do meu país.

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